As 4 maneiras de criar um negócio online de sucesso

Certamente você está buscando maneiras de criar um negócio online de sucesso, por isso chegou a esse artigo. Espero poder te ajudar com o conhecimento que adquiri nesses dez anos trabalhando com internet marketing e criando vários negócios online de sucesso.

Nesse artigo vou compartilhar com você 4 maneiras de criar um negócio online de sucesso, para que possa escolher o que melhor se encaixa a seu perfil e poder financeiro.

Poder financeiro? Isso mesmo. Para gerar dinheiro é preciso ter dinheiro e, em alguns casos, tempo (que considero uma moeda muito mais valiosa que dinheiro) que você poderá trocar pelo dinheiro que iria investir em algum profissional para fazer o trabalho para você.

E quanto ao perfil? Bom, não adianta querer criar um blog com um conteúdo denso se você não gosta de escrever ou não leva jeito para a escrita. Assim como não adianta querer criar um negócio online baseado em vídeo, se você não gosta de gravar.

Esse é um erro básico dos iniciantes e que, certamente, vai encontrar alguém te “ensinando” como criar um canal no Youtube sem gravar vídeos ou então como criar um blog sem escrever textos.

Nesses dez anos não vi nenhum negócio durar quando o empreendedor não tinha o perfil correto ou o dinheiro/tempo necessário para fazer o negócio crescer e explodir.

4 maneiras de criar um negócio online de sucesso

As 4 maneiras de criar um negócio online de sucesso

O que são essas maneiras de criar um negócio online?

Vídeos, blog, e-mail marketing e links patrocinados são hoje as melhores maneiras de criar um negócio online de sucesso.

Muitos pensam que é obrigatório utilizar todos, mas não é bem assim.

Você deve usar o que se encaixa no seu perfil e, aos poucos, se preparar para também utilizar as outras maneiras indicadas nesse artigo.

Quando comecei, em fevereiro de 2008, comecei criando um blog. Sempre gostei muito de ler e escrever e esse foi o principal motivo da criação do GF Soluções.

Com o passar do tempo comecei a trabalhar com vídeos, e-mail marketing e, por último, com links patrocinados ou anúncios pagos.

1- Blog

As 4 maneiras de criar um negócio online de sucesso

Se você gosta de ler e escrever o melhor caminho é começar com um blog.

Foi assim comigo e, até hoje, sempre que vou entrar em um novo nicho de mercado, geralmente começo criando um blog e depois vou implementando as outras maneiras, aos poucos.

Além disso, criar um blog ainda é a maneira mais barata de se iniciar um negócio online.

Você vai precisar registrar um domínio, pagando, em média, R$40,00 anual (usando o registro.br).

Vai precisar também de uma hospedagem, se usar a GF Host vai pagar apenas R$9,99 no plano básico, mensal.

Que negócio você cria com um investimento inicial desses?

Depois é só instalar o WordPress (que é gratuito) e criar um blog profissional, sem nenhum custo adicional.

Depois é produzir conteúdo. Se você gosta, também não terá investimento financeiro, mas do seu tempo.

Você pode, no início, produzir apenas conteúdo em texto e depois, se o nicho permitir, trabalhar também com vídeos que complementam seu texto.

Então, num blog, não é obrigatório trabalhar apenas com texto, você também pode trabalhar com vídeo e, se quiser, com áudio.

2- Vídeo

video

Os vídeos foram tratados, durante muito tempo, como o futuro da comunicação e, consequentemente, dos negócios online.

Esse futuro já chegou!

Vou te passar algumas estatísticas relacionadas a vídeo e verá que não estou exagerando.

  • 95% dos usuários assistem a um vídeo para entender melhor um produto ou serviço (State of Video Marketing, 2017)
  • 46% dos usuários realizam uma ação após assistir um vídeo (WordStream, 2018)
  • 81% das pessoas são convencidas a comprar um produto ou serviço depois de assistir a um vídeo (State of Video Marketing, 2017)
  • 90% dos usuários acham que vídeos de produtos auxiliam durante a decisão de compra (Forbes, 2017)
  • O consumo de vídeos via dispositivos móveis cresce 100% a cada ano (HubSpot, 2017)
  • 1 bilhão de horas de vídeo são assistidas no YouTube todos os dias (YouTube, 2017)
  • Em 2019, o consumo global de vídeos corresponderá a 80% de todo o tráfego da internet (SmallBiz Trends, 2016)

Depois desses dados, se você ainda não trabalha com vídeos, pode começar a pensar como fará isso. Não é o futuro, é o presente.

