Como fazer um ebook profissional sem gastar um centavo [e ganhar MUITO dinheiro com ele]? Se essa é sua dúvida, fique tranquilo que nesse artigo vou compartilhar com você a experiência que tenho sobre o assunto.

Quem sou eu?

Se você chegou nesse artigo e não sabe quem é Gustavo Freitas, deixe eu te falar rapidamente quem sou eu.

Comecei a trabalhar com negócios online em fevereiro de 2008 quando criei meu primeiro blog. Criei meu primeiro ebook no dia 27 de março de 2011 e hoje possuo +20 e-books publicados na minha área de atuação, fora vários outros ebooks em áreas em que não sou especialista. Por isso acredito que a experiência que tenho na criação de books vai te ajudar a fazer um ebook profissional.

O que é um ebook?

O que chamamos hoje de ebook (ou e-book) nada mais é que um Livro Digital, ou seja, é qualquer conteúdo de informação, semelhante a um livro, mas em formato digital ou eletrônico, que pode ser lido através de dispositivos como computadores, smartphones e leitores de livros digitais como o Kindle.

Google Adsense Grupo

Um ebook pode ser apenas a versão digital de um livro impresso, mas não é necessário que ele possua uma versão em papel para se configurar como um livro digital. Hoje é comum se criar ebooks sem que exista a versão impressa do material, até mesmo grandes autores espalhados pelo mundo tem usado essa estratégia para baixar custos e também para distribuir material de forma gratuita.

Os formatos mais comuns de ebooks são:

  • PDF
  • HTML
  • ePUB

Para esse artigo vou me basear na criação de ebooks utilizando o formato PDF, que exige apenas que o computador, smartphone ou leitor tenha um aplicativo gratuito instalado.

Quando surgiu o ebook?

A Wikipédia é um dos poucos locais em que se fala sobre a origem do ebook.

Comunidade Gustavo Freitas

Não existe um consenso sobre qual o primeiro livro digital. Alguns apontam o Thomisticus, um índice anotado dos trabalhos de Tomás de Aquino, feito por Roberto Busa no final da década de 1940. Esse fato é muitas vezes omitido, talvez porque o texto digitalizado era (pelo menos inicialmente) uma forma de criar um índice e concordância, ao invés de uma edição publicável.

O mais forte candidato a criador do e-book é Michael Stern Hart, quando digitou a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América em 1971. Hart foi também o fundador do Projeto Gutenberg, o mais antigo produtor de livros eletrônicos do mundo.

No Brasil o ebook surgiu junto com a internet e se popularizou como uma ferramenta de aprendizagem a partir de 2012, quando o mercado de infoprodutos começou a ganhar força, em parceria com o marketing digital e o marketing de afiliação.

O que é um infoproduto?

Um infoproduto é um produto do conhecimento como um ebook, um curso em vídeo aulas, um audiobook, um script, um relatório, um template para blog, um plugin, etc.

Hoje é muito comum “empacotar” um conhecimento que você tem, geralmente em torno da solução de um problema, e vender esse conhecimento em formato de ebook ou cursos em vídeo.

Eu já criei mais de 25 cursos em vídeo e mais de 20 ebooks sobre assuntos relacionados ao meu trabalho com marketing de afiliados, infoprodutos e marketing digital.

E chegou a hora de você também começar a empacotar seu conhecimento e criar ebooks que vão gerar dinheiro para você.

Como fazer um ebook profissional sem gastar um centavo

Quer aprender como fazer um ebook profissional? E sem gastar dinheiro e ainda aprendendo a vender esse ebook?

Então vamos lá…

Se você ainda é iniciante e está começando a aprender sobre criação de infoprodutos, certamente já procurou por ferramentas para criar seu primeiro ebook. Nesse artigo vou te revelar que não tem necessidade de ter ferramentas rebuscadas e nem de gastar dinheiro para isso.

