A veiculação de anúncios na sua conta está limitada? Então significa que você está sendo penalizado pelo Google Adsense.

Nesse artigo vou te explicar os motivos que levam a essa punição e como você pode evitar que aconteça outras vezes.

Antes, se você ainda não me conhece, meu nome é Gustavo Freitas e comecei a trabalhar com Google Adsense em 2008, então tenho uma larga experiência com esse programa de afiliados, principalmente na relação com blogs de nicho.

Antes de começar a falar sobre o assunto, essa dúvida surgiu no meu grupo de WhatsApp voltado a iniciantes no Google Adsense.

Se quiser participar do grupo, só clicar no botão abaixo, lembrando que o grupo é para iniciantes.

Grupo WhatsApp Google Adsense

A veiculação de anúncios na sua conta está limitada

A veiculação de anúncios na sua conta está limitada

Essa limitação de anúncios está diretamente relacionada a dois fatores:

  1. Conta criada recentemente (menos de 4 meses)
  2. Blogs nessa conta recebendo um grande volume de tráfego

Isso não quer dizer que não aconteça com contas antigas, mas a maioria dos casos está relacionado a contas novas.

O que você pode fazer para evitar essa punição é, nos primeiros meses da conta ou de um novo blog, ir com calma na geração de tráfego, principalmente se for tráfego pago. Sei que é frustrante, mas melhor ir com calma e ganhar a confiança do Adsense do que ir com muita sede ao pote e tomar uma limitação.

Limites de veiculação de anúncios

Por que acontece essa limitação de anúncios?

O Google Adsense é uma parte da estrutura de anúncios do Google. A outra é o Google Ads (antigo Google Adwords).

No Google Adwords os anunciantes contratam os anúncios que vão aparecer nos blogs e canais do Youtube dos editores.

Diante disso, o Google precisa dar resultados aos anunciantes ou eles vão procurar outra plataforma de anunciantes como Facebook Ads, Taboola, etc.

Confira o que o Google fala a respeito…

O Google se esforça para manter um ecossistema de publicidade que protege os anunciantes, editores e usuários contra fraudes e experiências ruins com anúncios. Como resultado, às vezes, acabamos limitando o número de anúncios que sua conta do Google AdSense pode exibir. Isso pode ser uma ação temporária enquanto conhecemos você melhor e avaliamos a qualidade do tráfego que você gera, ou poderá acontecer se identificarmos tráfego inválido na sua conta do Google AdSense.

Pelo texto abaixo fica claro que não é necessário identificar tráfego inválido na conta para fazer a limitação.

Isso pode ser uma ação temporária enquanto conhecemos você melhor e avaliamos a qualidade do tráfego que você gera

Então vá com calma e ganhe a confiança primeiro, para depois investir pesado em tráfego.

Diferentes tipos de limites de veiculação de anúncios e o que você pode fazer para resolvê-los

De acordo com o artigo da ajuda do Google Adsense, esses são os tipos de limites de veiculação de anúncios.

Conta em avaliação

Durante o processo de avaliação da qualidade do tráfego, a veiculação de anúncios na sua conta fica temporariamente limitada. No entanto, enquanto monitoramos o tráfego, analisamos e atualizamos essa restrição automaticamente. Infelizmente, não sabemos quanto tempo esse processo levará.

O que você pode fazer

Continue criando o conteúdo e o público-alvo enquanto avaliamos o tráfego do seu site. Verifique também se você está em conformidade com as políticas do programa Google AdSense.

Nesse meio-tempo, você não perde o acesso à sua conta e encontra os detalhes sobre essa restrição na Central de políticas. Recomendamos que você seja proativo e garanta a conformidade do site com as políticas do programa.

Problemas de tráfego inválido

Devido a problemas de tráfego inválido, a veiculação de anúncios na sua conta está limitada. Analisaremos e atualizaremos essa restrição automaticamente enquanto monitoramos seu tráfego.

O que é tráfego inválido

Já deu para entender que, independente do tipo de limitação, tudo se resume a preocupação do Google com o tráfego inválido?

Então o que é tráfego inválido?

O tráfego inválido inclui cliques ou impressões que aumentam artificialmente os custos de um anunciante ou os ganhos de um editor. Ele abrange tráfego intencionalmente fraudulento e também cliques acidentais.

