Exemplos de que ser criativo e fazer diferente ainda é possível na internet

Se você tem um blog, canal no Youtube ou qualquer outra presença online e está tentando gerar renda através do trabalho de Internet Marketing, sabe que essa não é uma tarefa fácil. Até já falei sobre isso no artigo “Ter um negócio online de sucesso é simples, mas não é fácil“.

Nesses dez anos de trabalho com negócios online, acredito que o meu grande diferencial sempre foi a criatividade. Na criação de conteúdo em texto como o artigo “Como a banda A-ha pode lhe ajudar a lançar um infoproduto de sucesso”, na busca por nichos e micro nichos que ninguém tinha pensado ainda, e em outras situações que passei durante essa primeira década de trabalho.

Eu sigo uma máxima do Raul Seixas,

“A desobediência é uma virtude necessária à CRIATIVIDADE.”

Não tem como ser criativo seguindo todas as regras impostas por outros profissionais que estão a sua volta.

Por isso mesmo, sempre deixei claro para quem me segue que, se estiver lendo um texto ou assistindo um vídeo e a pessoa mostrar uma dica e afirmar que somente daquela maneira funciona, feche na hora e pare de seguir essa pessoa. Ela não vai te acrescentar muito.

Internet tem tudo a ver com liberdade, com deixar acontecer e com desobediência.

Seja desobediente aos que dizem que só funciona do jeito deles. Seja desobediente a quem afirma que não existe mais como ser criativo e fazer diferente na internet.

Para te provar que ainda existe muito espaço para a criatividade, vou te dar dois exemplos.

Exemplos de que ser criativo e fazer diferente ainda é possível na internet

Ser criativo e fazer diferente ainda é possível na internet. Estamos apenas começando a descobrir maneiras de criar conteúdo e impactar pessoas.

Vou te mostrar agora 2 exemplos dessa criatividade. Um canal no Youtube e um blog.

Essa criatividade desses projetos pode ser a diferença entre o fracasso e o sucesso, por conta da alta concorrência nos nichos em que estão inseridos.

Zopilote Fla

O nicho de futebol é um dos mais concorridos. Não recomendo a meus alunos começar um projeto comum nesse nicho, principalmente por conta dos grandes portais como Globo Esporte, Fox, ESPN e vários outros que possuem dinheiro para contratar dezenas de profissionais que estão sempre in loco com os times.

A notícia que pequenos blogs, sem recursos, vão publicar são geralmente cópias dos textos dos grandes portais. Mesmo que você se baseia apenas no conteúdo do portal, mesmo assim estará atrás, pois eles tem o conteúdo e a notícia em primeira mão.

Mas…

Se você usa a criatividade, pode fazer muito diferente e ter sucesso num nicho tão concorrido como esse.

O Zopilote Fla sabe como ser criativo e fazer diferente num nicho tão concorrido como o futebol.

Esse é um dos canais mais engraçados e criativos do Youtube, na minha opinião.

O maior destaque do canal é a Leitura Zopilal. Ele narra os melhores momentos dos jogos do Flamengo com muito humor e criatividade.

Para conferir o canal, basta clicar na imagem abaixo.

zopilote fla

Hogwarts Herald

Outro nicho muito complicado é o que envolve séries, filmes, entretenimento em geral. Também temos grandes portais tratando desses assuntos, com vários profissionais dedicados a mostrar tudo relacionado ao tema aos fãs.

Entrar num nicho desse é super complicado e geralmente leva a pessoa a desistir depois de alguns meses por não conseguir o tráfego necessário para se dedicar ao projeto.

Mas no blog Hogwarts Herald você pode conferir que é possível usar a criatividade, fazer diferente e alcançar seu lugar ao sol nesse tipo de nicho.

Esse blog tive participação, mesmo que pequena, no desenvolvimento.

A Débora queria criar um blog para escrever sobre Harry Potter.

Pensei, tudo bem, mas o último filme da saga foi lançado em julho de 2011. Lá se vão quase 7 anos. É muito tempo.

Sei que existe uma legião de fãs (entre os quais esse que vos escreve), mas como fazer algo que vai atrair os fãs da saga.

Depois de algum tempo a criatividade falou mais alto e surgiu a ideia de criar um jornal fictício, com jornalistas fictícios, para escrever os fatos importantes do livros (e não dos filmes, isso é importante ressaltar) no momento em que acontecem dentro do universo de Harry Porter.

Assim surgiu artigos como “Harry Potter acaba de entrar para o time de Quadribol da Grifinória“. Leia o artigo e vai entender a criatividade por trás de todo o projeto. Se é fã da série de livros, certamente vai se tornar um seguidor do blog.

Esse blog é especial para mim, pois pertence a minha filha mais velha. E é um ótimo exemplo do que sempre falo. Trabalhe no que você ama e os resultados vão aparecer. Mais cedo ou mais tarde.

hogwarts herald
Esses são apenas dois exemplos, mas se você procurar um pouco, verá inúmeros exemplos em todo tipo de nicho da criatividade que pode levar seu negócio online a sair do ostracismo e alcançar os holofotes.

Para ter uma ideia, o Zopilote Fla já gravou, algumas vezes, com o Zico, que é o maior ídolo dele. Isso graças a ser criativo e não fazer mais do mesmo ou não ficar apenas replicando notícias sobre o Flamengo que sai na mídia.

E você, já pensou em usar sua criatividade para fazer sucesso no seu negócio online? Não se esqueça do conselho do Raul, a primeira coisa a fazer é ser desobediente ao que lhe é imposto.

Se conhece mais algum projeto criativo, pode deixar o link nos comentários (será aprovado apenas os projetos que realmente são criativos).

Bora ser criativo?

Então que tal conhecer o Clube do Marketing Digital e começar a fazer diferente?

→ Acesse agora o Clube

Exemplos de que ser criativo e fazer diferente ainda é possível na internet
5 (100%) 7 votes

Revelado o segredo para encontrar nichos rentáveis - Baixe Grátis!

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Clube do Marketing Digital e do evento presencial Vá para o Próximo Nível.

Website: https://gustavofreitas.net

2 Comentários

  1. É meu amigo, hoje está cada vez mais difícil de ser criativa na internet.
    Outro dia eu criei um blog falando sobre NONI e achei que estava sozinha quando vi a montanha de blogs falando do mesmo assunto.

    • Não vamos confundiu criatividade com exclusividade. O Zopilote está falando sobre Flamengo, existem centenas de canais como o dele, falando sobre esse assunto, mas ele aborda de maneira totalmente diferente, com criatividade.
      Abraço.

Deixe uma resposta