Não é segredo para ninguém que gosto muito de assistir desenho animado.
E também gosto de fazer comparações entre filmes e desenhos com a vida profissional.
Hoje quero conversar com você, sim, com você mesmo. Vamos conversar sobre inovação nos negócios online e como isso é mais simples do que parece.
Estou há 10 anos trabalhando com negócios online envolvendo blogs, e-mail marketing, vídeos, infoprodutos e Google Adsense, além de outros programas de afiliados e te garanto que, se ainda fizesse apenas o que fazia 5 anos atrás, não estaria mais por aqui.
Nesse negócio nunca se deve parar de aprender e sempre buscar inovação, a palavra de ordem é inovar sempre.
Inovar é difícil, certo? Pelo menos é isso que algumas pessoas querem que você pense.
Falei sobre isso com minha turma da Imersão Método CLI quando estava ensinando a criar um infoproduto.
As pessoas querem que certas coisas pareçam muito difíceis para você! Não se deixe enganar.
Vou te mostrar que inovar não é tão difícil assim.
O que é inovação?
Segundo o Dicionário Dicio,
Novidade; aquilo que é novo; o que apareceu recentemente: arte ou efeito de inovar.
Hora de Aventura (Adventure Time)
Hora de Aventura é aquele tipo de desenho que, ou você gosta ou você odeia. Não tem meio termo com ele.
Eu gosto! Muito.
Segunda a Wikipédia,
A série segue as aventuras de Finn, o Humano e o seu melhor amigo e irmão adotivo Jake, o Cão; que se aventuram na Terra de Ooo, num futuro pós-apocalíptico por volta de mil anos após a “Grande Guerra dos Cogumelos”, sendo Finn presumidamente o último humano existente. Finn foi abandonado pelos seus pais numa floresta até que o casal de cães Josué e Margaret (pais biológicos de Jake) o adotaram.
Jake e Finn são aventureiros profissionais, frequentemente desbravando masmorras ou resgatando as várias princesas da Terra de Ooo. A Princesa Jujuba, a soberana do Reino Doce, cujo qual Finn é o paladino jurado de Jujuba, com a missão de proteger a ela e ao reino de quaisquer ameaças.
O Rei Gelado, um mago com poderes de gelo que governa o Reino Gelado, é por vezes o principal antagonista da série. O Rei Gelado é o alter ego de Simon Petrikov, um historiador de antes da Guerra dos Cogumelos. Numa de suas expedições, Simon encontrou uma coroa mágica com um pescador do norte da Escandinávia. Usando-a, Simon obteve os poderes da neve e do gelo, além de imortalidade. No entanto, a coroa sugou a sua sanidade, causando o afastamento da sua amada noiva “princesa” Bersetty.
O Rei Gelado possui, então, uma grande obsessão com as princesas dos diversos reinos, capturando-as até que, geralmente, Finn e Jake as salvem.
A outra personagem principal é Marceline, a Rainha dos Vampiros, uma vampira roqueira meio-demônia de mil anos de idade.
Se nunca assistiu o desenho, acredito que vai começar a assistir, nem que seja para fazer o MBA sobre inovação gratuitamente.
O desenho Hora de Aventura é um MBA sobre inovação
Porque afirmo que o desenho Hora de Aventura é um MBA sobre inovação? A resposta é simples para quem já assistiu, pelo menos, dois episódios da série.
A trama foi muito bem pensada e acontece num ambiente totalmente novo e construído do zero com elementos que vão se descobrindo ao longo dos episódios.
Eric Kohn, da IndieWire ( site de opinião a respeito da indústria cinematográfica) sintetizou que a série “representa o progresso do desenhos na década atual”.
Robert Mclaughlin do “Den of Geek” escreveu que Adventure Time é o “primeiro desenho em muito tempo que é imaginação pura”.
A Entertainment Weekly nomeou Adventure Time como o número 20 em sua lista de “As 25 Melhores Séries Animadas de Todas”.
A cada novo episódio um dos objetivos claros do roteiristas é que “algo novo” aconteça e que a série não se torne monótona ou que se perceba com facilidade o que vai acontecer a partir daquele momento.
Essa busca constante pelo novo leva a inovação e tem gerado, para Hora de Aventura, uma legião de fãs de todas as idades, o que resulta em lucro para Cartoon Network.
Se você ainda não assiste, comece a assistir agora mesmo e entenda como é possível inovar, mesmo em uma área concorrida e com padrões tão bem definidos como desenhos animados, quem dirá no seu negócio online.
O que recomendo para inovar no seu negócio?
Vou te passar duas tarefas que me ajudam muito a trabalhar a inovação no meu negócio online. Espero que te ajudem também.
1- Estude ainda mais
Se você não tem por hábito se programar para estudar e se aperfeiçoar, comece a fazer isso imediatamente.
Nunca pare de estudar, pois esse mercado muda muito rápido e você pode ficar para trás.
No meu caso, que sou especialista em marketing digital, procuro ficar atento a tudo que surge como tendência e estudo para ver se realmente é útil ou não.
Mas não fico apenas em cursos e vídeos publicados na internet ou pagos. Eu também procuro ler e consumir conteúdo tradicional sobre minha área de atuação.
Um exemplo:
Existe muito conteúdo sobre vendas online, mas venda é venda. O que muda da venda tradicional porta a porta para a venda online são as ferramentas, mas muitas técnicas utilizadas na venda tradicional devem ser usadas nas vendas online.
Então procuro também ler livros e estudar sobre técnicas tradicionais de vendas que estão “esquecidas” por quem entrou nesse mercado direto para vendas online.
Entender a mente do seu público também vai te ajudar a fazer vendas online, então não se esqueça também de ir por esse caminho.
Assim, quando pensar em criar algo para seu negócio online, com certeza a inovação vai se fazer presente.
Para te ajudar a estudar ainda mais conteúdos que podem fazer um diferencial no seu negócio online, clique no link abaixo e comece agora mesmo.
→ A inovação e novos conhecimentos estão te esperando do outro lado
Não deixe de acessar o link acima!
2- Leia e assista conteúdo fora da sua área
Se quiser inovar, precisa também ler e assistir conteúdo fora da sua área. Isso pode te ajudar muito a ter novas ideias e pensar totalmente fora da caixa.
Eu gosto muito de assistir documentários sobre empresas e negócios totalmente diferentes do meu negócio. Isso me ajuda a ter novas ideias.
Também gosto de ler livros que não tem qualquer relação com negócios, como livros de ficção. Limpa a mente e te faz pensar em outros panoramas fora do seu negócio. Quando menos imaginar, está tendo ideias relacionadas a esse tipo de conteúdo, para implementar no seu negócio.
E assim você vai inovando.
E você, gosta de Hora de Aventura? E do artigo, o que achou?