Você pode usar seus vídeos de várias maneiras e com várias ferramentas, mas certamente os dois canais mais utilizados são o Youtube e o Facebook.

Nesse momento não existe melhor ou pior.

No Youtube seu vídeo será visualizado menos vezes, mas por um período infinito. Tenho vídeos no Youtube com 6 anos e que, sempre, estão sendo visualizados.

No Facebook você verá seu vídeo ser visualizado inúmeras vezes em poucos minutos, mas depois de um ou dois dias, esse vídeo estará esquecido.

Você precisa traçar uma estratégia para a publicação do vídeos nos dois canais, para que tenha os melhores resultados possíveis.

Tem vergonha de aparecer na frente da câmera? Crie um power point com o conteúdo que deseja e grave apenas sua voz. Com o tempo, você vai se aperfeiçoando e perdendo o medo da câmera, te garanto.

3- E-mail marketing

As 4 maneiras de criar um negócio online de sucesso

Muito mais que e-mail marketing, essa maneira de criar um negócio online de sucesso pode também ser chamada de listas de relacionamento.

E-mail marketing, listas de transmissão no Whats App, Chatbot no Facebook. Você pode usar várias dessas ferramentas para ter uma lista de pessoas interessadas no seu nicho de atuação e, assim, manter um relacionamento com elas.

Se relacionar com o seu público é muito importante e, acima de tudo, é uma maneira eficaz de fazer seu conteúdo (seja texto, áudio ou vídeo) chegar até seu público alvo e, com isso, ter seus objetivos alcançados quando da criação desse conteúdo.

Muitos dizem, há anos, que o e-mail marketing morreu, mas ele ainda é uma estratégia que, se bem utilizada, vai trazer grandes resultados para seu negócio online.

Algumas estatísticas interessantes sobre e-mail marketing:

  • Até 2020, 3 bilhões de pessoas no mundo utilizarão email. (The Radicati Group, 2016)
  • O Gmail tem 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo. (Statista, 2016)
  • 98,7% possuem email pessoal e têm o hábito de acessá-lo. (Email Marketing Trends, 2017)
  • Entre as empresas que adotam Email Marketing, a grande maioria (96,7%) acredita na eficácia da estratégia. (Email Marketing Trends, 2017)
  • As empresas costumam listar o email como um dos seus canais de marketing mais poderosos. (HubSpot, 2016)
  • 43,9% das empresas investem até 10% do orçamento de Marketing em Email Marketing
  • 95,2% dos brasileiros conferem a caixa de entrada diariamente. (Email Marketing Trends, 2017)
  • 81,2% dos brasileiros acessam o email em vários momentos do dia. (Email Marketing Trends, 2017)
  • 35% dos destinatários abrem o email levando em conta somente o assunto. (Convince&Convert, 2016)

Depois dessas estatísticas, você ainda acha que o e-mail marketing morreu?

E, se acredita nisso, não acha que pode usar o Whats App ou um Chatbot para conseguir engajar seu público alvo e o aproximar de seu negócio online?

4- Links patrocinados

As 4 maneiras de criar um negócio online de sucesso

Links patrocinados ou anúncios pagos são a grande moda do momento, principalmente para quem trabalha como afiliado de infoprodutos ou alguns produtos físicos.

Você contrata espaço publicitário no Facebook Ads (o mais utilizado entre os afiliados), no Google Adwords (em blogs, Youtube, etc), no Twitter, no Linkedin, no Instagram, etc.

Vai depender muito de onde seu público alvo está.

Essa foi a última estratégia que implantei. E, antes de colocá-la em ação, criei estratégias para levar esse público para um local onde pudesse criar um vínculo com ele.

Geralmente meus anúncios levam o público para um blog ou para uma página com texto e vídeo, mas sempre tento fidelizar esse visitante, para que possa conversar com ele em outro momento em uma lista de relacionamento e, dessa maneira, ter ainda mais resultados alinhados com meus objetivos.

Me preocupo muito com essa maneira de ganhar dinheiro, pois, dependendo como for usada, você não cria a sua marca, apenas divulga a marca de um terceiro.

Por isso ela sempre está atrelada a um blog, um vídeo ou algo que seja meu e não de terceiros.