O tráfego inválido inclui, mas não se limita aos itens a seguir:

  • Cliques ou impressões gerados por editores ao clicarem nos seus próprios anúncios ativos
  • Impressões ou cliques de anúncios repetidos gerados por um ou mais usuários;
  • Editores que incentivam cliques nos próprios anúncios (por exemplo, textos que estimulem os usuários a clicar em anúncios, implementações de anúncios que possam provocar um alto volume de cliques acidentais, etc.);
  • Ferramentas de clique ou origens de tráfego automatizadas, robôs ou outros softwares fraudulentos.

Sem esquemas

Eu que estou nesse negócio há anos, sei bem como é. Sempre vi nos grupos de debate pessoas oferecendo esquemas para cliques automatizados ou então combinando de clicar um no anúncio do outro. A grande verdade é que o Google está precisando fazer tudo isso pela desonestidade de um pequeno número de editores, e isso prejudica a todos. Mas é para o bem do programa e, se você está agindo certo, basta continuar assim.

Um ponto que preciso destacar é…

…implementações de anúncios que possam provocar um alto volume de cliques acidentais…

Sempre que for publicar um novo artigo, tome muito cuidado com o posicionamento de seus anúncios.

Antes de começar a divulgar o artigo, verifique se os anúncios não estão próximos de imagens (isso não é permitido pelo regulamento do Adsense) e verifique também se, no texto, não ficou alguma frase antes do anúncio que leve o visitante a clicar no anúncio por engano.

Exemplo:

Agora você precisa clicar no link abaixo e baixar seu e-book, gratuitamente.

  • Clique aqui para baixar (um link)

Só que na hora que você publicou, aparece um anúncio de link justamente entre a frase e o link… assim o visitante pensa que é para clicar no anúncio… Você nem percebe, mas esse artigo começa a ter muitos cliques e todos são cliques acidentais causados por sua desatenção com o texto… preste muita atenção nisso.

Caso você suspeite de algum tráfego inválido de terceiros, de pessoas que estão tentando derrubar sua conta, use este formulário para informar a equipe de qualidade de tráfego do Google Adsense.

E como gerar tráfego qualificado?

A pergunta de um milhão de dólares.

Para gerar tráfego qualificado, recomendo que evite:

  • Agregadores de links
  • Anúncios em sites com conteúdo proibido no Google Adsense (confira aqui)

Tráfego do Facebook é ruim?

Vejo muitas pessoas reclamando que perderam a conta por gerar tráfego no Facebook, pago ou gratuito em grupos e fan pages. Eu discordo que seja o Facebook, mas afirmo que a maneira como geramos o tráfego é que precisa ser repensada.

Confira o que diz na Ajuda do Adsense sobre tráfego pago.

Os editores devem entregar o que é prometido em seu anúncio. Por exemplo, se seu anúncio diz que seu site tem as “melhores” ofertas de aluguel de carro, os usuários terão que encontrar essas ofertas e alugar um carro em sua página de destino. Você deve cobrar os usuários somente pelos produtos e serviços que eles solicitarem e receberem. O sistema de preços desses serviços e produtos deve ser claro. Não solicite informações pessoais, a menos que seja necessário para o produto ou serviço que você está oferecendo.

O que mais vejo, tanto em anúncios como em publicações gratuitas no Facebook é o contrário do que está falando acima.

São promessas mirabolantes e mentirosas para levar a pessoa para a página e, quando chega lá, não tem nada daquilo. A pessoa clica no anúncio relacionado, pois pensa que é o que estava sendo prometido e vai para a página do anunciante.

E o que acontece ao chegar lá?

A pessoa percebe que foi enganada e volta, assim configurando um clique inválido. Simples assim.

Seja honesto ao convidar as pessoas para entrar no seu site. Isso vai diminuir as visitas, mas não vai gerar tráfego e cliques inválidos.

Encerrando

Para encerrar, quero te convidar a ler o documento “Traffic Quality” que o Google disponibiliza gratuitamente. Ele é voltado para os anunciantes, mas lendo o conteúdo, você vai perceber como o anunciante pode denunciar várias ações fraudulentas. Entendendo isso, você vai perceber que, se trabalhar corretamente, pode ir longe com esse programa de afiliados.

Um detalhe, o documento está em inglês, mas nada que um tradutor online não resolva.

E você, tem alguma experiência com esse assunto? Se sim, deixe um comentário abaixo.

Leia também

Bacharel em Sistemas de Informação, Pós graduado em Planejamento Educacional e MBA em Marketing. Fundador da Netflix do Marketing Digital (CMD) e autor do livro "O Círculo de Criação do Infoproduto Perfeito".

Participe da conversa

6 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Bom dia? vi esse artigo no grupo no facebook e eu tenho dois sites com esse problema de limitação de anúncio, ainda posso participar do grupo de whats?