Marketing de Afiliados pode ser a solução que você está procurando para mudar o rumo de sua vida. Confira tudo que você precisa saber sobre o assunto antes de começar!

Trabalho com Marketing de Afiliados desde fevereiro de 2008 e, nesse artigo, quero compartilhar com você algumas dicas para conseguir ter sucesso nesse mercado que cresce assustadoramente aqui no Brasil.

No final do artigo quero também compartilhar com você um e-book gratuito que acabei de liberar para meus alunos e que vai te ajudar a sair na frente na venda de infoprodutos e outros tipos de venda online do mercado.

O que é marketing de afiliados

A melhor definição sobre o que é marketing de afiliados pode ser encontrada no Renda Passiva Inteligente por Pat Flynn.

O marketing de afiliados é o processo de ganhar uma comissão promovendo produtos de outras pessoas (ou empresas). Você pode achar um produto que você goste, promovê-lo para as pessoas, e ganhar uma parte da renda a cada venda que você fizer.

No mercado tradicional, se você quer vender algo, é necessário que tenha algo para vender.

No Marketing de Afiliados você trabalha como “afiliado” ou de uma maneira mais simples de entender, trabalha como um vendedor por comissão. Se você vender, recebe uma comissão, não existe vínculo empregatício e nem salário fixo.

Para quem é acostumado com carteira de trabalho e um emprego formal, pode parecer assustador, mas não é nenhum bicho de sete cabeças.

Tudo que você precisa saber e nunca te contaram

Marketing digital

Marketing é o conjunto de técnicas e métodos aplicados ao estudo das necessidades dos mercados e seus principais componentes, como públicos, vendas e produtos para o desenvolvimento das empresas.

É uma palavra derivada do termo inglês market, que significa mercado, ou seja, o estudo das causas, objetivos e resultados produzidos através das diferentes formas de como as empresas lidam com o mercado.

O marketing digital é a mesma coisa, só que usando a internet.

O Marketing de Afiliados está contido dentro do Marketing Digital, é uma parte integrante.

Afiliado

Afiliado é alguém que indica produtos de outras pessoas, seja um produto digital ou físico, com o intuito de receber comissões por essas indicações.

Para isso, o afiliado participa de um programa de afiliados, que é o que permite que ele escolha produtos para promover sobre os mais diversos nichos que ele possa ter interesse.

Programa de afiliados

É um serviço de publicidade prestado por uma empresa que aluga e vende espaços publicitários na internet, de modo que o titular do espaço locado é remunerado de acordo com o desempenho da campanha publicitária.

Há diversos tipos de programa de afiliados, entre eles:

  • CPC (Custo por Clique)
  • CPA (Custo por Aquisição)
  • CPL (Custo por Lead)
  • CPM (Custo por Mil Impressões)

Por outro lado o afiliado também exerce um papel importante que é conhecido como marketing de afiliado (affiliate marketing) em que tem todo o trabalho de gerar conversões para o anunciante em troca de comissões.

Entre os programas de afiliados mais conhecidos podemos citar: Google Adsense, Amazon, MonetizzeHotmart, entre outros. No e-book no final desse artigo detalho mais sobre os programas de afiliados, inclusive mostrando como escolher os infoprodutos para afiliação e como fazer as primeiras vendas.

→ Como criar sua conta na Monetizze [Youtube]

Funil de Vendas

O funil de vendas é uma forma de entender o quanto seus leads estão perto de se tornar clientes e tratá-los de acordo com isso.

Existem três etapas do funil: topo, meio e fundo.

Para cada uma delas, há tipos de conteúdo que são mais apropriados, e a linguagem desses conteúdos também muda.

Confira um conteúdo super completo sobre Funil de vendas clicando aqui.

Lead

Lead é todo cliente em potencial do seu negócio.

Para que realmente sejam convertidos em clientes, os leads precisam ser nutridos através de conteúdo de qualidade.

Você utiliza o funil de vendas para entender o momento do Lead e entregar o conteúdo correspondente ao estágio do funil em que ele se encontra.

Landing page

Landing page, ou página de conversão, é uma página dedicada exclusivamente a uma oferta — oferecer material gratuito, vender um produto, etc. — em troca de algo.

