7 dicas para usar o Telegram no seu negócio [seja ele qual for]

Nesse artigo vou te passar 7 dicas para usar o Telegram no seu negócio, seja ele qual for. Então mesmo que você não tenho um blog, um site, uma lista de e-mail, um canal no Youtube, etc, fique tranquilo, esse artigo é também para você.

Antes de passar as dicas, quero te mostrar o que é o Telegram, pois muitas pessoas dão a resposta a essa pergunta de maneira equivocada. O Telegram não é apenas um mensageiro, como o WhatsApp.

Gosto de dizer que o Telegram é uma ferramenta completa de marketing, que também possui funções iguais a do WhatsApp, ou seja, ele é muito, mas muito mais que o WhatsApp sonha em ser e por isso pode ajudar seu negócio, mesmo que seja uma lanchonete, uma loja de roupas para bebês ou um cinema a ir muito além no relacionamento com clientes e futuros clientes.

O que é o Telegram?

Segundo a FAQ do Telegram,

O Telegram é um aplicativo de mensagens com foco em velocidade e segurança, é super rápido, simples e grátis. Você pode usar o Telegram em todos os seus dispositivos ao mesmo tempo — suas mensagens serão sincronizadas em todos os seus celulares, tablets ou computadores.

Com Telegram, você pode enviar mensagens, fotos, vídeos e arquivos de qualquer tipo (doc, zip, mp3, etc), assim como criar grupos de até 5000 pessoas ou canais para transmitir para audiências ilimitadas. Você pode conversar com seus contatos telefônicos ou procurando-os pelo nome de usuário.

Como resultado, Telegram é como SMS e e-mail combinados — e pode tomar conta de todas as suas necessidades de mensagens pessoais ou de negócios.

Se você ainda não usa o Telegram, acesse o site deles aqui e veja como baixar para seu smartphone e até mesmo para instalar em seu computador (sem a necessidade de ficar conectado no smartphone).

7 dicas para usar o Telegram no seu negócio [seja ele qual for]

Essas dicas são para iniciantes, então se você já utiliza o Telegram para assuntos pessoais, pode pular direto para a dica extra e começar a usar o Telegram também para seus negócios.

7 dicas para usar o Telegram no seu negócio [seja ele qual for]

Dica 1 – Personalizando o Telegram

Crie um nome de usuário no Telegram. É simples, rápido e você pode mudar quando quiser! Basta ir nas configurações, clicar em Nome de Usuário e escolher o seu!

Isso traz algumas praticidades, como poder criar um link para conversarem diretamente com você, que pode ser inclusive colocado no seu site!

Seu link ficará assim: www.telegram.me/seunomedeusuário e qualquer um que clicar no link será direcionado para uma conversa com você no Telegram! Se a pessoa não tiver o Telegram, haverá um link para ela criar uma conta!

Além disso, com um nome de usuário as pessoas podem citar você nos grupos e facilitar que você saiba quando estão precisando da sua presença!

Essa parece uma dica simples, mas é fundamental para utilizar o Telegram de maneira profissional.

Dica 2 – Respostas nos grupos do Telegram

Quando estiver em um grupo no Telegram e quiser responder a uma mensagem que alguém enviou, mesmo que faça já algum tempo, você pode pressionar uma vez em cima da mensagem e clicar em “Responder”.

Um pequeno trecho da mensagem que você está respondendo aparecerá, e quando você responder a pessoa que enviou será notificada e saberá qual mensagem você está respondendo! Isso sim é organização de uma conversa com muitas pessoas!

Dica 3  – A mágica dos vídeos no Telegram

Você está conversando sobre algum assunto e se lembra de um vídeo que tem no youtube, mas até sair do Telegram, entrar no Youtube e procurar o vídeo leva um tempo, abrir outro aplicativo e gastar mais bateria do seu celular!

De maneira simples e rápida isso é resolvido: Digite @Youtube e uma palavra chave que deseja buscar, e aguarde até que uma pequena lista de vídeos apareça com a palavra chave que você digitou. Clique no vídeo que deseja enviar e pronto!

É possível ainda assistir o vídeo sem nem sair do Telegram, com um player interno sem precisar abrir o aplicativo do Youtube no celular! Isso sim é praticidade e inteligência!

Com certeza será muito mais fácil passar vídeos para sua audiência, já que você ganha tempo e eles não precisam sair do aplicativo para assistir os vídeos.

Dica 4 – Mídia compartilhada

Está procurando alguma coisa que um amigo te enviou, seja num grupo ou numa conversa particular, ou mesmo em um Canal que você acompanha?

Com o Telegram é muito mais simples de encontrar. Simplesmente abra a conversa, clique no nome do canal, grupo ou contato e em “Mídia Compartilhada”. Ali estão todas as mídias que foram enviadas nessa conversa.

Mas não para por aí… Ela está separada em Mídia (Fotos e Vídeos), Arquivos (qualquer tipo de arquivo), Música e, uma das melhores coisas, links!

Isso mesmo, todos os links enviados na conversa ficam armazenados ali. Se alguém te enviou um site interessante e você não lembra mais, ele está ali disponível para você acessar.

Dica 5 – Crie um grupo

Os grupos do Telegram podem ter até 200.000 membros cada e são ferramentas de comunicação extremamente poderosas. Aqui estão alguns recursos importantes que os destacam no mundo das mensagens:

Histórico unificado

Edite suas mensagens após enviar, apague-as para que elas desapareçam para todos.

Disponibilidade entre plataformas

Acesse suas mensagens a qualquer momento, de qualquer um de seus celulares, tablets ou computadores.

Busca instantânea

Encontre a mensagem que você está procurando, mesmo entre milhões. Filtre por autor para encontrar mais facilmente.

Respostas, menções e hashtags

Mantenha facilmente uma conversa e tenha uma comunicação eficiente, não importando o tamanho do grupo.

Notificações importantes

Silencie o grupo para receber notificações apenas quando as pessoas mencionarem você ou responderem às suas mensagens.

Mensagens fixadas

Administradores e membros com permissão podem fixar qualquer mensagem para ser exibida na parte superior da tela do chat. Todos os membros receberão uma notificação, mesmo que ignorem as mensagens comuns do grupo.

Ferramentas de moderação

Adicione administradores que podem apagar mensagens em massa, controlar a entrada de usuários e fixar mensagens importantes. Defina os privilégios de administrador com precisão granular.

Permissões do grupo

Defina permissões padrão para impedir que os membros publiquem tipos específicos de conteúdo. Ou até mesmo restringir os membros de enviarem mensagens completamente — e permitir que os administradores conversem entre si enquanto todos os outros assistem.

Compartilhamento de arquivos

Envie e receba arquivos de qualquer tipo, com até 1,5 GB de tamanho cada, e acesse-os instantaneamente em seus outros dispositivos.

Grupos públicos

Receba um link curto para o seu grupo e torne-o público, como o t.me/publictestgroup. Dessa forma, qualquer pessoa pode visualizar todo o histórico de chat do grupo e participar para postar mensagens.

Customização via bots

Crie ferramentas personalizadas para qualquer necessidade específica usando nossa Bot API e Bots Inline.

Para criar um grupo, siga os passos:

  • iOS: Inicie uma nova mensagem (toque no ícone no canto superior direito em Chats) > “Novo Grupo”.
  • Android: Toque no ícone de lápis circular na lista de chats > “Novo Grupo”.
  • Telegram Desktop: Clique no botão de menu no canto superior esquerdo > “Novo Grupo”.

Dica 6 – Crie um canal

Canais são uma ferramenta para transmissão pública de mensagens para grandes audiências. Na verdade, canais podem ter um número ilimitado de membros.

Quando você posta em um canal, a mensagem é assinada com o nome do canal e não o seu. Você pode apontar administradores adicionais para te ajudar a gerenciar o canal. As postagens apagadas serão apagadas para todos, não apenas você. Novos membros podem ver todo o histórico de mensagens do canal assim que eles entrarem.

Se você quiser um exemplo, entre em nosso canal oficial do Telegram para ser notificado sobre nossas atualizações.

Para criar um canal:

  • iPhone: Inicie uma nova mensagem (toque no ícone no canto superior direito em Chats) e então em ‘Novo Canal’.
  • Android: Toque no círculo com o ícone de um lápis e então em ‘Novo Canal’.
  • Windows Phone: Toque no botão ‘+’ na barra inferior e então em ‘Novo Canal’.

Qual a diferença entre canais públicos e privados?

Canais públicos possuem um nome de usuário. Qualquer um pode encontrá-los na busca do Telegram e entrar. Canais privados são para sociedades fechadas – você precisa ser adicionado pelo criador ou obter um link de convite para entrar.

Dica 7 – Siga meu canal no Telegram

Quer aprender mais sobre marketing de afiliados? Então está convidado a participar do meu canal no Telegram, basta clicar no link abaixo e seguir as instruções, é GRÁTIS.

→ Quero assinar o canal

Qualquer dúvida, estou à sua disposição, basta perguntar.

Como Criar um Negócio Lucrativo na Internet - Baixe Grátis!

Gustavo Freitas

Bacharel em Sistemas de Informação, Pós graduado em Planejamento Educacional e MBA em Marketing. Fundador da Netflix do Marketing Digital (CMD) e autor do livro "O Círculo de Criação do Infoproduto Perfeito".

Website: https://gustavofreitas.net

6 Comentários

  1. Excelente Artigo, Estou bastante interessado no curso do telegram, onde posso comprar este curso, o curso é online ?

  2. Show de Bola esse artigo Gustavo.
    Momento oportuno para falar do Telegran.
    Eu e minha família já estamos todos lá, estamos abandonando o whatsapp.

    Parabéns pelo seu incrível trabalho.

    Grande abraço, seja sempre um sucesso!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.