Ganha dinheiro com o Google Adsense? Então você precisa ler isso!

Você ganha ou está querendo ganhar dinheiro com o Google Adsense? Você declara a Receita Federal o dinheiro que recebe através desse programa de afiliados?

O assunto parece que não tem relação com a temática do blog, mas no final você vai pensar de uma maneira diferente e vai me agradecer por levantar o tema para debate.

Se você ganha dinheiro com o Google Adsense ou recebe algum dinheiro com origem no exterior, você precisa declarar o recebimento desse dinheiro à Receita Federal através do programa Carnê Leão.

Não sou contador ou administrador, sou empresário, professor e empreendedor digital, mas em 2009 descobri que era necessário esse tipo de declaração, mesmo que não tenha alcançado o valor mínimo para pagar o imposto de renda. Essa declaração deve ser feita mês a mês.

Google Adsense Grupo

Como declarar da maneira correta

Esse artigo foi publicado em 11 de março de 2015 e atualizado em 04 de agosto de 2023.

Como já esclareci no início do artigo, não sou contador, não sou profissional dessa área, então não vou te mostrar nesse artigo como declarar os valores recebidos do Google Adsense ou outro programa de afiliados sediado no exterior.

Se você, como eu, não entende nada de Declaração de Imposto de Renda e regularização perante a Receita Federal de valores recebidos, mas recebe algum dinheiro vindo do exterior, sugiro que procure um contador para lhe orientar e ajudar a regularizar sua situação.

E isso para ontem. A multa de não declaração pode acabar com seu negócio online, então é melhor ficar de bem com o leão.

Comunidade Gustavo Freitas

Esse artigo não é explicativo. Esse não é o intuito, mas informativo. Como está na época de Declaração do Imposto de Renda, me lembrei do tema e resolvi publicar esse texto como um alerta para os que ainda não sabem deste fato.

E eu sei que muitos nem imaginavam que era necessário fazer essa declaração, mesmo que o valor não chegue ao mínimo necessário para ser tributado.

E quero ainda acrescentar um ponto muito importante, que destaco abaixo.

O ideal é você se regularizar como Pessoa Jurídica

É claro que a declaração dos valores que você recebe com seu negócio digital não se limitam aos valores recebidos do Google Adsense.

Nesse artigo trato sobre esse assunto, pois sei que é uma dúvida recorrente entre os blogueiros, mas não se esqueça também dos outros programas de afiliados.

Como por exemplo o que você recebe da Monetizze e Hotmart, que não é em moeda estrangeira, mas também deve ser declarado da maneira correta.

O ideal é que você regularize seu negócio online. Pare de trabalhar como Pessoa Física e comece a trabalhar como Pessoa Jurídica.

Você pode criar um MEI (Micro Empreendedor Individual) e dessa maneira pagar MUITO menos imposto ao Governo.

Eu cheguei a pagar mais de R$ 400,00 por mês de Carnê Leão, além de ainda ter que pagar o Imposto de Renda anual. Em determinado momento, estava trabalhando 4 meses do ano para pagar o IR e o Carnê Leão. Um absurdo, mas isso é Brasil. Com a legalização do meu negócio, pago infinitamente menos de imposto que se fosse Pessoa Física e sem infringir a lei.

Se pensa em regularizar seu negócio, não corra para tirar seu CNPJ como MEI. Primeiro procure saber se realmente é possível você realizar suas tarefas com ele.

O objetivo desse artigo é ser um alerta para você que ainda não declara o dinheiro recebido do Google Adsense. Então fiz minha parte.

Qualquer dúvida relacionada a maneiras de baixar ou usar o Carnê Leão, por favor, não deixe nos comentários, pois como já expliquei, não sou profissional na área. Procure um contador.

A contadora que indico no momento é a Aline Bosa, ela é especialista em negócios digitais e sempre responde lá pelo Instagram dela @alinebosa.contadora.

Até já fizemos uma live no meu canal, confere clicando aqui.

Ainda não ganha dinheiro com o Google Adsense?

Se você ainda não ganha dinheiro com o Google Adsense, posso te ajudar nessa tarefa.

Trabalho com Google Adsense desde 2008 e tenho uma larga experiência em criação de blogs para monetização com Google Adsense.

Se quer conhecer minha comunidade o assunto, basta clicar no link abaixo.

→ Quero conhecer a Comunidade Gustavo Freitas!

Espero que esse alerta te ajude a não ter problemas com a Receita Federal.

Leia também

Sobre o Autor
Gustavo
Bacharel em Sistemas de Informação, Pós graduado em Planejamento Educacional e MBA em Marketing. Especialista em Google Adsense e blogs e autor do livro "O Círculo de Criação do Infoproduto Perfeito".

Você está aqui: