Nesse artigo vou te revelar os 3 melhores nichos para ganhar dinheiro (e 5 motivos fortes para não trabalhar com eles). O objetivo do artigo é ajudar os iniciantes no marketing de afiliados a alcançar melhores resultados e não desanimar pelo caminho diante das dificuldades inerentes aos primeiros passos.

Já treinei +10 mil pessoas entre meus treinamentos online e presencial e também na Mentoria Avançada para Google Adsense. E escrevo para iniciantes desde 2008 quando criei meu primeiro blog e dava dicas para ajudar pessoas a também criar seus blogs. Quando criei o Quero Criar um Blog comecei também a falar sobre criação de blogs de nicho, quando pouco se falava sobre o assunto aqui no Brasil.

Com essa experiência, identifiquei atualmente os melhores nichos para se ganhar dinheiro na internet. Não são nenhum mistério e o grande problema está justamente nisso. Por não ser segredo, todos sabem e os iniciantes querem logo criar projetos neles. E isso geralmente é fatal para a maioria.

Antes de continuar, quero abrir um parêntese aqui. Vou usar várias vezes nesse texto o termo “ganhar dinheiro na internet”, pois é o termo que o mercado usa, mas não gosto desse termo, pois dá a impressão de algo fácil (o ganhar). Prefiro usar outros termos, como: negócio online, trabalho online, etc, mas se usar esses termos, dificilmente alcanço os iniciantes, que são o público alvo desse conteúdo.

Os 3 melhores nichos para ganhar dinheiro

Com a experiência que tenho nesse mercado, hoje vejo os 3 melhores nichos para ganhar dinheiro relacionados ao fato de ganhar dinheiro online, Relacionamentos e cuidados com a saúde. Tudo que estiver relacionado esses nichos vai ser muito lucrativo e muito concorrido.

1- Ganhar dinheiro online

Esse nicho é o mais procurado pelos iniciantes e isso, em parte, é culpa de alguns cursos que ensinam a entrar nesse nicho vendendo o próprio curso que estão fazendo.

Os ganhos com esse nicho vem, na grande maioria, da venda de cursos que ensinam como ganhar dinheiro online.

90% dos meus treinamentos são nesse nicho, pois sou especialista nessa área, tendo começado em fevereiro de 2008.

Leia também: Conheça meus treinamentos online e presencial

2- Relacionamentos

Na década de 1990 li o livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas do Dale Carnagie. Esse livro foi lançado em 1936 e, mesmo hoje, é muito atual. E o que ele ensina? Se relacionar com as pessoas da maneira certa. O ser humano precisa se relacionar. Esse nicho não é apenas sobre relacionamentos amorosos, mas todo tipo de relacionamento.

Os ganhos com esse nicho vem, na grande maioria, da venda de cursos que ensinam como se relacionar de maneira amorosa ou então para manter o casamento feliz. Mas também é possível monetizar com Google Adsense e outros programas de afiliados.

Leia também: Como criar um negócio online com Google Adsense

3- Cuidados com a saúde

Na verdade tudo que está relacionado a saúde, fitness e beleza feminina é muito rentável. Mas o nicho de emagrecimento ganhou destaque por conta dos bons infoprodutos nessa área, que vendem muito. Isso fez o nicho se tornar altamente competitivo.

Existe também a possibilidade de ganhar dinheiro nesse nicho com vários programas de afiliados voltados para esse nicho e também com programas de afiliados de produtos físicos e o Google Adsense (mas somente se for autoridade comprovada na área, o Google tem ficado atento para não deixar monetizar blogs de pessoas que não entendem dessa área).

5 motivos fortes para não trabalhar com eles

Te mostrei os 3 melhores nichos, na minha opinião, agora quero te mostrar 5 motivos fortes para não trabalhar com eles. Esses são motivos que passo para meus alunos para que eles tenham base para decidir se devem ou não seguir nesses nichos.

1- Concorrência

Justamente por serem nichos que dão muito dinheiro, a concorrência também é muito grande. E desleal, pois quem já está nesse nicho tem conhecimento muito grande e sabe muito bem como lutar para continuar no topo.

