Quem é Gustavo Freitas

Fico feliz que queira conhecer um pouco da minha história. Vamos lá então…

Entre 1993 e 1994 fiquei mais de 1 ano desempregado. Tinha 20 anos, estava noivo e tinha somente o ensino médio. Não tinha uma profissão e nem muita vontade de aprender algo diferente. Meu pensamento era conseguir passar num concurso público, receber um bom salário e me casar e formar família.

Eu queria estabilidade e acabei conseguindo.

Concurso público

Em agosto de 1994 fui chamado para um concurso de nível fundamental (hoje o 9º ano) e fui trabalhar na área de saúde, mais precisamente como atendente de pronto socorro de um hospital de uma cidade vizinha. Eu nunca tinha trabalhado em um hospital e lá estava eu, muito contente pelo bom emprego e salário.

Já nesse ano tive problemas com atraso de pagamento e os anos seguintes não foram diferentes. Cheguei a ficar três meses sem pagamento. Recém casado, ainda sem profissão (funcionário público não é profissão ;) ) e morando de aluguel.

Nesse mesmo ano consegui transferência para o hospital de minha cidade e foi lá, por volta de 1998 que comecei a ter acesso a tecnologia. No hospital tinha três computadores e um amigo me deixava “futucar” um deles de vez em quando. Mas nenhum deles tinha internet e até então esse nome pra mim não dizia nada, pois nunca tinha acessado a internet.

Meu primeiro computador

Em 1999 consegui comprar meu primeiro computador. Um computador usado que tive que pagar em 10x. Na época consegui instalar, com muito custo, uma internet discada e comecei a pesquisar com muita vontade por maneiras de ganhar dinheiro com o computador.

Cheguei a comprar uma apostila (na verdade eram apenas algumas páginas) que ensinava 82 maneira de ganhar dinheiro com o computador. Duas delas coloquei em prática. Fazer cartão de visitas e digitar e imprimir currículos. Mas isso era um serviço que aparecia de vez em quando.

Continuei pesquisando e acima de tudo estudando muito sobre computadores. Tanto que em 2004 já não estava mais trabalhando num pronto socorro e sim no setor de Tecnologia da Informação (TI), mas ainda como funcionário público e na área de saúde. Naquela época o salário estava muito defasado e eu queria ter uma profissão pra sair do serviço público.

Wikinomics e a minha transformação

Em 2006 entrei na faculdade pra cursar Sistemas de Informação (área de tecnologia). Em 2008 estava procurando um tema pra minha monografia e li o livro “Wikinomics: Como a colaboração em massa pode mudar o seu negócio”. Esse livro mudou minha cabeça, minha visão do mundo e principalmente de como os negócios funcionavam nas grandes empresas que investiam na colaboração em massa. Eu agora queria ter um site a qualquer custo.

Abri meu primeiro site em janeiro de 2008, o GF Soluções. Um site em Joomla. Alguns meses depois resolvi criar alguns blogs na plataforma Blogger e devido ao sucesso desses blogs, resolvi migrar, em maio de 2008, o GF Soluções para o WordPress.org, transformar ele num blog e começar a trabalhar pra ganhar dinheiro na internet.

No final de 2008 já eram dois blogs e em janeiro de 2009 (1 ano após criar o GF Soluções) eu já ganhava mais com meus blogs do que no serviço público.

O ano de 2009 foi o ano de minha formatura e no final dele já tinha mais de uma dúzia de blogs e ganhas 5 vezes maior que meu salário no serviço público.

Em 2010 criei um blog sobre futebol (hoje não é mais meu, foi vendido) que gerou mais de 1 milhão de visitas em alguns meses de vida. E no final desse ano já ganhava mais de 10x o meu salário no serviço público. Em 2011 pedi demissão de meu cargo público e fui dedicar meus dias a trabalhar no meu Home Office.

Professor universitário

Assim que terminei a faculdade, comecei uma especialização em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior. Eu tinha um sonho… Ser professor universitário. Esse sonho se realizou em 2011 quando comecei a lecionar para as turmas noturnas de Sistemas de Informação e Engenharias da Faculdade Pitágoras. Fiquei no cargo até Julho de 2013, quando meus negócios online já me tomavam muito tempo e não podia mais lecionar, apesar de amar trabalhar com ensino de jovens.

Tirando alguns ovos da cesta

Em 2011 meus ganhos vinham somente dos blogs e 90% era através do Google Adsense. Sabia que não podia depender de apenas uma fonte de renda e comecei a pesquisar para diversificar. No final de 2012 com a popularização de plataformas para compra e venda de infoprodutos comecei a trabalhar com esse tipo afiliação e os ganhos foram as alturas.

No final de 2012 também lancei meu primeiro e-book pago o “Feeds e Feedburner: Aprenda tudo que você precisa pra ganhar dinheiro com eles” em parceria com o Antonio Faneca.

O sucesso do e-book me levou a lançar, em janeiro de 2013, o curso “Como criar um blog de nicho e ganhar dinheiro na internet“. Esse treinamento já foi feito por mais de 600 alunos.

E de lá pra cá já lancei vários outros cursos, entre eles destaco o “E-mail marketing para iniciantes” e o meu treinamento mais conhecido atualmente, o Método Start.

gustavo freitas no ES TV 1ª edição

Entrevista concedida a afiliada Globo no ES, em meu home office.

Alguns links interessantes

Segue alguns links interessantes para que posso conhecer ainda mais sobre mim e meu trabalho.

  • Meu canal no Youtube – Vários vídeos com dicas sobre criação de blogs, e-mail marketing e como ganhar dinheiro na internet.
  • Página de fãs no Facebook – Minha página no Facebook. Se você clicar em curtir vai sempre ficar por dentro do que estou fazendo nos meus negócios online.
  • Twitter – Meu perfil pessoal no Twitter.
  • Google+ – Minha página pessoal no Google+.

Além disso você ainda pode conhecer alguns de meus blogs clicando aqui e vários de meus e-books gratuitos clicando aqui.