Até quando divulgo produto de outros, como afiliado, procuro criar minha própria estrutura. E recomendo que faça o mesmo, para não ficar apenas trabalhando para criar autoridade para os outros.

Autoridade vende e, muito antes de vender, criar laços com seu público. Laços que pode usar no futuro para engajar e vender ainda mais.

Como rentabilizar esse negócio

Estamos aqui para criar um negócio online de sucesso, então é preciso também rentabilizar esse negócio.

Não que dinheiro tenha uma relação direta com sucesso.

Quando criei meu primeiro blog minha meta de sucesso não era financeira, pois não criei o blog para isso.

Minha meta de sucesso era ter uma quantidade de visitantes por mês lendo meus artigos. Sinceramente não lembro qual era essa meta, mas quando a alcancei, na minha cabeça, tinha alcançado o sucesso.

Mas chegou o momento em que o blog que era apenas um hobby começou a tomar meu tempo e precisei buscar maneiras de rentabilizar e, nesse momento, entendi que aquele pequeno blog, despretensioso, estava se transformando em um negócio online.

Vou abordar algumas maneiras de rentabilizar um negócio online (tem quem goste de dizer ganhar dinheiro online), mas é claro que existem várias outras.

Todas as maneiras que vou citar, estão relacionadas ao marketing de afiliados, não vou citar aqui serviços, já que não trabalho com essa modalidade.

Google Adsense

O Google Adsense é o programa de afiliados do Google. Com certeza você já visitou inúmeros sites e blogs onde viu anúncios do Google Adsense.

Nesse programa de afiliados, você coloca o código no seu blog e o Google vai atrás dos anunciantes e exibe os anúncios. Você recebe por cada clique que os visitantes dão nos anúncios. Não é preciso fazer nenhum tipo de compra ou cadastro, clicou, você ganha.

Por isso mesmo, esse é, para mim, o programa de afiliados ideal para quem está começando utilizando blog ou canal no Youtube.

Você não precisa de uma grande estrutura. Se for através de um canal no Youtube, você cria o canal e, quando cumprir as exigências de assinantes e visualizações, você recebe um contato deles.

Se for através de um blog, assim que tiver +10 artigos e outras pequenas exigências, já pode tentar a aprovação.

Trabalho com Adsense desde 2008 e, quando pedi demissão de meu emprego público, meus rendimentos eram 95% provenientes desse programa de afiliados.

Sem contar um detalhe, os ganhos são em dólar.

Infoprodutos

A partir de 2012 começou a onda de infoprodutos aqui no Brasil, mas o que é um infoproduto?

Infoproduto é todo produto do conhecimento como um e-book, um vídeo, um áudio, um aplicativo para celular, um programa para computador.

Aqui no Brasil os infoprodutos que fazem mais sucesso entre o público são os e-books e os cursos em vídeo.

Você pode trabalhar de duas maneiras com infoprodutos.

Como afiliado ou como produtor, ou como os dois, claro.

Como afiliado você se afilia a infoprodutos e os divulga. Cada venda que conseguir com sua divulgação, você recebe uma comissão definida pelo produtor, quando cadastra o produto.

Os valores aqui recebidos são muito superiores aos recebidos por um clique no Google Adsense, mas aqui a estrutura precisa ser maior, e o investimento financeiro também.

Se pretende trabalhar como afiliado de infoprodutos, leia o artigo “5 dicas simples para fazer sua primeira venda na Monetizze“. Você vai entender o que precisa para começar a fazer suas primeiras vendas e transformar essas vendas em vendas diárias, o que vai caracterizar um negócio online de sucesso.

Se você pretende trabalhar como produtor, ou seja, quem cria os infoprodutos, você pode escolher trabalhar com afiliados, ou não.

Se pretende aprender mais como trabalhar como produtor, escrevi um artigo que vai lhe ajudar “7 erros que cometi no primeiro lançamento“.

Produtos físicos

Quando falo em produtos físicos me refiro a geladeira, fogão, computador, tênis, etc. Me refiro também a cápsulas de emagrecimento e relacionadas.

Para se afiliar a esses produtos físicos você utiliza plataformas próprias como Monetizze, Awin, Lomadee, entre outras.

Essas plataformas fazem uma mediação entre você, afiliado, e grandes empresas do mercado como Kapsula, Lojas Americanas, Magazine Luiza, Ponto Frio.