Todos os dias centenas de pessoas chegam a internet procurando maneiras de ganhar dinheiro online e a maioria dos cursos atualmente ensinam a começar por um desses nichos.

2- Autoridade

Para vender e permanecer no topo, você precisa de autoridade. E isso não se conquista da noite para o dia. Muitos dos líderes desses segmentos tem larga autoridade e por isso conseguem ganhar tanto dinheiro trabalhando em nichos tão concorridos.

3- Poucas maneiras de ganhar dinheiro

Esse é um quesito que poucos percebem. Esses nichos tem poucas maneiras de se ganhar dinheiro, sendo a maioria usando infoprodutos. Um exemplo? O nicho ganhar dinheiro online não tem resultado quase nenhum com Google Adsense ou com produtos físicos.

Se amanhã a procura por infoprodutos cai, o negócio pode ruir.

4- Investimento alto em tráfego pago

Geralmente esses nichos, pela concorrência ser muito alta, exige alto investimento em tráfego pago, principalmente no Facebook Ads e no Google Ads.

E quem está começando, nem sempre pode investir alto para tornar o negócio rentável.

Leia também: Como comprar tráfego para blogs [passo a passo]

5- Falta de experiência

Se você tem pouca experiência e entra em um nicho concorrido, as chances de sucesso são mínimas e, por isso, centenas de pessoas reclamando em grupos espalhados pelo Facebook e WhatsApp, dizendo que essa história de ganhar dinheiro online é golpe.

4 motivos para trabalhar com um desses nichos

Não sou uma pessoa pessimista e acredito que nenhum empreendedor de sucesso é pessimista, ou não chegaria a lugar algum. Por isso mesmo, vou te mostrar o que mostro para meus alunos no treinamento Como Encontrar Micro Nichos Rentáveis.

Leia também: 95% dos empreendedores iniciantes cometem esse erro

1- Faça o que gosta e/ou entende

O primeiro passo para ter sucesso em tudo que você faz, é trabalhar com o que gosta e/ou entende. Então não se preocupe se o nicho é muito rentável ou muito concorrido. Escolha o nicho não pelo que os outros falam, mas pelo seu gosto.

Eu, por exemplo, não larguei meus empregos para fazer o que não gosto. Eu só trabalho com nichos que gosto. Se fosse para fazer o que não gostava, a vontade dos outros, ficava onde estava, com a segurança de um salário ao final do mês.

2- Trabalhe com micro nichos

Se gosta de um nicho muito rentável, foque em trabalhar em micro nichos. Isso ensino em detalhes no treinamento Como Encontrar Micro Nichos Rentáveis e ajudo meus alunos a encontrar os micro nichos para começar seu negócio online de sucesso. Em muitos nichos, existe ainda muito o que ser explorado, até mesmo nos nichos mais concorridos.

Enquanto todos estão preocupados com o que todos estão falando e fazendo, você pode estudar com calma o nicho e encontrar brechas para criar projetos de micro nicho muito rentáveis.

3- Tenha um diferencial

Quer trabalhar em nichos muito concorridos e se destacar? Tenha um diferencial. A melhor maneira de se diferenciar hoje em dia é se conectar. As pessoas querem se conectar e se a sua história tem relação com o nicho que escolheu, esse pode ser o caminho. Conte a sua história.

4- Não me dê ouvidos

Não me dê ouvidos. E nem a ninguém. O negócio é seu e você deve fazer o que achar melhor, afinal, você não tem mais chefe.

Teste muito. O grande diferencial de quem está há anos no marketing de Afiliados é justamente esse. Teste, teste e teste. E depois testa novamente. Acha que esse nicho não é para você? Teste e veja se isso é mesmo verdade.

Não siga a manada. Não vá para onde todos estão indo. Procure ir na direção contrária em, pelo menos, um projeto. Se tudo mudar, você tem algo para garantir seu negócio online até se reajustar.

