Você está trabalhando no marketing de afiliação com foco no MRF ou MRS?

Esse artigo reflete minha posição pessoal sobre o marketing de afiliação e não tem por objetivo atacar nenhuma pessoa ou profissional. Como comecei como blogueiro no início de 2008, quando no Brasil nem se falava em ganhar dinheiro com blogs, quem dirá com marketing de afiliação, me sinto na obrigação de alertar os que estão começando a não se desviar do objetivo principal de se criar um projeto na internet… Ajudar as pessoas a resolver problemas.

Esse artigo foi escrito em 24 de janeiro de 2015 e atualizado em 15 de junho de 2018.

Antes de continuar quero fazer uma ressalva. Esse artigo foi publicado, originalmente no meu outro blog, o Quero Criar um Blog e resolvi trazê-lo para Gustavo Freitas.Net e atualizar algumas ideias.

No treinamento Método Start (que não recebe mais inscrições, mas falo o mesmo no Clube do Marketing Digital) deixo claro isso logo nas primeiras aulas. Se você quer criar um negócio online que dure longos anos, é necessário focar em resolver os problemas das pessoas e não APENAS em ganhar dinheiro.

Como comecei um blog como hobby, meu objetivo, sempre que escrevia um artigo, era ajudar e levar solução de problemas para meus leitores, dentro da minha área de atuação na época (Tecnologia da Informação).

Os tempos mudaram e hoje a pessoa já chega na internet pensando em ganhar dinheiro e não em ajudar as pessoas a resolver os problemas do seu nicho de atuação. Na minha visão isso é um erro e torna seu projeto passageiro. Vai chegar um momento que seu público vai entender a sua real motivação e vai deixar de te acompanhar. Isso pode levar algum tempo, mas vai acontecer. Por isso falo em criar um negócio com base sólida para durar vários anos.

Profissional de Marketing Digital???

Quando os blogs começaram a ganhar notoriedade aqui no Brasil o desejo dos blogueiros que estavam começando era se tornar um Problogger, ou seja, um blogueiro profissional. Hoje o termo que quase todos estão atrás é outro. Nesse momento no Brasil está na ‘moda’ ser Profissional de Marketing Digital. Você pergunta a uma pessoa que acabou de te abordar no Facebook o que ela faz e a resposta é… Sou profissional de marketing digital. Mas acredito que 99% dos que se auto intitulam nessa profissão não o são… nem mesmo passam perto disso.

O objetivo do artigo não é explicar o que faz determinado profissional, então não vou me prestar a isso nesse momento. Mas de uma coisa tenho absoluta certeza. Não sou profissional de marketing digital. Eu comecei como blogueiro e desejei muito me tornar um Problogger, o que aconteceu (em tempo integral) em 2011 quando pedi licença de meu emprego público.

Quando ainda não se falava em marketing digital e muito menos em marketing de afiliação, infoprodutos e plataformas de afiliação como Monetizze, Hotmart e Eduzz.

Tentei ser um profissional de marketing digital nos moldes adotados pelo “mercado” atualmente, mas fui um fracasso total e dou graças a Deus por isso. Hoje sei muito bem o que sou e tenho falado isso com muito orgulho, pois lutei muito pra chegar a esse patamar. Sou Professor e Problogger. E não tenho nenhuma intenção nesse momento de mudar de profissão.

Isso não quer dizer que não busco aprender todos os dias maneiras de vender mais e ganhar dinheiro com marketing digital. Mas não sou um profissional nessa área. Não posso me candidatar a uma vaga em uma empresa nessa área.

Diante disso, preciso abordar com vocês o meu conceito, a minha maneira de olhar o mercado do marketing de afiliação atualmente no Brasil que envolve blogs, e-mail marketing, redes sociais, anúncios pagos e infoprodutos.

Marketing de Resultado Financeiro X Marketing de Resultado Social

marketing-de-resultado-financeiro-marketing-de-resultado-social

Para abordar o assunto preciso falar sobre marketing de resultado e de duas correntes que o Prof. Maiso Dias fala muito bem no trecho abaixo.

[…] o Marketing de Resultado como sendo duas correntes, uma, onde os índices de audiência ou visibilidade justificam apenas o faturamento, e na outra, estão resultados que os produtos oferecem aos seus consumidores em especial o benefício da qualidade, neste caso o resultado é de mão dupla, ganha quem vende e ganha quem consome (confira o texto na íntegra).

Já venho conversando com alguns amigos sobre essas duas correntes, e isso se intensificou no Afiliados Brasil São Paulo, quando percebi que a grande maioria das pessoas com quem abordei o assunto concordam comigo. O que é muito bom para o mercado, no meu ponto de vista. Eu me atrevi (já disse não sou profissional de marketing) a criar uma nomenclatura para essas duas correntes (voltado para o marketing de afiliação). Eu as chamo de Marketing de Resultado Financeiro e Marketing de Resultado Social.

