Como a banda A-ha pode lhe ajudar a lançar um infoproduto de sucesso

Talvez você nem imagine que banda é essa e muito menos como ela pode te ajudar a lançar um infoproduto de sucesso, mas até o final do artigo você vai conhecer a banda A-ha e também entender como ela pode te ajudar.

Esse artigo foi publicado em 8 de setembro de 2015 e republicado em 06 de março de 2018.

Está em alta, aqui no Brasil, trabalhar com marketing de afiliados de infoprodutos. E empresas como Monetizze e Hotmart são o grande símbolo desse tipo de trabalho. As pessoas não procuram por “como trabalhar com marketing de afiliados”, mas sim “como trabalhar com o Hotmart” ou “como fazer vendas na Monetizze”.

Trabalhar como afiliado

A maneira mais simples de ganhar dinheiro com Hotmart e Monetizze é como afiliado. Você se cadastra no nas empresas como afiliado, seleciona alguns infoprodutos do seu nicho de atuação e começa a trabalhar pra fazer vendas usando blogs, e-mail marketing, redes sociais, Youtube e várias outras maneiras de divulgação e alcance da audiência.

Essa é uma ótima maneira de se ganhar dinheiro na internet. Você não tem custos com a criação do infoproduto, nem com hospedagem, e nem gastos referentes a divulgação e outros. Sem contar que não precisa dar suporte ao cliente, isso fica com o produtor.

Por outro lado tem algumas desvantagens. Mesmo que o produtor te dê uma comissão de 40%, ele teoricamente ganha mais que você, pois serão “n” afiliados indicando o produto.

Trabalhar como Infoprodutor

Ser infoprodutor não é a maneira mais simples, mas pode ser a mais rentável. Desde que saiba o que está fazendo para ter sucesso no lançamento de seu infoproduto. Existem milhares infoprodutos cadastrados, e a grande maioria não faz sucesso e não vende nem o suficiente pra manter o produto no ar.

Qual a diferença entre os infoprodutos que arrecadam milhares de reais por mês e os que não arrecadam nem o suficiente pra se manter no ar? Será a qualidade do produto? Nem sempre. Já tive acesso a vários infoprodutos de grande qualidade que não decolaram. Será o preço? Será a estratégia de marketing? São várias outras perguntas que devem ser feitas para avaliar o sucesso e o fracasso de alguns infoprodutos no mercado.

Eu já criei e lancei +20 infoprodutos, alguns com sucesso e outros com vendas bem abaixo do esperado, então acredito que posso te ajudar nessa etapa. Mas sozinho não tenho como… Por isso convoquei também a banda A-ha.

Banda A-ha

A-ha foi uma famosa banda norueguesa de synthpop, New wave e Pop Rock, formada na cidade de Oslo, Noruega, em 1982. Seus integrantes eram Morten Harket (vocalista), Magne Furuholmen (tecladista) e Pål Waaktaar (guitarrista).

O grupo alcançou enorme sucesso mundial nos anos 80, se tornando imediatamente umas das bandas mais famosas daquela década. (Wikipédia).

A banda A-ha possui um fato inusitado. A música mais conhecida e tocada da banda é o hit “Take on me”. Mas essa música tem uma história que pode lhe mostrar que ter o melhor conteúdo não é o bastante.

A hístória de Take on me

Take on me foi lançada duas vezes. E a duas vezes foi um fracasso total, quando lançada em 1984. Vendeu apenas 400 cópias. Um número muito abaixo do necessário pra se tornar um sucesso mundial.

Depois desse fracasso o A-ha desistiu e por isso mesmo não se tornou um sucesso mundial… Claro que não. Eles foram atrás de alguém que pudesse transformar a música em sucesso. Eles acreditavam no potencial da música, mas sabiam que precisavam de alguém que pudesse mostrar isso ao mundo.

Foi quando entrou em cena o produtor Alan Tarney. Um ano depois ele trabalhou a música e a relançou. A canção vendeu 1,5 milhões de cópias no mundo todo em apenas um mês.

Estima-se que o single “Take on Me” vendeu entre 6 e 7 milhões de cópias no mundo e chegou a ser número um na Billboard Hot 100 dos Estados Unidos e segunda colocada na parada musical da Grã-Bretanha.

