Ganha dinheiro com o Google Adsense? Então você precisa ler esse artigo

Você ganha ou está querendo ganhar dinheiro com o Google Adsense? Você declara a Receita Federal o dinheiro que recebe através desse programa? O assunto pode parecer que não tem relação com a temática do blog, mas no final dele você vai pensar de uma maneira diferente e vai me agradecer por levantar o tema para debate.

Se você ganha dinheiro com o Google Adsense ou recebe algum dinheiro com origem no exterior, você precisa declarar o recebimento desse dinheiro à Receita Federal através do programa Carnê Leão. Não sou contador ou administrador, sou blogueiro e empreendedor digital, mas em 2009 descobri que era necessário esse tipo de declaração, mesmo que não tenha alcançado o valor mínimo para pagar o imposto de renda. Essa declaração deve ser feita mês a mês.

Como declarar da maneira correta

Como já esclareci no início do artigo, não sou contador, não sou profissional dessa área, então não vou te mostrar nesse artigo como declarar os valores recebidos do Google Adsense ou outro programa de afiliados sediado no exterior. Se você, como eu, não entende nada de Declaração de Imposto de Renda e regularização perante a Receita Federal de valores recebidos, mas recebe algum dinheiro vindo do exterior, sugiro que procure um contador para lhe orientar e ajudar a regularizar sua situação. E isso para ontem. A multa de não declaração pode acabar com seu negócio online, então é melhor ficar de bem com o leão.

Se você ganha dinheiro com o Google Adsense, precisa declarar Imposto de Renda

Esse artigo não é explicativo. Esse não é o intuito, mas informativo. Como está na época de Declaração do Imposto de Renda, me lembrei do tema e resolvi publicar esse texto como um alerta para os que ainda não sabem desse fato. E eu sei que muitos nem imaginavam que era necessário fazer essa declaração, mesmo que o valor não chegue ao mínimo necessário para ser tributado.

E quero ainda acrescentar um ponto muito importante, que destaco abaixo.

O ideal é você se regularizar como Pessoa Jurídica

É claro que a declaração dos valores que você recebe com seu negócio digital não se limitam aos valores recebidos do Google Adsense. Nesse artigo trato sobre esse assunto, pois sei que é uma dúvida recorrente entre os blogueiros, mas não se esqueça também dos outros programas de afiliados. Como por exemplo o que você recebe do Hotmart, que não é em moeda estrangeira, mas também deve ser declarado da maneira correta.

O ideal é que você regularize seu negócio online. Pare de trabalhar como Pessoa Física e comece a trabalhar como Pessoa Jurídica. Você pode criar um MEI (Micro Empreendedor Individual) e dessa maneira pagar MUITO menos de imposto ao Governo.

Eu cheguei a pagar mais de R$ 400,00 por mês de Carnê Leão, além de ainda ter que pagar o Imposto de Renda anual. Em determinado momento, estava trabalhando 4 meses do ano para pagar o IR e o Carnê Leão. Um absurdo, mas isso é Brasil. Com a legalização do meu negócio, pago infinitamente menos de imposto, sem burlar a lei.

Se pensa em regularizar seu negócio, não corra para tirar seu CNPJ como MEI. Primeiro procure saber se realmente é possível você realizar suas tarefas com ele. Tirar o CNPJ é o passo mais fácil, como sempre diz o Lourival Melo.

O Lourival é um contador com especialização em regularização de negócios online e a pessoa que sempre responde minhas dúvidas sobre o assunto. No link abaixo você tem acesso ao vídeo onde ele apresenta o curso que te ensina a legalizar seu negócio online. Mas fica tranquilo, se não estiver interessado em fazer inscrição no curso dele agora, você ainda pode assistir o vídeo até o final e pegar as dicas que ele passa, para poder abrir seu negócio online da maneira correta.

O objetivo desse artigo é ser um alerta para você que ainda não declara o dinheiro recebido do Google Adsense. Então fiz minha parte.

Qualquer dúvida relacionada a maneiras de baixar ou usar o Carnê Leão, por favor, não deixe nos comentários, pois como já expliquei, não sou profissional na área. Procure um contador ou tire suas dúvidas assistindo o vídeo do Lourival.

Ganha dinheiro com o Google Adsense?

Como expliquei acima, se você ganha dinheiro com o Google Adsense, precisa ficar atento e declarar seus ganhos, seja como PF ou PJ para não ter problemas com o leão.

Ganha dinheiro com o Google Adsense? Então você precisa ler esse artigo
3.86 (77.14%) 7 votes

REVELADO a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start.

Website: http://gustavofreitas.net

41 Comentários

  1. salatiel ramos

    você indica algum site ou blog de um contato seu de sua confiança que nos ajude a tirar nossas duvidas? sobre pagamentos, por exemplo, Trabalho com carteira assinada e tenho ganhos do adense, como declarar ?

    • Salatiel, sugiro que procure um contador na sua cidade, diga a ele que vai receber dinheiro do exterior e quer declarar via Carnê Leão. Todo mês que receber, vai declarar via carnê leão e quando chegar a declaração do imposto de renda, exporta o carnê para o programa de declaração.

    • Bom dia, tudo bem? Sinta-se a vontade para entrar em contato com nosso escritório Francel Menezes contabilidade e esclarecer sua dúvidas. Em nosso site também temos algumas publicações sobre rendimentos recebidos do adsense com esclarecimentos tributários.

  2. Vitor yann

    Oi tudo bem ? Então eu fiz minha conta no Google Adsense mais não to conseguindo acabar de concluir ,fala q tenho q registre uma conta americana como resolvi isso ?

  3. ola gustavo tenho algumas duvidas vou receber pela 1 vez ganhos do gogle adsense a quase 1 ano fiz cadastro pessoa fisica mas minha conta bancariae popança pessoa juridica apos acumular valores ganhos entrei site e aparece menssagem que meus ganhos estao retidos e que devo faser atualisaçoes fiscais respondi questionario fiscal a duvida e se minha conta adsense pessoa fisica e a conta bancaria pessoa juridica nao tera alguma divergencia !

    • Iunes, pode dar problema sim, o que recomendo é que use o Banco Rendimento para receber.

  4. CASTRO

    Olá Gustavo. Eu recebo pagamento do Adsense e sempre faço a declaração, e estou pagando um alto Imposto… E se eu registrar MEI, como alterar o recebimento do Adsense?
    Posso alterar o beneficiário e a conta do Banco rendimento colocando a conta da empresa com CNPJ?
    Ou a única forma é criar outra conta do adsense como pessoa jurídica?
    E se optar por continuar recebendo na minha conta, como transferir esse valor para a empresa para que seja declarado no cnpj?

  5. Paulo

    Gustavo, quero te fazer uma crítica construtiva.
    Acho que vc sendo um especialista em blogs –e vc é, caso contrário não ganharia nem 1 real com um blog — deveria saber como funciona essa declaração, quanto se paga etc.
    A internet possui uma imensidão de textos, mas em termos de finanças e imposto, não existe um único lugar que oriente as pessoas. Todos os blogs são generalistas e com textos curtos, pouco explicativos.
    O que resta fazer? Procurar um contador. Mas será mesmo que as pessoas vão procurar? Vc como brasileiro sabe o quanto de burocracia existe no Brasil. Contadores, assim como a maioria dos profissionais, fazem de tudo pra dificultar a vida dos outros. Não facilitam com um atendimento claro, rápido, via internet.

    Além de que ninguém melhor do que nós para administrarmos nosso dinheiro. Como posso saber se um contador não vai me furtar?
    Ganho em média $60 por mês com trabalhos pela internet, e se eu procurasse um desses profissionais, ele iria cobrar um dinheiro que talvez eu não tenha ou que me deixaria com muito pouco. Exemplo: se desses 60 dólares, ele ficasse com 50, nem adiantaria mais eu ganhar pela internet. Eu estaria trabalhando pra ele ficar com meus lucros.

    • Paulo, sei como funciona, mas não sou especialista em tributação ou leis nesse sentido e se cheguei até aqui, foi por deixar bem claro o que sei e o que não sei. Sei como fazer a minha declaração, que foi orientada pelo meu contador. E o que indico é que procure um contador ou outra pessoa especialista no assunto, para aprender da maneira correta.
      Imagina eu ensino o que me passaram e está errado? Dá algum problema tributário para um de meus seguidores? Não é assim que trabalho. O que sei, o que sou especialista, compartilho mesmo, com segurança. O que não sei, não sou especialista, passo a dica de procurar um.
      O pagamento pela consulta seria apenas uma vez, depois você terá aprendido a fazer e não precisará pagar mais.
      Abraço.

      • Você esta correto, confesso que antes nem me preocuparia com isso, mais como já tive problemas com a receita federal, hoje procuro saber tudo que tem que ser declarado, para não correr o risco de ser taxado, receita é algo sério, principalmente quando bloqueia suas contas bancárias e você fica na mão, aprendi da pior forma, estou com um projeto de dois canais no youtube que irei lançar, mais já estou correndo atrás das informações para não cometer erro, o próximo passo será conversar com meu contador e deixa-lo a par, o segundo passo é com o banco me informar sobre demonstrativos etc, parece que para solicitar o demonstrativo demora alguns meses, depois que estiver tudo gabaritado lançarei o canal.

