6 erros que cometi com o Google Adsense (O #1 faz sua conta ser desativada)

Criei meu primeiro blog em fevereiro de 2008 e, logo em seguida, já criei também minha conta no programa de afiliados Google Adsense.

Tenho essa conta até hoje, mas em 2013 criei minha empresa e minha conta Pessoa Jurídica.

Nesse artigo quero compartilhar com você alguns erros que cometi com o Google Adsense, para que você não cometa esses mesmos erros.

Alguns deles podem até mesmo fazer sua conta do Google Adsense ser desativada.

Google Adsense Grupo

Se você está pensando em trabalhar com Google Adsense no seu blog precisa entender “os erros que cometi com o Google Adsense” e como evitar que esses erros atrapalhem seu trabalho, assim como atrapalharam o meu no início.

Leia o artigo até o fim e, qualquer dúvida, basta deixar um comentário.

6 erros que cometi com o Google Adsense (O #1 faz sua conta ser desativada)

Você já cometeu algum erro na vida? Certamente a sua resposta é sim. Tem até os que dizem que “errar é humano”, mas tem os que dizem que “permanecer no erro é burrice”. Então gostamos também de dizer que “aprendemos com nossos erros”.

Preciso confessar que aprendo mesmo, e muito, com meus erros, mas gosto de aprender ainda mais com os erros dos outros… é menos traumático….

Comunidade Gustavo Freitas

Antes de começar a relatar meus erros, devo dizer que tive muita sorte, pois apesar de cometer esses erros, não tive a minha conta do Google Adsense desativada e nem mesmo desanimei e deixei de confiar nesse programa de afiliados.

Vamos então aos erros que cometi com o Google Adsense… pelo menos os que me lembro Smiley piscando

1- Não li o regulamento do Google Adsense

Talvez esse, dos erros que cometi com o Google Adsense, seja o mais comum. Não ler o regulamento de um programa de afiliados pode lhe trazer grandes frustrações no futuro.

Como não li o regulamento, acabei por cometer infrações e ter a conta sob análise. Isso foi no começo, em 2008, quando o Google era mais “bonzinho” e dava algumas chances de recuperação. Hoje a história é diferente.

Procure por “minha conta do Google Adsense foi desativada” e verá que a maioria das pessoas que está reclamando nem sabia que existia um regulamento… Leia o regulamento do Google Adsense… saiba se o que está fazendo é permitido ou não. Ande na linha.

2- Não usava critérios personalizados

Você sabe o que são critérios personalizados no Google Adsense? Eu não sabia e por isso, lógico, não usava. Os critérios no Google Adsense são canais que permitem visualizar relatórios detalhados sobre o desempenho das suas páginas.

Os critérios personalizados permitem que você acompanhe o desempenho dos blocos de anúncios com base em critérios que você especificou. Dessa maneira você fica sabendo facilmente em quais anúncios os cliques estão sendo mais frequentes e pode trabalhar para otimizar esses blocos e também para substituir blocos que não estão rendendo, mudando a sua posição.

Essa é uma ferramenta que, se você não usa, está perdendo dinheiro!

3- Não sabia como encontrar o melhor lugar para os anúncios

Como não conhecia os critérios personalizados, é lógico que eu não conseguia encontrar os melhores lugares para colocar os anúncios em meu blog. Eu ficava lendo artigos e vendo pessoas “afirmarem” que tal local funcionava e outro não… Hoje eu sei que de blog para blog muita coisa muda, é necessário testar no seu blog.

Isso mudou a partir do momento que conheci e aprendi a utilizar os critérios personalizados. Pude fazer testes e entender muito bem quais locais eram rentáveis e quais não eram. Não cometa esse erro, comece agora mesmo a utilizar os critérios personalizados no Google Adsense.

4- Não sabia quais os melhores artigos do meu blog

Já ouviu falar em critérios de url? Se sim, você usa? Se usa, sabe muito bem do que estou falando.

Com os critérios de url você cadastra os artigos do seu blog e tem relatórios detalhados do CPC, CTR e RPM de cada artigo. Dessa maneira você sabe qual artigo vale a pena investir seu tempo e dinheiro para trazer mais visitas.

Quando vejo alguém reclamando que o Adsense dele paga muito pouco, pergunto logo se usa critérios de url para saber quais os melhores artigos. Geralmente a resposta é não.

Comece a usar critérios de url para seus artigos agora, se ainda não usa.

5- Não fazia arbitragem de tráfego

O que é arbitragem de tráfego?

Entre os erros que cometi com o Google Adsense e corrigi, certamente esse é o que coloca mais dinheiro no meu bolso.

De uma maneira bem simples, significa “comprar tráfego” através de algum sistema de anúncios como Facebook Ads, Google Ads (antigo Adwords), Taboola, etc.

Você paga para anunciar e calcula a lucratividade de cada anúncio. Se o ROI for positivo, você vai aumentando os valores e lucrando cada vez mais.

Para fazer arbitragem com sucesso você precisa trabalhar primeiro com critérios personalizados e critérios de url, para conhecer muito bem seu blog e o tipo de anúncio/posição que seu público mais clica.

6- Não tinha blogs de nicho e micro nicho

Quando criei meu primeiro blog, não entendia nada de nicho e micro nicho, e acabei criando um blog genérico. Com isso meus ganhos nunca foram muito altos, até que, meses depois, entendi essa necessidade e comecei a criar blogs de nicho (no final de 2008) e blogs de micro nicho (em 2014) e vi meus ganhos crescerem de uma maneira fora do normal.

A partir daí, nunca mais criei um blog genérico, são sempre blogs de nicho ou micro nicho. Se quer começar um blog de nicho e/ou micro nicho, você precisa, primeiro, entender como encontrar os melhores nichos e micro nichos altamente lucrativos com Google Adsense. Eu posso te ajudar com isso!

Como não cometer esses erros

Alguns dos erros que cometi com o Google Adsense e relacionei acima são fáceis de ser evitados, mas outros precisam da implementação de códigos ou então a criação de novos códigos no Google Adsense da maneira correta. Apenas criar o bloco de anúncios e colocar ele no blog não te dará resultados expressivos.

Então fique atento e comece agora mesmo a corrigir os erros que comete com o Google Adsense e procure buscar a cada dia mais conhecimento sobre o assunto.

Para te ajudar criei a Comunidade Gustavo Freitas. Se ainda não conhece, clique no link abaixo e venha fazer parte da comunidade de Google Adsense.

→ Quero conhecer a Comunidade Gustavo Freitas

Esses foram os erros que cometi com o Google Adsense. E você, quais erros já cometeu ou ainda comete com o Google Adsense? Deixe seu comentário e ajude a melhorar o artigo original.

Qualquer dúvida também, fique a vontade para perguntar.

Leia também

Sobre o Autor
Gustavo
Bacharel em Sistemas de Informação, Pós graduado em Planejamento Educacional e MBA em Marketing. Especialista em Google Adsense e blogs e autor do livro "O Círculo de Criação do Infoproduto Perfeito".

Você está aqui: