Quer criar um ebook com ferramentas gratuitas? Descubra agora como!

Está procurando ferramentas gratuitas para criar um ebook? Eu também já procurei, e muito, e por isso resolvi fazer uma relação com 6 ferramentas gratuitas para criar um ebook. Não é a relação das 6 melhores ou algo assim, é apenas uma relação para ajudar quem está procurando por esse tipo de ferramenta.

Quem sou eu?

Se você chegou nesse artigo e não sabe quem é Gustavo Freitas, deixe eu te falar rapidamente quem sou eu.

Comecei a trabalhar com negócios online em fevereiro de 2008 quando criei meu primeiro blog e criei meu primeiro ebook no dia 27 de março de 2011 e hoje possuo +15 e-books publicados e acredito que essa experiência que tenho na criação de books vai te ajudar a começar da maneira certa.

No final do artigo, após te apresentar as ferramentas que prometi, vou te mostrar como faço hoje para criar meus ebooks e gerar renda através deles.

Quer criar um ebook com ferramentas gratuitas?

criar um ebook com ferramentas gratuitas

Todas as ferramentas relacionadas abaixo são gratuitas ou possuem uma versão grátis, o que pode mudar ao longo do tempo. Se acessar alguma ferramenta e não encontrar a versão gratuita, me avise pelos comentários para retirar ela da relação.

1- 3D Pack

Nesse site você cria uma linda capa em 3D para ajudar na divulgação de seu e-book. Ideal para quem não sabe ou não tem tempo de trabalhar com editores de imagens como o Photoshop e o Gimp.

2- Book Builder

Na Book Builder você pode criar, compartilhar, publicar e ler livros digitais. Disponível em várias línguas, incluindo o português de Portugal, ele é voltado especificamente para professores e possui diferentes recursos pedagógicos, inclusive para alunos com deficiência.

3- youblisher

Com esse site você transforma os seus documentos em revistas digitais, permitindo que qualquer usuário acesse com o navegador web o conteúdo que você disponibilizou. Os arquivos ficam armazenados no próprio site do serviço.

4- Issu

Criado por um bando de nerds com um amor interminável pela indústria de publicação, o issuu cresceu e se tornou uma das maiores redes de publicação do setor. É um arquivo, biblioteca e banca de revistas… tudo reunido em uma única experiência de leitura.

5- Livros Digitais

Plataforma gratuita desenvolvida no Instituto Paramitas, em português, é inteiramente online, ou seja, não é necessário baixar e instalar um programa em seu computador, apenas fazer um cadastro para ter acesso à área de criação e publicação.

6- My Ebook Maker

É uma ferramenta online e gratuita para criação de ebooks no formato .epub. Após o cadastro, o usuário começa fazendo a capa (com título, autor e uma imagem, se quiser) e depois produz cada capítulo em uma página diferente, que possui um jeitão parecido com o Word.

Como faço para criar um ebook HOJE

Hoje, para criar um ebook, uso a maneira mais simples possível, usando um editor de textos (como por exemplo o Word) e depois escolho em salvar como e escolho o formato pdf.

Sempre gosto de reforçar que ferramentas não podem substituir o talento, então se quer mais que apenas uma ferramenta para criar um ebook, como por exemplo, aprender realmente como fazer o planejamento para ele ter sucesso ou como descobrir se existe público para esse conhecimento que vai colocar no ebook, sugiro que assista o vídeo abaixo o mais rápido possível.

→ Descubra como criar infoprodutos que te permitem faturar +5 dígitos mensais respondendo APENAS 7 perguntas

Tenho certeza que o conhecimento contido no vídeo acima vai te ajudar, MUITO, na criação e venda de seu ebook.

Dica Extra – Aprenda a criar seu ebook de sucesso

Hoje meu processo de criação de e-books é muito simples e eficiente, muito pelo método que criei para gerar e-books rapidamente, usando apenas o Word para criação e geração do pdf. Mas também pela experiência que tenho de vários anos criando cursos online e e-books.

Então se você quer aprender realmente não somente a criar um ebook de sucesso, mas também um curso online em vídeo e ganhar dinheiro com ele, o que sugiro é que conheça o Clube do Marketing Digital.

O Clube do Marketing Digital é uma área de membros estilo Netflix, onde você paga uma pequena mensalidade e tem acesso a todos os cursos que estão lá.

Nesse momento tenho dois produtos no Clube que vão te ajudar a criar ebooks e infoprodutos.

O primeiro é a palestra “Como criar um ebook de sucesso num fim de semana”. Na palestra mostro o método que elaborei para criar ebooks de sucesso num fim de semana.

O segundo é o curso Infoproduto de Sucesso onde ensino tudo que faço para criar meus cursos online em vídeo, lançar e dar suporte a meus alunos.

Qualquer dúvida, basta deixar um comentário e respondo o mais rápido possível.

Quer criar um ebook com ferramentas gratuitas? Descubra agora como!
4.3 (85.77%) 52 vote[s]

Revelado o segredo para encontrar nichos rentáveis - Baixe Grátis!

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Clube do Marketing Digital e do evento presencial Vá para o Próximo Nível.

Website: https://gustavofreitas.net

64 Comentários

  1. Sofia Vieira Lopes

    Caro Gustavo,
    Tenho uma dúvida: Queria criar um ebook, mas depois alojá-lo no website do centro de investigação onde trabalho.
    Depois de algumas leituras, fiquei sem perceber se os sites onde podemos criar os ebooks nos obrigam a deixá-los alojados no próprio site.
    Tem alguma ideia relativamente a essa questão?

    Grata e muitos parabéns pelo artigo!

    • Esses sites vão te obrigar a deixar hospedados com eles. Você pode criar seu e-book no Word e, depois, apenas salvar como pdf e alojar onde quiser.

  2. Não consigo colocar a capa do meu e-book no word, porque fica uma barra branca mas laterais, o que eu faço?

  3. Ótimas dicas!

    Gostaria de completar dizendo que o planejamento é parte importante na criação do seu e-book. Para quem você está criando esse e-book? O que você pretende alcançar com esse e-book? Como esse e-book ajuda o seu público alvo? Essas são algumas questões importantes que você precisa responder antes mesmo de começar a escrever seu e-book. =)
    [editado]

  4. Bom Dia, tenho uma dúvida, já possuo o livro feito pelo word mesmo, como para para torna-lo em e-book ?

  5. LOURDES ACOSTA

    Olá Gustavo! Parabéns pelo post com informações excelentes para quem quer criar um e-book. Atualmente, estou escrevendo um livro (em word) e gostaria de transformá-lo em e-book. Já sei transformá-lo em pdf, porém não tenho a mínima disposição de buscar os recursos (ferramentas) para fazer a capa, inserir fotos e gráficos… Gosto mesmo é de escrevê-lo (e ainda não terminei) Rsrsrs. Sou jornalista e agora escritora… Kkkk. Então pergunto: Você tem disponibilidade para criar o meu e-book? Trata-se de um livro não comercial. Na verdade é uma obra que revela a árvore genealógica de duas famílias, que pretendo doar para suas ramificações… Em caso positivo, por favor, entre em contato comigo através do e-mail indicado abaixo. É possível?

  6. Milton Cordeiro Farias Filho

    Olá Gustavo. Você pode informar qual a melhor plataforma (mais segura) de proteção de direitos autorias para livros digitais (DRM)? Preciso comercializar um 3 livros digitais em minha página, mas estou inseguro quanto a escolha.

    • Milton, não sei informar, mas se colocar ele na Monetizze, por exemplo, existe um sistema interessante, que imprime na versão entregue o nome e CPF da pessoa.

  7. Paula Oliveira de Oliveira

    Olá Gustavo, escrevo algumas coisas e quero fazer um e-book. Porém não domino o assunto e não consigo tirar o que escrevo do papel. O e-book para mim é uma realização pessoal. Está tudo no papel, então o que devo fazer primeiro?

    • Paula, se não domina o assunto, fica mais difícil. O correto é escrever sobre algo que domine.

      • Walter

        Paulo, acho que você a interpretou mal. Ela disse que não domina o assunto “edição de e-Books”, pois o conteúdo está no papel!

        • Walter

          Desculpe-me!. Paulo não! Gustavo

    • Gleison Reinaldo

      Olá Paula, em minha opinião você deve passar todos os seus escritos para o Word, edita-los e salvar como pdf, depois você pode utilizar um programa gratuito como os citados na Matéria para criar a capa e dar cara de livro ao e-book.

  8. Uauuuuu adorei Gustavo. Estava querendo criar uma capa pro meu ebook e não sabia como. Já até postei no site que estou montando para a venda deste ebook. Gratidão. E gostei também de todas as outras dicas. Estaremos juntos no próximo Workshop Vá Para o Próximo Nível

  9. Diana Galvão

    Parabéns pelo post e pelo trabalho que tem desenvolvido!
    Há algum tempo eu abri uma conta no Papyrus e comecei a criar um ebook, mas agora quando tento aceder não consigo, nem á pagina. O que me impede de ver os meus documentos. Será que me poderia ajudar nesse âmbito?

      • Diana Galvão

        Obrigada por ter respondido.
        A raiz do problema é mesmo esse. Nem ao site consigo aceder.
        Corrija-me se estiver errada se faz favor: o site é http://papyruseditor.com/

          • Diana Galvão

            Ah okay…percebido!
            Muito obrigada :-)!

  10. Olá, Gustavo. Seria legal colocar o Trakto.
    Ela é uma excelente ferramenta e bem conhecida. Deixa o ebook online e ainda tem a possibilidade de descobrir quantas pessoas fizeram a leitura do eBook.

    Parabéns pelo post 🙂

  11. FELIX DA SILVA FREITAS

    puxa muito obrigado pelas dicas… vai me ajudar muito.

  12. Excelente matéria, eu
    estava precisando mesmo de dicas preciosa como essa, parabéns!

  13. Albert

    Olá bom dia, Gustavo muito bom seu material, creio que você possa me ajudar com esse novo projeto que estou desenvolvendo, queria tb algumas dicas de como fazer vídeos​ com o meu infoproduto.

    Aguardo seu contato
    Att: Albert Diniz

  14. Maria Tereza da Fonseca Alves

    A minha pergunta é a mesma do Bruno Fachiano, porém a resposta é vaga…

    • Maria Teresa, para ser específico, teria que entrar em cada ferramenta, criar um e-book e baixar, por isso realmente a resposta foi vaga. Sinto não poder ajudar mais nessa parte.

  15. para criar um e-book e começar a vende-lo, é necessário que tenha um bom conteudo eu sei, mas e quantidade de páginas? isso é influenciador no sucesso do e-book? se sim, quantas páginas deve possuir?

    • Wallace, o e-book, na minha opinião, precisa resolver o problema que se propõe. Fazendo isso, o número de páginas é irrelevante.

  16. Stefani Evaristo

    Olá Gustavo Freitas.
    Quero saber qual aplicativo cria-se e-book em pdf.
    Obrigada

  17. Daniel

    Obrigado pela atenção Gustavo.

  18. Daniel

    Olá Gustavo! Estou tentando pela primeira vez fazer meu ebook. Ao utilizar uma das ferramentas que vc indicou percebi que o ebook pede para preencher em uma das páginas do ebook alguns dados sobre direitos autorais. Gostaria de saber como vc fez com relação a esses detalhes e onde buscou os dados para preenchê-los considerando que vc deve ter feito seu ebook sozinho. Digo com relação a nome e editores, ISBN, etc

  19. Jany

    Como disse a Lia em seu comentário vc mostra o caminho e faz seu trabalho, tenho muito a aprender o caminho é de muito trabalho e dedicação.Parabéns!

  20. Editei meu primeiro livro infantil ilustrado. Estou com o segundo e o terceiro também prontos, Como criar o e-book. Você faz esse trabalho de criaçâo. Obrigado.

  21. maro

    Gostei das dicas Gustavo, obrigado. Estou querendo criar um ebook. É um bom começo.

  22. Daniele

    Olá Gustavo,
    Gostei muito das suas dicas. Preciso fazer uma revista digital. Minha primeira vez! Algum programa que você ache mais indicado pra essa interação entre fotos e texto?
    Obrigada e parabéns

  23. Oi Máira,
    não consigo abrir o site do esssia.com. Tá escrito certo? Obrigado

  24. Maíra Ferreira

    Legal o artigo! Pra gente que cria eBooks é importante saber todas as ferramentas que podem nos ajudar. Você conhece o http://www.esssia.com? É uma ferramenta nova pra criar ebooks. Eles estão em beta, mas já dá para criar gratuitamente. Por enquanto parece que só a versão free está liberada, mas em breve devem ter versão paga também.O legal dessa é que o ebook criado é automaticamnete mobile friend. Além disso, dá para inserir algumas interatividades ao longo do texto.

    • Muito obrigado, Maíra, pela sua dica tão actualizada. Afinal, o facto de o ebook ser mobile friend é algo bastante importante. Só uma pergunta: que tal a interface e a sua utilização? É beginner friendly? Ou, pelo contrário, necessita de uma curva de aprendizagem longa? Obrigado, uma vez mais! 🙂

    • Luiz Ibañez

      O Essa parece excelente mas pelo que entendi, não me permite salvar meu pdf e baixá-lo, é isso mesmo?

  25. Parabéns pelo excelente trabalho…… e muito obrigada por indicar o caminho……Deus abençoe. Você não sabe, mas é uma de minhas referências, seu trabalho me dá a a certeza de que através dedicação constante e força de vontade podemos criar o sucesso em nossas vidas.
    Lia

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.