As mentiras que o marketing transforma em verdade!

As mentiras que o marketing transforma em verdade é uma reflexão que estou fazendo após ler uma matéria na revista Super interessante (Edição 383 de Dezembro 2017).

A matéria revela os 15 maiores mitos da saúde e a verdade por trás de cada um deles e que surpresa tive ao constatar que a frase que ouço desde criança não passa de uma fabricação do marketing.

Talvez você não saiba, mas uma mentira repetida mil vezes, torna-se verdade, principalmente usando as estratégias e ferramentas do marketing.

Qual a sua motivação?

Estou próximo de completar 10 anos de trabalho na internet. Comecei em fevereiro de 2008 com um inocente blog chamado GF Soluções e estudei e testei muito nesses anos, aprendendo marketing voltado para negócios online (agora cursando um MBA em Marketing) e, quem segue meu trabalho de perto, sabe que sempre tive o cuidado de não deixar as vendas e o dinheiro governar meu negócio.

Antes do dinheiro, vem o que sempre falo, a minha motivação. Minha motivação é que minhas filhas e minha esposa tenham orgulho do meu trabalho. Então não pauto meu sucesso somente pelo dinheiro que entra na minha conta, mas também pelo respeito que recebo pelo trabalho sério e honesto que realizo.

Então, antes de se aprofundar e aprender sobre técnicas de vendas e promoção utilizando o marketing, primeiro procure entender qual a sua motivação. Isso vai te ajudar a se manter no caminho correto, se escolher a motivação certa.

As mentiras que o marketing transforma em verdade!

Você já deve ter ouvido isso de seus pais e até mesmo já ter repetido para outras pessoas.

“O café da manhã é a refeição mais importante do dia”.

Sabe como surgiu essa afirmação? Através de uma campanha de marketing criada pela General Foods em 1944 (na época principal concorrente da Kellog’s). Ela se baseava no seguinte slogan.

Segundo experts em nutrição, o café da manhã é a refeição mais importante do dia.

A ideia pegou e foi repetida milhares de vezes até se tornar verdade, mas apenas um detalhe, isso não tem comprovação científica. Inclusive o pesquisador da Universidade Cornell, David Levitsky, informa isso em um estudo realizado em 2013 intitulado Effect of skipping breakfast on subsequent energy intake.

Segundo o estudo, o importante não é o horário em que você come, mas o que você come. E ele comprovou isso com dados científicos.

O que isso quer dizer?

Que nós, profissionais de marketing, responsáveis por criar campanhas para gerar vendas, precisamos ter muito cuidado com a história que vamos contar a nossos possíveis clientes.

E, novamente, volto a questão da motivação. Escolha a motivação correta e você poderá mostrar o que faz a qualquer pessoa, inclusive a sua família e amigos que não entendem o que você faz.

Escolha a motivação errada e não poderá mostrar a qualquer pessoa.

A função do expert ou especialista

Note que, na década de 1940, o marketing já tinha percebido como o público presta atenção na figura de um expert ou especialista. Por isso você vê, hoje, tantas headlines com esse tipo de conteúdo.

Você é especialista em algo? Use isso para vender mais. Você não é especialista em algo ou a pessoa que lançou o infoproduto que você está divulgando não é? Não use isso para vender. Não conte mentiras, posso te garantir que é possível vender apenas dizendo a verdade, basta olhar os resultados de meus cursos.

Interessante que o slogan dizia algo muito genérico, mas foi aceito como verdade.

Segundo experts em nutrição…

Cuidado! Não se sinta tentado a utilizar esse tipo de estratégia enganosa, pois se as pessoas perceberem, será difícil depois continuar com seu negócio online no mesmo nicho. Temos vários exemplos aqui no Brasil de pessoas que tentaram trabalhar enganando clientes e hoje são bem conhecidos no meio da comunidade.

E temos vários exemplos de profissionais que trabalham da maneira correta e estão no mercado há anos. Então trabalhe da maneira correta e tenha um negócio rentável por muitos anos. Eu estou aqui há 10 anos e quero muito mais.

Como trabalhar da maneira correta?

Quer trabalhar da maneira correta? Comece seguindo profissionais que realmente fazem um trabalho sério, sem falcatruas ou subterfúgios, e você verá que o sucesso deles não é medido somente pelo dinheiro que ganham, mas também pela reputação de profissional sério e honesto.