Conclusão

Fique atento ao que estão dizendo e ao que está acontecendo ao seu redor para ter um negócio online que dure por longos anos, mas não se deixe levar pela maioria. Sempre levante um questionamento interno sobre o que ler ou ouvir. É esse questionamento que vai te dar o rumo para fazer testes.

E você, o que pensa a respeito? Deixe sua opinião ou sua dúvida nos comentários.

Leia também

Bacharel em Sistemas de Informação, Pós graduado em Planejamento Educacional e MBA em Marketing. Fundador da Netflix do Marketing Digital (CMD) e autor do livro "O Círculo de Criação do Infoproduto Perfeito".

Participe da conversa

76 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Gustavo, não quero postar vídeos aparecendo. Acha que posso dar certo no nicho Renda extra/marketing digital fazendo apenas conteúdo com tráfego orgânico usando o Instagram?

  2. Gustavo Boa noite, me tira uma dúvida, quero trabalhar como afiliado, vc acha que invisto em mais de 1 nicho ou foco no que quero ? e qts vezes posso anunciar no facebook por dia para nao tomar Ban ???

  3. Eu estou começando no marketing digital, fiz uma fan page a 4 meses e já esta com 220 fãns, Mas não consigo ver possibilidades de ganhos, Quase fiz um bloog de ganhar dinheiro online, mas percebi que era muito concorrido. Estou ainda a procura de um nicho para eu poder começar que eu goste e que possa ganhar dinheiro também. Post muito bom.

  4. No começo sempre queremos resultado rápido, mas esquecemos de escolher bem o nicho que iremos trabalhar. Senti na pele a dor de não ter pesquisado mais e até hoje não tenho resultados. Mas nunca desistirei dos meus sonhos, trabalhar onde quiser e ser o dono do meu próprio negócio, esse é meu objetivo. Parabéns pelo artigo!

  5. Realmente existe muita concorrência no nicho de emagrecimento e ganhar dinheiro online, estou testando alguns nichos e lifestyle é um desses que vem dando certo. Parabéns pelo artigo.

  6. Excelente conteúdo Gustavo. Prá se ter sucesso num nicho, tem que ter autoridade e para isso, tem que entender do assunto. Acredito que o melhor caminho são os micro nichos mesmo. Obrigada por compartilhar informações tão importantes. Abraço

  7. Nicho é dinheiro! É isso que as pessoas tem que ter em mente quando começarem a decidir por um.Sim vários nichos tem alta concorrência,mas o fato é que : sempre tem alguém que está fazendo o que é certo e ganhando muito dinheiro dentro desses nichos!.Ilusão? ,não.Então o que é : muito capital investido!.

  8. Gustavo;

    O nicho de analises esportivas com dicas para apostas online é uma boa? O Google adsense admite ou é visto como jogo de azar e proibido perante o google ? )

    1. Renato, nunca trabalhei com esse nicho, não tenho certeza se o Google permite, teria que olhar com calma o regulamento deles.
      Para esse tipo de nicho, conheço pessoas que vão muito bem, mas divulgando os programas de afiliados dos sites de apostas.

  9. Olá Professor. Estou buscando um curso para investir em negócios online como afiliado e também iniciando no miltinivel. Não disponho de muito e não posso escolher o curso errado. São muitas as ofertas de cursos. Não posso errar nessa escolha. Poderia me orientar por gentileza? Muito Obrigada.

  10. é isso aí Gustavo Freitas,

    Comecei por emagrecimento e ganhar dinheiro induzido por “gurus”
    na verdade a gente acaba divulgando os infoprodutos deles, o pessoal
    pesquisa no google e acaba ficando com os grande players.

    Seu artigo é muito útil e imprescindível.
    Abraço,

  11. Muito interessante esse seu artigo, principalmente por ser o que está acontecendo comigo. Criei um projeto no nicho de emagrecimento, pois os principais produtos sobre isso no hotmart eu uso e aprovo.

    Pensei que isso seria minha paixão, pois emagrecimento era algo que eu vivencio em minha vida.

    Porém, realidade é que estou hoje em um nicho concorrido, sem tesão de criar conteúdo, com muito dinheiro gasto e absolutamente nenhum centavo (não é exagero, eu zero mesmo) de dinheiro ganhado.

    Estou muito frustrado e pronto pra assumir o fracasso.

  12. È verdade gustavo precisamos encontrar “oceanos azuis” que sejam rentáveis … porém se é a paixão da pessoa tem que ter em mente de que demorará mais para ter resultados e tem que se acostumar com a concorrência.
    Micro nichos é uma boa saída por que aí se gera um posicionamento.
    Parabéns pelo artigo!

    Abç!

  13. Olá amigo, muito interessante esse seu projeto,estou começando no marketing digital e preciso realmente de ajuda, vou pesquisar mais um pouco e creio que logo vou me afiliar com você

    um grande abraço Daniel

  14. Excelente artigo Gustavo Freitas e muito interessante a sua posição. Eu tenho certeza que apesar de eu nao obter resultados positivos eu possa proporcionar um conhecimento e uma paixão em alguma coisa que eu gosto. Verificar a demanda e trabalhar em cima disso e colher os frutos. Obrigado por compartilhar seu conhecimento meu amigo.

  15. Na minha opinião ganhar dinheiro online e emagrecimento são nichos saturados, haja vista que são nichos bastantes concorridos. Até mesmo posicionar long tails não é uma tarefa das mais fáceis

  16. Eae Gustavo Freitas.

    Um nicho que está em alta que eu percebo são os sites de vagas de emprego, a crise ajuda também é claro.

    Agora com esse ‘sistema de busca do google que puxa por uma região’, nichos desse estilo acredito que podem render bastante dinheiro pois a procura por emprego nas diversas cidades do Brasil é alta.

    Com isso acredito que fazer um site de vagas de emprego para uma cidade em especifico séria uma boa ideia de nicho.

    Eae Gustavo, o que você acha?

  17. É meu caro, ficamos tentados em iniciar no nicho ganhar dinheiro devido a vastos e bons produtos que são lançados a todo momento e concordo quando você fala que a concorrência é desleal. Sua dica aqui neste artigo é de grande valia para um iniciante, um abraço meu querido!

  18. Oi, Gustavo!

    Concordo com você no sentido de que a concorrência pode fazer com que o novo empreendedor desista, aliás, já vi muita gente conhecida abandonando os negócios online e principalmente o nicho de ganhar dinheiro.
    Eu senti um pouco essas mudanças, mas ganhar dinheiro é um nicho que eu gosto e estou criando novas oportunidades dentro dele.
    Micro nichos são ótimos, mas acredito que os novatos também terão dificuldade em encontrar algum que seja bem rentável, então essa não é a solução definitiva como pregam por ai.
    Seja lá como a pessoa for trabalhar, vai precisar estudar muito, testar muito para só depois ter sucesso, não importa de que forma ela comece ou o nicho em que atue.

    Abraço e sucesso! 🙂

    1. Pâmela, acredito que quando se está começando, quanto menos concorrência melhor, pois assim é possível testar com resultados, mas… sempre recomendo que a pessoa trabalhe com o que gosta, pois quando trabalhamos com o que gostamos, lutamos mais antes de entregar os pontos.
      abraço.

    1. Allan, segundo minha filosofia de trabalho, você deve trabalhar com o que gosta. Se gosta do nicho, ele é bom para você. Agora é trabalhar e fazer acontecer.
      Abraço.

  19. Excelente ! demorei muito para entender isso e achar meu caminho na internet .Mas me foquei em um nicho que gosto e é concorridíssimo,então seguindo seus outros posts encontrei meu micro nicho e estou indo com resultados satisfatórios. Obrigada por compartilhar sempre as verdades neste mundo digital.

