O que a política do Adsense fala sobre posicionamento de anúncios?

Neste artigo quero compartilhar com você o que está na política do Google Adsense e te ajudar a não ser punido por desconhecer o regulamento.

Vamos analisar como evitar práticas enganosas e garantir a conformidade com as diretrizes do Google AdSense no tocante a posicionamento de anúncios no seu blog.

O Google AdSense é uma ferramenta poderosa para monetizar seu conteúdo online, permitindo que criadores ganhem dinheiro através de anúncios exibidos em seus blogs.

Google Adsense Grupo

Se você está neste artigo, certamente já conhece e já usa o Google Adsense, então vamos direto ao ponto.

→ Se ainda não conhece o Google Adsense, clique aqui!

Por que é Importante Entender as Diretrizes?

O Google AdSense estabelece diretrizes rigorosas para garantir uma experiência positiva para anunciantes e usuários.

Desviando-se dessas diretrizes, especialmente ao posicionar anúncios sob títulos enganosos, pode resultar em penalidades.

Comunidade Gustavo Freitas

Políticas de posicionamento de anúncios do Google Adsense

Confira agora a política do Google Adsense sobre posicionamento de anúncios. Esse texto é baseado no artigo sobre posicionamento de anúncios do Google Adsense e lá tem as imagens para cada uma das políticas abaixo.

→ Link para o artigo completo na Ajuda do Google Adsense

1- Incentivo a cliques acidentais

Os editores não estão autorizados a incentivar os usuários a clicar em anúncios do Google de forma alguma. Isso inclui a implementação de anúncios de modo que possam ser confundidos com outro conteúdo do site, como um menu, links de download ou elementos de navegação.

Tenha cuidado ao posicionar links, botões de reprodução, de download e de navegação (por exemplo, “Avançar” ou “Voltar”), janelas de jogos, players de vídeo, menus suspensos ou aplicativos perto dos anúncios. Esse posicionamento pode levar a cliques acidentais.

Mesmo que o layout leve a cliques acidentais de forma não intencional, os editores podem receber uma notificação de violação.

2- Atenção não natural aos anúncios

Os editores não têm permissão para atrair atenção desnecessária ou não natural para seus anúncios do Google. Exemplos disso incluem:

  • animações chamativas que atraiam a atenção do usuário para os anúncios
  • setas ou outros símbolos que apontem para os anúncios.

3- Posicionamento de anúncios sob um título enganoso

É importante que os visitantes do seu site não sejam enganados de forma alguma e que sejam capazes de distinguir facilmente seu conteúdo e os anúncios da Rede de Display do Google.

Essa política não permite que os anúncios sejam posicionados sob títulos enganosos, como “recursos” ou “links úteis”. Os editores só podem rotular anúncios do Google como “Publicidade” ou “Links patrocinados”.

Não é permitido aos editores usar frases que levem os usuários a clicar nos anúncios, como:

  • “Fique à vontade para clicar em um anúncio.”
  • “Contribua para a causa clicando no anúncio.”
  • “Ajude a manter este site no ar. Confira nossos patrocinadores!”
  • “Precisamos de um novo servidor. Ajude-nos.”

4- Alinhamento de imagens com anúncios

Os editores não podem tentar associar imagens específicas a anúncios individuais que aparecem nos seus sites.

Esse tipo de implementação pode confundir os usuários, que supõem que a imagem esteja diretamente relacionada às ofertas do anunciante.

Sendo assim, essa prática é uma violação das nossas políticas.

5- Formatação do conteúdo igual à dos anúncios

Os editores não podem a implementar anúncios do Google disfarçados. Isso inclui formatar o conteúdo ao redor de modo que ele fique semelhante aos anúncios.

Se um editor posiciona anúncios em páginas de resultados de pesquisa que não sejam do Google, precisa haver uma distinção clara entre os resultados da pesquisa e os anúncios.

Leia com atenção as políticas do AdSense para pesquisas para mais informações.

No exemplo abaixo, o conteúdo é formatado de forma muito semelhante aos anúncios, e é difícil diferenciá-los. Esta implementação não é permitida.

6- Oferta de compensação

É estritamente proibido oferecer compensação ou qualquer incentivo por cliques nos seus anúncios.

7- Distância entre anúncios e jogos em Flash

Quando você coloca anúncios do Google em sites de jogos em Flash, é altamente recomendável manter uma distância de pelo menos 150 pixels entre os anúncios e a borda do jogo.

Quando os usuários estão concentrados em um jogo em Flash e clicam freneticamente, podem ocorrer cliques inválidos. Como cada jogo e site são únicos, alguns jogos exigem uma distância maior com base no tipo de jogo e como ele é jogado.

Para mais diretrizes, leia com atenção o artigo Anúncios do AdSense para conteúdo em páginas de jogos.

8- Anúncios com atualização automática

Os editores não podem atualizar a página ou um elemento dela sem a solicitação do usuário.

Isso inclui o posicionamento de anúncios em páginas ou canais com atualização ou redirecionamento automáticos.

Além disso, não é permitido exibir os anúncios por um período predefinido (por exemplo, anúncios precedentes) antes de os usuários visualizarem o conteúdo, como vídeos, jogos ou páginas de download.

9- Anúncios em conteúdo dinâmico

Os editores não podem inserir anúncios do Google em páginas cujo foco principal seja um conteúdo dinâmico (por exemplo, chats ao vivo, mensagens instantâneas, comentários com atualização automática etc.).

10- Anúncios em e-mails

Com o objetivo de garantir a eficácia dos anúncios do Google para nossos editores e anunciantes, não permitimos que os editores incluam anúncios do Google em mensagens de e-mail.

Além disso, os editores não podem inserir anúncios do Google em mensagens de e-mail se o foco principal da página for os anúncios.

11- Anúncios em um aplicativo de software

Não é permitido aos editores distribuir anúncios do Google ou caixas do AdSense para pesquisa em aplicativos de software, incluindo, sem limitação, barras de ferramentas, extensões de navegador e aplicativos para computadores.

O código do Google AdSense só pode ser implementado em páginas com base na Web e tecnologias WebView aprovadas.

12- Anúncios em uma nova janela

Os editores não podem abrir anúncios do Google em uma nova janela ou alterar o resultado do clique em um anúncio. Para mais informações, consulte o artigo Como abrir os anúncios em uma nova janela.

Essa política não se aplica aos anúncios do Google AdSense veiculados por meio da alocação dinâmica com o uso do Google Ad Manager.

11- Anúncios em janelas pop-up e pop-under

Os editores não estão autorizados a colocar anúncios do Google em nenhuma janela que não seja acionada por uma ação intencional do usuário (por exemplo, um clique).

Além disso, os anúncios do Google não podem ser exibidos em janelas de navegadores da Web sem controles de navegação, incluindo os botões “Voltar” e “Avançar” e um campo de URL editável.

12- Anúncios em um site com pop-ups ou pop-unders

Não é permitido aos editores posicionar anúncios do Google em sites com mais de três pop-ups. Se forem exibidos pop-ups no site, eles não podem interferir na navegação do site, alterar as preferências do usuário, iniciar downloads ou distribuir vírus.

Os editores não estão autorizados a colocar anúncios do Google em sites que contêm ou acionam pop-unders.

Além disso, os sites que usam o Google AdSense não podem ser carregados por qualquer software que acione pop-ups, modifique as configurações do navegador, redirecione usuários para sites indesejados ou interfira de alguma maneira na navegação normal do site.

É sua responsabilidade garantir que nenhuma rede de anúncios ou afiliadas utilizem esses métodos para direcionar o tráfego para páginas que contêm seu código do Google AdSense.

13- Anúncios em conteúdo que não podemos avaliar

Para proteger a qualidade da nossa rede de publicidade, podemos desativar a veiculação de anúncios em conteúdos que não é possível avaliar.

Isso inclui, sem limitação, conteúdo cujo arquivo robots.txt bloqueia o rastreamento do Google e conteúdo protegido por senha que o Google não pode acessar por não ter recebido credenciais de login do editor.

14- Anúncios no mesmo site ou página de outro editor

Se um site estiver de acordo com as políticas do programa e a empresa ou o proprietário dele tiver dado a você permissão para exibir anúncios no site, será possível inserir seu código de anúncio na mesma página que o código de outros editores.

No entanto, você precisará entrar em contato com sua empresa de hospedagem na Web ou com o proprietário do site para receber permissão de exibição de anúncios nele. Além disso, você só receberá crédito por cliques e impressões nos blocos de anúncios associados à sua conta.

Lembre-se de que todos os editores são responsáveis pelo conteúdo de um site no qual os códigos de anúncio deles foram inseridos. Se um site violar nossas políticas, notificaremos os editores que têm códigos de anúncio no site em questão.

15- Anúncios em um site hospedado (por exemplo, Blogger)

Você pode posicionar o código do AdSense em qualquer página que obedeça às políticas do programa, incluindo sites hospedados.

No entanto, para usar o Google AdSense, talvez seja necessário ter acesso ao código-fonte HTML do seu site.

Também é sua responsabilidade verificar com a empresa de hospedagem e determinar se o uso do Google AdSense é uma violação dos Termos de Serviço deles.

Consequências de Violações

O não cumprimento das diretrizes do Google AdSense pode ter implicações sérias. Desde a redução de receitas até a suspensão da conta, é crucial entender as possíveis consequências para tomar medidas preventivas.

Conclusão

Em resumo, compreender e seguir as diretrizes do Google AdSense é vital para qualquer criador de conteúdo online. Ao evitar práticas enganosas, você não apenas preserva a integridade do seu site, mas também mantém a confiança dos usuários e anunciantes.

Se você quer aprender ainda mais sobre Google Adsense e blogs, acesse agora mesmo a Comunidade Gustavo Freitas clicando aqui.

Perguntas Frequentes (FAQs)

  1. O que é considerado um incentivo a cliques acidentais?
    • Incentivar cliques acidentais envolve qualquer ação que leve os usuários a clicarem em anúncios de forma não intencional, como posicioná-los perto de links, botões de reprodução, ou elementos de navegação.
  2. Quais são os elementos que podem atrair atenção não natural para os anúncios?
    • Animações chamativas e símbolos como setas que apontem para os anúncios podem atrair atenção não natural, sendo contra as políticas do Google AdSense.
  3. Por que é crucial evitar o posicionamento de anúncios sob títulos enganosos?
    • O Google AdSense proíbe a colocação de anúncios sob títulos enganosos para garantir que os visitantes possam distinguir claramente entre o conteúdo do site e os anúncios.
  4. É permitido associar imagens específicas a anúncios individuais?
    • Não, os editores não podem tentar associar imagens específicas a anúncios, pois isso pode confundir os usuários sobre a relevância da imagem para as ofertas do anunciante.
  5. Como os editores devem formatar o conteúdo em relação aos anúncios?
    • Os editores não podem formatar o conteúdo de modo a torná-lo semelhante aos anúncios. É crucial manter uma clara distinção entre o conteúdo orgânico e os anúncios.
  6. O que é proibido em relação à oferta de compensação por cliques em anúncios?
    • É estritamente proibido oferecer qualquer forma de compensação ou incentivo por cliques nos anúncios do Google AdSense.
  7. Qual é a recomendação para a distância entre anúncios e jogos em Flash?
    • É altamente recomendável manter uma distância de pelo menos 150 pixels entre os anúncios e a borda do jogo em Flash para evitar cliques inválidos.
  8. Os editores podem inserir anúncios em páginas com conteúdo dinâmico?
    • Não, os editores não podem inserir anúncios do Google em páginas cujo foco principal seja conteúdo dinâmico, como chats ao vivo, mensagens instantâneas, entre outros.
  9. É permitido inserir anúncios do Google em e-mails?
    • Não, para garantir a eficácia dos anúncios, os editores não podem incluir anúncios do Google em mensagens de e-mail.
  10. Qual é a restrição em relação aos anúncios em novas janelas?
    • Os editores não podem abrir anúncios em novas janelas ou alterar o resultado do clique em um anúncio, exceto em casos específicos de alocação dinâmica via Google Ad Manager.
  11. Quantos pop-ups são permitidos em um site?
    • Não são permitidos mais de três pop-ups em um site, e eles não devem interferir na navegação, alterar preferências do usuário ou distribuir vírus.
  12. Posso exibir anúncios no mesmo site que outro editor?
    • Sim, se o site estiver de acordo com as políticas do programa e o proprietário conceder permissão, é possível inserir códigos de anúncio na mesma página.
  13. Os editores podem posicionar anúncios em sites hospedados, como o Blogger?
    • Sim, os editores podem posicionar o código do AdSense em qualquer página que obedeça às políticas do programa, incluindo sites hospedados, desde que cumpram os Termos de Serviço da empresa de hospedagem.
  14. Há restrições quanto à distribuição de anúncios em aplicativos de software?
    • Sim, os editores não podem distribuir anúncios do Google em aplicativos de software, como barras de ferramentas e extensões de navegador.
  15. Posso atualizar automaticamente a página com anúncios sem a solicitação do usuário?
    • Não, os editores não podem atualizar páginas com anúncios automaticamente sem a solicitação do usuário.

Leia também

Google Adsense Grupo

Bacharel em Sistemas de Informação, Pós graduado em Planejamento Educacional e MBA em Marketing. Especialista em Google Adsense e autor do livro "O Círculo de Criação do Infoproduto Perfeito".