Essa moeda de troca pode ser tanto dinheiro, no caso de um produto sendo vendido, como informações pessoais usadas para nutrir o lead mais tarde — no caso de um material gratuito, por exemplo.

Conversão

Conversão é o que você define na sua landing page. Qual o objetivo da página? Quando o lead cumpre esse objetivo, acontece a conversão.

Pode ser baixar um e-book, assistir um vídeo, clicar no botão de compra, etc.

ROI

Em finanças, retorno sobre investimento (em inglês, return on investment ou ROI), também chamado taxa de retorno (em inglês, rate of return ou ROR), taxa de lucro ou simplesmente retorno, é a relação entre a quantidade de dinheiro ganho (ou perdido) como resultado de um investimento e a quantidade de dinheiro investido.

Se vai trabalhar com anúncios pagos, vai precisar se aprofundar nesse conceito.

E-mail Marketing ou Lista

Já deve ter ouvido que o “dinheiro está na lista”.

O e-mail marketing ou lista de e-mail, é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto, respeitando normas e procedimentos pré-definidos, analisando o retorno gerado através de relatórios e análises gráficas gerando campanhas cada vez mais otimizadas.

Você consegue, com e-mail marketing ou estratégias de robôs do Facebook e WhatsApp, criar um funil de vendas e trabalhar o lead até ele se tornar seu cliente.

→ Faça meu curso gratuito de e-mail marketing clicando aqui

Tráfego pago

Tráfego, ou visitantes, é essencial para o sucesso do seu negócio online. Você precisa gerar tráfego nos seus artigos ou landing page ou vídeos, para gerar dinheiro no seu negócio online.

Tráfego pago é a geração de visitantes através de canais como Google Ads (antigo Google Adwords), Facebook Ads, Instagram Ads, Youtube Ads, Taboola e outros.

Tráfego orgânico

Ao contrário do tráfego pago, o tráfego orgânico é composto pelo fluxo de visitantes que chegaram até o seu site sem a necessidade de pagar a terceiros pela divulgação.

Quando um visitante faz uma busca no Google e chega ao seu site por causa disso ou quando ele clica em um link compartilhado por um amigo numa rede social, ele passa a compor o tráfego orgânico da sua página.

CTR

É a proporção da frequência com que as pessoas que visualizam seu anúncio clicam nele.

É possível usar a taxa de cliques (CTR) para avaliar o desempenho dos seus anúncios.

A CTR é o número de cliques recebidos pelo seu anúncio dividido pelo número de vezes que ele foi exibido: cliques ÷ impressões = CTR.

Por exemplo, se você tivesse cinco cliques e cem impressões, sua CTR seria de 5%.

Você utiliza o CTR também para calcular como anda a conversão de suas páginas.

Backlinks

São os links que direcionam os usuários de uma página da internet para outra, seja dentro de um mesmo domínio ou para domínios de outras pessoas ou empresas.

Existem três tipos e, nesse artigo, você já se deparou com alguns backlinks:

  • os de entrada (links posicionados em páginas externas, fora do controle do administrador do site);
  • os de saída (links posicionados em páginas internas que apontam para páginas externas);
  • os internos (links posicionados em páginas internas que apontam para outra página interna).

Será que faltou algo?

Se você sentiu falta de algum termo sobre Marketing de Afiliados, preço que faça duas coisas:

  1. Baixe agora o e-book gratuito Como criar um negócio lucrativo na internet e leia. São apenas 40 páginas com muito conteúdo, inclusive te mostrando como fazer as primeiras vendas e como se preparar para fazer várias vendas diárias. Basta clicar aqui para baixar.
  2. Após ler o e-book se sentiu falta de algum termo ou tem alguma dúvida, basta enviar no nosso grupo secreto.

PS. Se o grupo é secreto, como vou ter acesso a ele? Leia o e-book e não será mais secreto para você 😉 .

Qualquer outra dúvida, pode deixar um comentário abaixo, se não quiser entrar no grupo ULTRA secreto.

Bacharel em Sistemas de Informação, Pós graduado em Planejamento Educacional e MBA em Marketing. Fundador da Netflix do Marketing Digital (CMD) e autor do livro "O Círculo de Criação do Infoproduto Perfeito".

Deixe um comentário

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.