Vou relacionar as ferramentas que você precisa para criar seu ebook profissional sem gastar um centavo:

  • Word ou outro editor de texto open source como o LibreOffice ou o OpenOffice
  • Canva
  • Adazing

Word ou outro editor de texto

No Word você escreve seu conteúdo e faz a formatação. Eu gosto muito de colocar as páginas no formato A5, assim o ebook ficará com o tamanho de um livro e, se o comprador resolver imprimir, já terá um tamanho legal para guardar na sua biblioteca.

Não se esqueça também de colocar um sumário no início, seu nome, link para seu site e mídias sociais e um texto informando que é proibido a distribuição do ebook para terceiros.

Confira no vídeo abaixo como fazer.

→ Como formatar o ebook no Word

Canva

No site Canva.com você consegue, gratuitamente, criar vários tipos de imagem, sem nenhum conhecimento de ferramentas de edição, como é o caso do Photoshop e Corel Draw.

É no Canva que crio o design de minha capa, os banners para divulgação no blog e nas redes sociais, pois lá eles tem os tamanhos exatos para cada propósito.

Confira aqui o tutorial em vídeo

Adazing

No Adazing crio a capa 3D que também é chamada de Mockup. É a representação do ebook, em formato de livro. Para isso uso a imagem criada no Canva.

→ Confira o tutorial em vídeo

Só isso?

Além dessas ferramentas, você também vai precisar ter o conhecimento necessário para criar seu ebook. Existem três maneiras de criar um infoproduto hoje:

  • Conhecimento próprio
  • Conhecimento de terceiros (quando você cria uma sociedade com um profissional de determinada área)
  • PLR (Private Label Rights) que é você adquirir os direitos sobre a obra do autor.

Dessas três, a maneira gratuita é justamente utilizando seu conhecimento.

Ah, Gustavo, mas eu não tenho nenhum conhecimento… acho isso pouco provável. Todos temos algum tipo de conhecimento. Essa não pode ser a objeção, mas sim se as pessoas estão procurando por esse conhecimento.

Para descobrir isso, você pode começar utilizando uma ferramenta de palavras chave como o Ubersuggest, que é gratuito.

Você também pode usar uma outra ferramenta fantástica, que detalho no artigo Como descobrir o que seu público está procurando e começar a imprimir dinheiro com essa informação.

Se você chegar a conclusão de que realmente não tem um conhecimento interessante para entregar para seu público, então o que recomendo é que crie um ebook baseado em PLR. Nesse caso, você terá que fazer um investimento, mas ainda muito baixo… muito baixo mesmo.

Para aprender a lidar com PLR profissionalmente, recomendo o livro “O Círculo de Criação do Infoproduto Perfeito“. No livro você ainda vai aprender todo o processo de criação e lançamento de infoprodutos.

Gustavo e livro

Se você não gosta de livro e prefere um curso em vídeo, tenho um que vai te ajudar muito nesse início.

→ Clique aqui e aprenda a trabalhar com PLR

Onde vender o ebook e ganhar MUITO dinheiro

Depois de criar seu ebook profissional é o momento de ganhar muito dinheiro com ele. Para isso você vai utilizar uma plataforma de afiliados. Eu uso e recomendo a Monetizze.

→ Como ganhar dinheiro com a Monetizze

Após cadastrar seu ebook na Monetizze chegou o momento de começar a vender.

Para finalizar

Se você gostou da ideia de criar infoprodutos em formato de e-book, quero reforçar para você que no meu livro “O Círculo de Criação do Infoproduto Perfeito” você encontra tudo que precisa para criar e lançar seus infoprodutos, em detalhes.

Se ficou alguma dúvida sobre como fazer um ebook profissional, basta deixar sua dúvida nos comentários, mas não se esqueça de também visitar os links que estão no artigo, aumentando assim seu conhecimento sobre o assunto.

Leia também

Google Adsense Grupo

Bacharel em Sistemas de Informação, Pós graduado em Planejamento Educacional e MBA em Marketing. Especialista em Google Adsense e autor do livro "O Círculo de Criação do Infoproduto Perfeito".

2 respostas em “Como fazer um ebook profissional sem gastar um centavo [e ganhar MUITO dinheiro com ele]”

Comentários estão fechados.