Hoje estamos vivendo o boom dos infoprodutos e cápsulas. Todos querem criar seu infoproduto ou pelo menos indicar um infoproduto e ganhar $$$ comissões. Você já deve ter lido muito a respeito e acredita que já está pronto para tomar a decisão certa ao entrar nesse mercado promissor como produtor ou afiliado. Mas será que está pronto mesmo?

Marketing de Resultado Financeiro

Marketing de Resultado Financeiro é o nome que dou as ações de marketing visando apenas ganhar dinheiro. Eu crio um curso e não me preocupo com os resultados que os alunos vão ter. Ou pelo menos não com a maioria, pois se alguns aprenderem e tiverem resultados expressivos, posso usar isso para aumentar ainda mais as vendas do curso. Então eu crio o curso e invisto muita energia no planejamento da minha página de vendas e da minha estratégia de vendas para converter o máximo possível.

O objetivo é somente converter, ter resultados financeiros. É fácil identificar esse tipo de marketing de resultado. Acesse as plataformas de afiliação e analise algumas das páginas dos infoprodutos mais vendidos. Acompanhe alguns desses infoprodutores e você verá que eles sempre estão dando destaque a grandes ganhos financeiros, mas não mostram, em contrapartida, os grandes ganhos da maioria de seus alunos.

Abra algumas dessas páginas de vendas e você será surpreendido com promessas mirabolantes. Muitas difíceis de se cumprir. Outras impossíveis. Mas estão lá para aumentar a conversão. Para aumentar as vendas e os ganhos financeiros. Afinal de contas o objetivo é resultado financeiro.

Importante: Nem todos os grandes infoprodutores pensam dessa maneira. Não é por que ele está no topo de vendas da plataforma que está preocupado apenas com o resultado financeiro.

Esse artigo vai te ajudar a entender melhor o que estou falando.

→ As mentiras que o marketing digital transforma em verdade

Marketing de Resultado Social

Marketing de Resultado Social é o nome que dou as ações de marketing que estão preocupadas em solucionar os problemas do seu cliente e, em consequência do bom trabalho, ganhar dinheiro como recompensa. Eu crio um curso com a preocupação de que meus alunos consigam os resultados propostos na carta de venda. Eu crio o curso com um planejamento profissional, levando em conta a maturidade do meu público para aprender aquele assunto.

O objetivo é que os alunos entrem no curso e saiam sabendo resolver os problemas que os motivaram a comprar o curso. Isso é ter resultados sociais. Isso é o que chamo de Marketing de Resultado Social.

Você realmente se preocupar em transformar vidas e não somente transformar a sua vida!

Geralmente os infoprodutos que estão fazendo esse tipo de marketing não estão entre os mais vendidos nas plataformas de afiliação. Sabe por que? As páginas de vendas desses profissionais não tem como objetivo uma alta conversão. Não são pensadas APENAS para isso… Na verdade em alguns casos nem são pensadas. O objetivo é ser o mais sincero possível e mostrar o que a pessoa PODE aprender com o curso. Não existem promessas difíceis ou impossíveis de serem cumpridas.

Claro que é possível melhor muito essas páginas, mesmo sem fazer promessas mirabolantes, mas isso é assunto para outro artigo.

Como identificar qual marketing está sendo usado?

Identificar se um produtor está usando o MRF ou o MRS é muito simples, pelo menos na plataforma Hotmart. Basta você entrar no Hotmart e no menu superior selecionar Mercado – Encontrar produtos. Você pode digitar um termo ou então analisar os mais quentes do mercado. Ao clicar para abrir o produto você terá a seguinte imagem.

hotmart

A informação que vai lhe ajudar a entender o tipo de marketing que está sendo utilizado é o resultado de “Avaliações”. Esse resultado é informado pelos alunos do curso e a nota máxima é 5. Um curso que tenha, de média, acima de 4 estrelas, na minha opinião, está fazendo o Marketing de Resultado Social. Quando ele tem uma temperatura alta isso prova que é sim possível ganhar dinheiro com infoprodutos de qualidade e com foco nos resultados sociais.

Outra maneira é acessar a página de vendas e verificar se estão sendo feitas promessas fora da realidade. Promessas fora da realidade da maioria dos alunos mostra claramente que o foco não é o resultado social.