Deu para entender onde você pode chegar na divulgação de produtos?

Assim como acontece com infoprodutos, geralmente sua comissão vem de vendas realizadas, com um percentual bem menor de comissão, visto que são produtos físicos e que tem uma margem menor de lucro para as empresas envolvidas.

Essa maneira de rentabilizar seu negócio também precisa, geralmente, de um investimento financeiro maior e de uma estrutura maior, usando mais de uma das maneiras de criar um negócio online de sucesso que abordamos nesse artigo.

Não sabe por onde começar?

As 4 maneiras de criar um negócio online de sucesso

Quanta informação, não é mesmo? E agora, por onde começar realmente?

Quando comecei o mercado de afiliados aqui no Brasil ainda não existia. Eu consegui, nesses dez anos, me desenvolver junto com o mercado, mas hoje a situação é bem diferente.

Hoje, você precisa se qualificar se quiser realmente criar um negócio online de sucesso.

Não adianta apenas conhecer maneiras de criar um negócio online, você precisa saber muito bem como executar cada uma dessas maneiras e utilizar as ferramentas necessárias para implantação do seu negócio.

A coisa certa a fazer é se qualificar fazendo um curso online.

Existem centenas de cursos online para capacitar empreendedores para o mercado de afiliados, mas aqui vou falar com você sobre a minha área de membros.

Não é um curso, são dezenas de cursos.

Não custa um valor acima das suas condições, mas APENAS uma mensalidade de R$29,90 pelo tempo que você precisar.

Não precisa mais do conhecimento, basta cancelar de maneira simples a assinatura e pronto.

Estou falando do Clube do Marketing Digital a Netflix do Marketing Digital.

Lá você encontra todos os cursos necessários para dominar as 4 maneiras de criar um negócio online de sucesso.

Você não precisará de nenhum outro curso, posso te garantir.

São dez anos de conhecimento que estão dentro do Clube por uma mensalidade que você pode pagar.

→ Confira aqui os cursos que estão disponíveis no Clube

Agora que conhece o Clube do Marketing Digital, dinheiro para investir em conhecimento e qualificação não é mais desculpa. Agora é acessar e começar a estudar e colocar a mão na massa.

Se ficou alguma dúvida sobre o artigo ou sobre o Clube, deixe um comentário, que respondo o mais rápido possível.

As 4 maneiras de criar um negócio online de sucesso
5 (100%) 5 vote[s]

Como Criar um Negócio Lucrativo na Internet - Baixe Grátis!

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Clube do Marketing Digital e do evento presencial Vá para o Próximo Nível.

Website: https://gustavofreitas.net

6 Comentários

  1. Tenho estudado bastante sobre o tema e vejo que é bem mais profundo do que pensava que fosse. tem o lado bom: só quem persiste e se aprimora vai chegar la. A maioria desiste no meio do caminho. Envolve tudo, menos encarar um negócio on-line como um mero “extra”. Tem que ter uma mentalidade de empresário se quiser dar certo. Obrigado pelas informações, Arthur

    • Arthur, obrigado pelo comentário, o caminho é mesmo esse, estudar e ser persistente.

  2. MARIA DE OLIVEIRA NETA

    Ola, boa noite adoro os seus artigos e acompanho sempre as suas dicas de negócio online. Mas deixe-me falar o que procuro, eu quero trabalhar como afiliado, sem compromisso de estar criando nada, pelo menos por enquanto, gostaria muito de encontrar alguma curso mais simples para implementar isso, só que todos que me venderam seus cursos até agora não me ajudaram a realizar esse sonho. Tenho gasto muito e não consegui nada, qdo chega no meio do curso as ferramenta são tão complicadas q não consigo ir adiante. Teve um dos cursos que fiz tudo como mandaram, até paguei propaganda no fecebook, mas a págna não levava a lugar nenhum e os suportes deles me enrolaram até desisti. Você pode me ajudar? e/ou orientar?

    • Maria, sem criar nenhuma estrutura o caminho é realmente através de anúncios no Facebook. Sugiro que faça um bom curso sobre anúncios no Facebook voltado para marketing de afiliação e coloque em prática. Como costumo de dizer é simples, mas não é fácil.

  3. Muito Bom o Artigo. Realmente com as informações certas e foco no projeto se tem sucesso na internet.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.