Nichos de mercado são passado no marketing digital?

Você já deve ter ouvido diversas vezes essa dica, de sempre começar focado em um nicho de mercado, mas sabe realmente por quê?

Nesse artigo vou te explicar isso e, de bônus, ainda vou te mostrar que trabalhar com nichos de mercado não é mais tão importante. What?

Isso mesmo, vou te mostrar que o ouro agora está nos micro nichos.

Pô Gustavo, nem sei direito ainda o que é nicho e agora você vem com essa história de micro nicho?

pequeno gafanhoto

Calma, como diria Jack (o estripador)

Vamos por partes.

O que é um nicho

Nicho ou nicho de mercado é um termo que não foi criado pelo marketing digital 😱, já existia muito antes da internet.

Em administração e marketing, nicho é a porção específica de um mercado, geralmente uma parte pequena, com necessidades e hábitos específicos, com consumidores exigentes, normalmente. Nicho de mercado é um segmento de público, que muitas vezes suas necessidades não são bem exploradas.

Para que entenda perfeitamente, vou te dar um exemplo.

Um blog que fala sobre futebol é um blog de nicho. As pessoas que entram no seu blog estão interessadas em futebol.

Quando você cria um blog para falar de qualquer assunto, esse não é um blog de nicho e sim um blog genérico (pelo menos é assim que chamo). E isso não é bom.

Quando você cria um blog genérico seu público também é genérico e isso é péssimo para seu negócio, principalmente se ganha ou pensa em ganhar em dólar usando o Google Adsense.

→ Revelado: Como ter grandes resultados com Google Adsense

Por que criar um blog genérico é péssimo? A resposta é bem simples, você não consegue mostrar os melhores anúncios (no caso do Google Adsense) para esse público. E isso vai fazer você ter menos dólares no final do mês em sua conta.

Então criar um blog de nicho, principalmente para Google Adsense é muito rentável, ou não?

A resposta é sim e não!

Nichos de mercado são passado no marketing digital

E vou te mostrar isso de maneira prática.

Já ouviu falar em funil de vendas? Ele mostrar a jornada do cliente, desde o momento que conhece seu produto/serviço até o momento em que se torna um cliente.

Nichos de mercado são passado no marketing digital

Se você trabalha com um blog genérico, esquece o funil de vendas.

Se trabalha com um blog de nicho, seu público deve estar nas etapas:

  • Geração de leads
  • Qualificar leads
  • Avaliar desafios / problemas

Em alguns momentos terá também público nas etapas:

  • Solucionar problemas
  • Converter
  • Fechar

Então Gustavo você disse que nichos de mercado são passado no marketing digital…

Sim, são passado, pois é muito melhor focar em micro nichos e pegar públicos que SEMPRE estão nas etapas:

  • Solucionar problemas
  • Converter
  • Fechar

É aqui que o dinheiro está e por isso vou te explicar o que são micro nichos e, depois, o que tem a ver o funil de vendas com Google Adsense.

O que é um micro nicho

Depois de trabalhar por anos com blogs de nicho, comecei a perceber que os nichos mais rentáveis estavam cada dia mais concorridos, principalmente com a entrada de grandes portais como G1, UOL, etc.

Foi então que comecei a buscar alternativas para essa concorrência e percebi que os grandes portais abordavam os temas, mas ao mesmo tempo deixavam brechas grandes que podiam ser exploradas, foi assim que surgiu o meu primeiro blog focado na solução de problemas, que acabei depois chamando de blog de micro nicho.

Os resultados foram sensacionais. Parei de criar blogs de nicho e foquei totalmente em criar um método para encontrar micro nichos rentáveis e com pouca ou nenhuma concorrência.

Que método é esse?

Chamo de Método Start e comecei a desenvolve-lo em 2014.

O Método Start me ajuda a modelar o mundo real, dessa maneira, longe do computador, consigo encontrar excelentes micro nichos altamente rentáveis e geralmente pouco ou muito mau explorados.

Por que trabalhar com um micro nicho é tão importante?

Por que trabalhar com um micro nicho é tão importante

Um dos motivos já esclareci, que é evitar a concorrência com os grandes portais e com profissionais que estão já há muitos anos na internet, trabalhando com esses nichos.

Outro motivo é que trabalhando com micro nichos, você terá sempre um público que está mais no final do funil de vendas.

Se você trabalha com o programa de afiliados Google Adsense, o valor do CPC será maior. Se trabalha com Monetizze ou Hotmart, as chances de fazer uma venda aumentam.

Por que? Simples, o público que chega ao seu blog, aos seus artigos, já conhece o problema que tem e está procurando uma solução.

Um exemplo que gosto muito de passar para meus alunos é o nicho de carros.

Você tem um blog de nicho que fala sobre carros, qualquer tipo de carro. Você escreve alguns artigos de dicas, mas na grande maioria, apenas replica o que lê em outros blogs e portais.

O anunciante do Google Adsense não vai pagar muito para seu anúncio aparecer nesse blog, pois o público ali não está no momento certo do funil.

Agora, se você tem um blog de micro nicho focado na Nissan e escreve um artigo detalhado sobre o Novo Nissan Versa 2021, certamente o público que chegar nesse artigo estará em outra etapa do funil e isso é muito interessante para os anunciantes.

Nesse artigo vão aparecer anúncios da Nissan e de suas concorrentes, que vão pagar mais caro para aparecer e conseguir realizar uma venda ou um test drive com o cliente.

Deu para entender? Se não, deixa sua dúvida nos comentários.

Existem, claro, vários outros motivos, mas acredito que esses dois são os principais.

Como encontrar bons micro nichos?

Hoje utilizo quatro métodos para isso.

Mas…

Para você pode ser mais simples conseguir excelentes micro nichos.

Selecionei 29 micro nichos de alta procura e lucratividade para você criar um blog altamente rentável no Google Adsense ou outro programa de afiliados que queira.

Como assim Gustavo?

Eu selecionei os 5 melhores nichos de mercado atualmente para se trabalhar com blogs. Nichos que eu trabalho ou já trabalhei por anos.

E desses 5 nichos de mercado garimpei 29 micro nichos e 30 ideias para você começar um blog de alta lucratividade agora.

Para te provar que realmente são micro nichos altamente lucrativos gravei tudo em vídeo, te mostrando como cheguei a esses micro nichos e qual o valor pago por cada um lá no Google Adsense.

Isso não é o mapa da mina… issso é o OURO puro.

Se gostou, é só clicar no link abaixo e ter acesso imediato a 5 nichos de mercado, 29 micro nichos e 30 ideias para começar um blog de alta lucratividade agora mesmo.

→ Eu Quero Acesso Imediato!

Não perca tempo, cada minuto que passa, outros empreendedores tem acesso ao conteúdo acima e começam a lucrar com blogs para Google Adsense e outros programas de afiliados.

Se ficou alguma dúvida, basta deixar um comentário.

Leia também

Bacharel em Sistemas de Informação, Pós graduado em Planejamento Educacional e MBA em Marketing. Especialista em Google Adsense e autor do livro "O Círculo de Criação do Infoproduto Perfeito".

Participe da conversa

6 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Grande Gustavo Freitas, acredito que muita gente faz o contrário das recomendações que você cita, eu particularmente já fiz dezenas de blog, mas nunca criei um de micro nicho, sem dúvidas isto faz com que o CPC não seja tão interessante.