As vendas da canção nos Estados Unidos foram ajudadas pelo videoclipe exibido na MTV que imitou as cenas climáticas do filme, Altered States, de Ken Russell. Foi utilizada no vídeo uma combinação de esboço de animação conhecida como “rotoscopia” (na qual o vídeo é primeiramente filmado e depois, cada quadro é desenhado a mão para dar o efeito de desenho animado).

Em 1986, o videoclipe venceu em seis categorias no MTV Video Music Awards. Também em 1986, foi indicado para o American Music Awards como Melhor Vídeo do Ano.

A-Ha-TakeOnMe

Take on me – imagem do clipe oficial

Começou a entender como a banda A-ha pode lhe ajudar a lançar seu infoproduto de sucesso?

Como lançar um infoproduto

Se pensa em se tornar um infoprodutor, precisa entender que somente o talento não é o suficiente. Isso a banda A-ha tinha de sobra. É preciso ter outras habilidades. E se você não as tem existem dois caminhos a seguir.

  1. Aprender o que for necessário
  2. Contratar alguém para fazer o trabalho

Vou te dar exemplos abaixo…

Para se lançar um infoproduto você precisa, antes de mais nada, entender do assunto que está abordando no seu e-book ou curso em vídeo aulas. Esse é seu talento. Não tem como criar um infoproduto de sucesso sem ele.

Depois você precisa de algumas habilidades que pode aprender em cursos ou em conteúdo grátis espalhado pela internet. Ou então contratar alguém para fazer.

Criação da página de captura e página de vendas

Você terá que criar uma página de captura e uma página de vendas para seu infoproduto. Pode parecer algo simples com ferramentas como o WordPress e plugins, mas vai muito além de apenas colocar páginas no ar. É preciso entender o público alvo e escrever uma carta de vendas perfeita para ter conversão.

Você pode contratar um profissional que entenda de programação e da integração do marketing digital no seu negócio.

Criação da lista de e-mail marketing

Você precisa criar uma lista de e-mail marketing para armazenar os e-mails das pessoas interessadas no seu infoproduto. E precisa criar um funil de vendas que converta em vendas.

Você pode contratar um profissional pra cuidar dessa parte. Uma pessoa que entenda da criação de listas e principalmente de produção de textos para internet voltados a conversão.

Criação de artigos voltados para o assunto do infoproduto

Você terá que criar artigos voltados ao assunto do seu infoproduto, tanto no seu blog como em outros blogs do seu nicho. Isso é essencial pra alcançar autoridade no assunto e vender ainda mais. Nesse ponto o marketing de conteúdo será peça central.

Você pode contratar um profissional para escrever os artigos. Existem muitos redatores para web e uma rápida procura em grupos especializados vai ter revelar vários, apenas deixe claro que precisa de artigos focados em marketing de conteúdo e conversão.

Escrever e-mails que são abertos e lidos

Você precisa escrever bons e-mails, que levem as pessoas a comprar seu infoproduto. E o primeiro passo é fazer elas abrirem seu e-mail. O primeiro passo é escrever títulos matadores e depois o conteúdo do e-mail.

Você pode também contratar um profissional para isso, claro.

Criação da identidade visual do infoproduto

Você precisa criar uma identidade visual para o seu infoproduto. Quando o assunto é compra de produtos virtuais, a imagem ajuda muito. Então você precisa planejar muito bem a identidade visual que engloba a logo, as cores, a imagem do infoproduto. Abaixo deixo um exemplo, a imagem do meu treinamento Método Start (que hoje não está mais a venda).

metodo-start-ebook-box-trio_maisleve

Você pode contratar um profissional para trabalhar a identidade visual de seu infoproduto.

Gerenciar os afiliados

Por melhor que seja sua autoridade e conhecimento no nicho, você vai precisar trabalhar com afiliados. Você terá que encontrar os melhores e motivá-los a trabalhar com seu infoproduto. Você terá que produzir conteúdo pra eles como copy de e-mail e press release para artigos em blogs, além de imagens para divulgação nas redes sociais.