E, se precisar aprender estratégias sérias de vendas online e construção de um negócio baseado em blogs, redes sociais, Youtube, e-mail marketing e muito mais, ainda pode fazer parte do meu grupo exclusivo de pessoas que estão lutando para fazer um trabalho de marketing sério no Brasil.

→ Quero conhecer esse grupo exclusivo!

E você, o que pensa sobre as mentiras que o marketing transforma em verdade. Deixe sua opinião nos comentários.

As mentiras que o marketing transforma em verdade!
4.6 (92.5%) 8 votes

Revelado o segredo para encontrar nichos rentáveis - Baixe Grátis!

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Clube do Marketing Digital e do evento presencial Vá para o Próximo Nível.

Website: https://gustavofreitas.net

18 Comentários

  1. É verdade Gustavo, o pessoal do marketing muitas das vezes exagera na hora de vender. Puxando um gancho no seu assunto sobre nutrição que é um assunto que muito me interesso também, vejo a ciência dizendo coisas do tipo o leite de vaca é um alimento indispensável ao ser humano, hoje em dia qualquer médico que você vá ele diz; -Pra que você toma leite de vaca, o leite da vaca é do bezerro!

    Agora fica uma dúvida no ar essa informação veio de nutricionistas e médicos ou veio de marketeiros que querem vender leite de vaca desesperadamente?

    Da mesma forma é no marketing digital aonde os marketeiros vendem a ilusão de ficar rico rapidamente da noite para o dia, fazendo quase nada e todos os dias sai novos cursos e mais cursos com essas promessas milagrosas e despertando a ganância e a fragilidade de pessoas que estão desesperadas por ganhos fáceis.

    Devemos escolher o caminho da verdade, como você mesmo disse, só assim podemos ter a certeza de estamos realmente ajudando o próximo e podermos deitar com a cabeça no travesseiro em paz todas as noites.

    Um grande abraço!

    • Daniel, muito obrigado por complementar o artigo.
      Vamos trabalhando certo para poder deitar no travesseiro e ficar tranquilo.
      Grande abraço.

  2. Que post maravilhoso, é intrigante como ultimamente eu tenho despertado, e tudo me leva a artigos como este seu. Parabéns pelo seu trabalho, desejo sucesso e luz.

  3. Parabens! Gustavo Freitas pelo excelente artigo, foi muito inspirador. E algo muito importante que você falou no artigo é que temos que ter cuidado com essas falsas mentiras, eu por exemplo não me sinto a vontade passar uma informação que não real nas minha campanhas de marketing por isso procuro sempre verificar a veracidade dos produtos que promove. Obrigado por confirma essas ideias que eu mesmo já sinto.

  4. CARLOS VIEIRA

    Prezado Prof. Gustavo: boa reflexão! Verdadeiramente existem os bons e os maus profissionais. Ambos se revelam no decorrer da jornada. O princípio bíblico da semeadura é uma lei imutável e certamente colhe-se segundo o que se planta. Tenho a convicção que vc tem colhido bons frutos, pois comprovadamente tenho visto a sua simplicidade, humildade e caráter. Pode ter certeza que isto perdurará durante booooooooommmmmm tempo! VIDA LONGA!!!! Grande abraço.

  5. André Gurgel

    Você é uma dessas pessoas que vale a pena seguir Gustavo!
    Muito bom conteúdo.

  6. marcello

    Parabéns Gustavo pelo texto, duas perguntas: 1) você ainda acha que vale a pena focar no Adsense ou a venda de produto próprio ou como afiliado de produtos físicos é melhor? 2) A divulgação de produtos no Canal do YouTube é na sua opinião mais efetiva do que em Grupos do Facebook?Abs.

    • Marcelo, eu foco em várias maneiras e, no momento, todas as que citou, são rentáveis pra mim.
      Divulgação em grupos de Facebook, só se for um grupo específico, onde você tenha autoridade para levar pessoas para concretizar sua estratégia de vendas.

  7. Ótima colocação. Infelizmente estamos em uma cultura onde quase tudo é manipulado exclusivamente para atingir objetivos financeiros. O mais triste é que o povo acredita, não lê e não pesquisa. Estou no ramo da Saúde e vejo diariamente “invenções” deste tipo. É bárbaro o que fazem com o consumidor brasileiro. Mas como você, também procuro fazer a minha parte de forma correta. Sucesso!

  8. Excelente artigo artigo professor. Isso é o que poucos tem coragem de falar

Deixe uma resposta