Abaixo deixo os resultados do Método Start no Hotmart e alguns comentários de alunos satisfeitos com os resultados que eles tem obtido. Isso é resultado social. Isso sim transforma vidas e dá uma motivação sensacional. E sabe do melhor? Ainda ganho dinheiro com isso… Smiley piscando

image

image

image

Fica um pedido a plataformas como Monetizze e Eduzz que também coloquem essa avaliação dos alunos/clientes nos cursos, e-books e demais infoprodutos.

O que vem por ai…

Tenho conversado muito a respeito desse assunto, mostrando preocupação com o rumo que o mercado de afiliação no Brasil está tomando e fico feliz em dizer que muitas pessoas pensam como eu, ou seja, estão focadas em Marketing de Resultado Social. Quando você foca nisso, seu negócio online tem uma base sólida para crescer e permanecer rentável por anos. Lembre-se, estou aqui desde 2008.

Inclusive alguns profissionais de fora do Brasil e que conhecem o nosso mercado me falaram que nos Estados Unidos também foi assim. No começo o foco era em resultados financeiros. Hoje é em resultados sociais e quem não se adaptou saiu de cena.

O mercado de marketing de afiliação de infoprodutos no Brasil vai evoluir. Estamos vendo apenas o começo. E muitos profissionais que estão no mercado hoje se preocupando apenas com o resultado financeiro vão sair de cena.

Ah, mas não tenho ainda infoproduto, então não preciso me preocupar. Errado. Se você indica um curso ou um infoproduto e ele não está focado no resultado social, você também sai perdendo, pois a sua credibilidade está em jogo. Pense nisso.

E você, como tem visto o mercado de afiliação e infoprodutos no Brasil? Deixe sua opinião sincera nos comentários, inclusive se já tiver tido uma experiência com algum infoproduto que usa o Marketing de Resultado Financeiro ou o Marketing de Resultado Social.

Vamos debater o assunto e tornar o mercado de marketing de afiliação no Brasil mais maduro e honesto.

Você está trabalhando no marketing de afiliação com foco no MRF ou MRS?
4.4 (88.57%) 7 vote[s]

Como Criar um Negócio Lucrativo na Internet - Baixe Grátis!

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Clube do Marketing Digital e do evento presencial Vá para o Próximo Nível.

Website: https://gustavofreitas.net

7 Comentários

  1. Parabéns Gustavo, ótimo conteúdo. Realmente muitos produtores e afiliados visam apenas o dinheiro, não se importam muito com o que aquele conteúdo pode causar na vida das pessoas, é uma triste realidade do mercado digital brasileiro.
    Abraço e sucesso!

  2. Ale

    Virou um comércio onde a tanânvia impera. Os grandes players do mercado estão iludindo pessoas a comprarem seus cursos de alto ticket para supostamente ganharem múltiplos dígitos em pouco tempo problema: pessoas sem conhecimento algum começam a criar cursos que são apenas “casca sem recheio”; sem poder de transformação. Vejo que pessoas investem o dinheiro que não tem para compartilhar num curso o conhecimento que não tem….virou comércio, pura e simplesmente. As promessas são grandes mas o conteúdo deixa a desejar.

  3. marcello

    Olha Gustavo, eu vou discordar um pouco de seu ponto de vista pois tem muitos produtos por aí em que o cara só foca mesmo em conversão e está em alta no Hotmart pois tem uma grande massa de afiliados e é barato para o comprador, a efetividade dos mesmos é duvidosa e inclusive tem uns BEM CAROS que só enrolam prometendo 6 digitos em 7 dias, para se conseguir isso tem que ou ter uma Massa de Afiliados GIGANTE ou ter uma verba publicitária também enorme e não venha com a conversinha de fazer SEO com palavras chaves segmentadas pois nesse caso não funciona ( 7 dias para SEO não rola né?), o cara pode indexar, fazer Spam no YT com vídeos crap , GSA e etc que não vai funcionar, mas, concordo com você no quesito de que a vida é curta e devemos SIM proporcionar conteúdo de qualidade as pessoas faz mais sentido e realmente a LONGO PRAZO os resultados aparecem e são consistentes, VOCÊ é prova disso com seu histórico. Abs e sucesso, sempre.

    • Olá Marcello, obrigado por compartilhar sua opinião sobre o assunto.
      Focar em conversão dá resultados, é lógico, não falei o contrário.
      E, aqui não tem conversinha… (e não venha com a conversinha de fazer SEO). Aqui é sempre direto ao ponto, sem enrolação e sem enganação.
      Abraço.

  4. Concordo com tudo que foi dito, recebo e-mails diariamente de pessoas me perguntando que não consegue ganhar dinheiro online e com essa afirmação eu faço uma simples pergunta… Qual o seu projeto online pra ajudar alguém? A pessoa simplesmente não ajuda ninguém, só quer vender.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.