Essa é uma etapa que afirmo que é melhor contratar alguém para ser gerente de afiliados de seu infoproduto. Isso vai te deixar livre pra se dedicar ao curso e aos alunos que estão comprando e entrando, enquanto o gerente trata de contactar os afiliados e motivá-los.

Organizar o infoproduto de uma maneira lógica pra que os alunos tenham os resultados prometidos

Conheço muitos bons profissionais que criam cursos com bom conteúdo, mas que não estão organizados de maneira lógica. Então o aluno tem acesso a um bom curso, mas não consegue aprender, pois a desorganização o atrapalha.

Você pode contratar um profissional para te ajudar a criar o escopo do curso de maneira lógica. Esse profissional pode ser um professor universitário acostumado a orientar alunos em monografias e trabalho de conclusão de curso.

Ou você pode…

Ou você pode aprender a lançar seu infoproduto fazendo com o treinamento Infoproduto de Sucesso.

Esse treinamento faz parte do Clube do Marketing Digital, uma área de membros estilo Netflix que criei e onde estão já +800 vídeo aulas divididas em vários cursos.

Você também encontra por lá vários outros treinamentos que vão te ajudar a aprender cada uma das etapas citadas acima, para que, mesmo que queira contratar profissionais, saiba muito bem quais são as etapas que devem ser observadas.

Para conhecer o Clube do Marketing Digital e começar a fazer o curso, por APENAS R$29,90, basta clicar no link abaixo.

→ Quero conhecer o Clube do Marketing Digital agora!

Espero que o artigo tenha lhe ajudado a entender tudo que envolve o lançamento de um infoproduto e que depois dele você possa lançar seu infoproduto de sucesso, usando os conhecimentos que estão no Clube do Marketing Digital, ou não.

Qualquer dúvida, deixe nos comentários.

Como a banda A-ha pode lhe ajudar a lançar um infoproduto de sucesso
5 (100%) 5 votes

Revelado o segredo para encontrar nichos rentáveis - Baixe Grátis!

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Clube do Marketing Digital e do evento presencial Vá para o Próximo Nível.

Website: https://gustavofreitas.net

18 Comentários

  1. Laís

    Bom o artigo! Mas carece de uma correção, se me permite. Não fale do A-ha no passado, a banda existe, está na ativa há mais de 30 anos, ainda tem uma base sólida de fãs em vários países, e inclusive sairá em tour mundial novamente, em 2018, com lançamento de um acústico. O último cd de inéditas foi o Cast in Steel, de 2015/16. Então, pode escrever um próximo artigo sobre como a banda pode inspirar a ter um produto absolutamente durável e rentável, rsrs

    • Laís, esse artigo foi escrito alguns anos atrás, e na época eles estavam aposentados, voltando depois da publicação do artigo. Obrigado por complementar o artigo.
      Abraço.

  2. Parabéns pelo artigo, muito bom . O marketing digital é uma fonte de renda pra muita gente, me interesso muito por esse mercado também.

    abraços,
    Adriano

  3. Seus artigos despertam a curiosidade, alem de aprender mais sobre marketing digital adorei saber da banda aha rs.

  4. Olavo silveira

    Seu infoproduto é um curso que ensina a criar e vender infoprodutos. Me soa um pouco Amway.

    • Olavo, acredito que ainda não sabe o que é meu curso (ou um de meus cursos, pois tenho mais de um). Está bem longe do que você pensou.

  5. Com certeza você utilizou a técnica de escrever artigos que serão abertos e lidos, afinal, se não tivesse esse título tão inusitado e curioso, eu dificilmente teria dedicado parte do meu tempo para le-lo.

  6. José Ricardo

    Parabéns Gustavo; a banda A-ha foi um grande sucesso e sua analogia é muito pertinente. Forte abraço!

  7. Excelente artigo Gustavo!!! Muito original e apropriado!
    Ah, acabei de adquirir o curso do Victor Palandi e já estou devorando ! 🙂

    Abração e sucesso!!!

    • Olá Alessandro, obrigado pelo comentário. Que bom que gostou do trabalho do Victor.
      Abraço.

  8. Ótima analogia entre a banda A-Ha e o Internet Marketing! Parabéns, Gustavo! Abraço e sucesso.

Deixe uma resposta