  20. Sempre pensei sobre isto, Gustavo. O que vejo é todo mundo fazendo o que todo mundo faz. Quando um Profissional da alta está oferecendo um produto, logo o produto vai ao topo no Hotmart e fica muito concorrido, pois o pessoal na maioria, não compra para consumir, mas para conhecer e revender, por causa da impressão do bom nicho. em vez de praticar o que o curso diz, vai oferecer o curso daquele nicho, daí fica concorrido demais. Como você falou, também penso que o ideal é focar num nicho que seja lucrativo para si e seja bem específico sempre com um diferencial, pois além de ser rentável, pode vir a ser uma febre lucrativa para quem começou sem ter “aquela atenção” do povão. Daí, o “indivíduo” seria a referência naquela área, pois ele já a dominava primeiro.

  21. Concordo e assino em baixo.

    Não me dê ouvidos. Não siga a manada.

    Essa foi a primeira coisa que eu ouvi quando entrei na área de investimentos na bolsa de valores e aplico no mundo digital nos meus blogs.

  22. Excelente artigo. Realmente estes nichos estão bem saturados. A cada dia que passa cresce o número de pessoas entrando nestes nichos. A ilusão de ficar rico e ficar de frente para o mar atrai muitas pessoas para esse mercado.
    A diversificação é a melhor arma do sucesso e principalmente a inovação.
    Abraços

  23. Gustavo, ótimo artigo.
    Infelizmente, acho que muita gente ainda fica presa aos grandes nichos. Nada contra. Mas o melhor é trabalhar os micro nichos desses grandes nichos.
    Eu tenho caminhado nesse sentido e já tenho tido alguns resultados iniciais animadores.

  24. Excelente Artigo Gustavo. O problema que são poucos profissionais que pensam como você:”que realmente explicam a realidade” aos iniciantes. Vejo esse mercado muito promissor no Brasil, mas alguns podem estragar pois iniciantes as vezes querem ganhar dinheiro e alguns”players” ostentem mundos e fundos e o que se da no futuro são iniciantes perdebdo muito “tempo e dinheiro” por acreditar no que “ve” e nao na realidade que está por trás. Parabens por isso sempre o acompanho.
    abraço

  25. É verdade Gustavo, a grande maioria das pessoas começam por este nicho eu mesmo sou prova disto. Já estou há 3 anos no nicho de Ganhar dinheiro online, e sei o quanto a concorrência é dura e até desleal como você mesmo disse, é preciso buscar outros nichos ou até mesmo micro nichos menos concorridos aonde podemos nos tornar uma autoridade em pouco tempo.

    Um grande abraço.

  26. Olá Gustavo muito bom esse artigo. Eu particularmente gosto de games. Mas não vejo maneiras de rentabilizar um blog desse tipo.

  27. Ótimo artigo Gustavo, já tentei entrar em outros nichos mais infelizmente só obtive pequenos resultados, atualmente só consigo vender no nicho que tenho autoridade. Continuarei fazendo novos testei nos chamados micro nichos.

    Att..

  28. Olha, Gustavo Freitas!

    Muito interessante focar o aspécto que um iniciante deve ter para que ele faça a escolha de um nicho e a melhor forma de atacá-lo.

    Parabébens!!! #agenciadigitaluniversal #bancodeanjos #headhunterricojacinto

  29. Verdade absoluta, são mesmo muito concorridos, eu mesmo estou me aventurando em micro nichos como diz o Amigo Fernando.
    Mais ainda continuo na disputa Por Ganhar Dinheiro Online.

  30. Gustavo, excelente artigo! Ainda sobre isso, uma estratégia interessante para os novatos, como eu, é seguir no que gosta e tenha menos concorrência no início (micronicho), assim que estiver com mais autoridade nessa área, poderá ser autoridade em outra diferente e mais concorrida por influência dos resultados obtidos nessa. Assim poderá ser um efeito cascata… Não tem um ditado que dizem por aí que o sucesso, chama sucesso? Penso que deve ser por isso… Obrigada e abraços.

  31. Ótimo artigo Gustavo, eu concordo com a lista de nichos acima, sinceramente vejo muitas pessoas entrando neste nicho ainda por indicação (errada muitas vezes).
    Trabalhar com micro nichos é realmente o melhor caminho para quem está começando.

    Valeu pelas dicas