        Parabéns Pela matéria, ela só vem confirmar aquela dúvida que nos preocupamos que é a declaração IR, lembrando que deve ter muita gente ganhando dinheiro com ADSENSE mais nem sabe que precisa ser declarado,
        Parabéns e obrigado pela matéria

  6. Alex

    Olá Gustavo, agradeco suas informacoes.
    Me tira uma duvida por favor. Eu tenho um blog e estou comecando a receber dinheiro pelo Adsense. Estou cadastrado como MEI e pretendo fazer a declaracao de renda assim.
    Mas li no portal de google (mas é do ano 2012) que essa atividade nao se enquadra no MEI. Isso é correto?
    Segue o link do forum:
    https://productforums.google.com/forum/#!topic/adsense-pt/YZTAFCL-4P4

    • Alex, não sei te dar essa informação, pois não sou MEI, mas isso é simples para um contador te orientar.

  7. Jackson

    Olá Gustavo! Eu estou ganhando um pouco mais que 3.000,00 dólares no Adsense porém te juro que não sabia disso de ter que declarar. No caso terei que declarar os meses anteriores tb? Ou a partir de agora só? E se eu me registrar como MEI precisarei declarar Imposto de renda?
    E a pergunta principal, eu declarando terei que pagar quanto ao Governo? Por gentileza, ficarei agradecido se responder a minha pergunta. Obrigado!

    • Jackson, procure um contador urgente, precisa declarar o que já passou sim, mas um contador vai te orientar melhor.
      Como pessoa física você pode chegar a pagar até 27,5% de imposto. Como Mei eu pago 6%, mais ou menos.

      • Gustavo

        Hola Gustavo, como MEI voce paga 6% mas tem limite de faturamento né? Se eu faturar na faixa dos USD 2.000 / mes, o que tipo de empresa voce me recomenda? Cuanto imposto vou ter que pagar?

        Obrigado!

        • Recomendo que procure um contador para isso. Não quero entrar nesse tipo de assunto, pois não é minha especialidade.

  8. Pedro

    Já cheguei a pagar quase 6 mil de carne leao. Mas no final das contas nem importei muito pq voltou 80% na restituição.

  9. Parabéns pelo artigo, infelizmente as pessoas se preocupam em ganhar dinheiro, mas não se importam em regularizar a situação é lamentável.
    Por isso acabam caindo na malha fina, simplesmente porque não estudaram um pouco mais sobre o assunto.

    • a malha fina pega mesmo, pode demorar um pouco, mais quando vem, vem para quebrar as pernas

  10. Antonio Umbelino

    Obrigado Gustavo pelas informações, conhecimento nunca é pouco.

  11. Maicon

    Olá Gustavo Feitas!

    Vou seguir sua dica e procurar um contador. Mas estou com outra duvida, sobre o informe de rendimentos da Hotmart. Veja um exemplo:

    Eu vendi 2 cursos
    Curso A: Comissão R$ 300
    Curso B: Comissão R$ 300

    O curso A pertence ao Produtor X com CNPJ 111. O Curso B pertence ao produtor Y com CNPJ 222.

    O que eu devo entregar para meu contador?

    Recebi R$ 300 do Produtor X e R$ 300 do Produtor Y.
    ou
    Recebi R$ 600 da Hotmart com CNPJ AAA.

    Desde já agradeço mais uma vez a sua atenção.

    • Maicon, isso fica a cargo do meu contador, e não sei como ele faz essa parte. Converse com um contador e ele vai te explicar.

  12. Brena

    olá, gustavo.
    meu contador me mandou email: informe a fonte pagadora do google e cnpj.

    e agora? onde vejo isso? obrigada!

    brena

  13. creusmarco

    olá amigo..Então eu tenho 160 dolares pra receber do google adsense e eu ví no youtube que disseram que tem que declarar no carnê leão no mês seguinte do recebimento.. Uma pergunta, se eu declarar no carnê leão eu vou ter que fazer essa tal de declaração anual tambem ? E outra coisa, eu não declaro imposto de renda pelo meu emprego registrado, pois ganho menos de 1.400,00 por mês..Queria saber se eu começar a receber pelo adsense eu terei que começar a fazer declaração de renda anual pelo emprego que trabalho ?

    • Recomendo que consulte um contador, mas diante da lei, terá mesmo que declarar o imposto sobre todos os ganhos, mas declarar não quer dizer pagar imposto.

  14. lisandreia frança ribeiro

    Gustavo tudo bom? Tenho uma grande duvida como contrata um Contador? essa é minha duvida aguardo anciosamente obrigada um abraço xau

    • Procure por um escritório de contabilidade na sua cidade e converse com eles. Eles vão te mostrar o que é preciso para contratar o serviço deles.

  15. Maicon

    Olá Gustavo,

    Estou com a seguinte duvida sobre o Carne Leão, programas afiliados brasileiros como “Cursos 24 Horas”, “Hotmart” eu preciso todo mês declarar no Carne leão?

    Seria muito interessante, você criar um artigo abordando esse tema, vasculhei a internet e não encontrei uma resposta sobre esse assunto. O Adsense eu sei que tem que declarar quando você recebe o pagamento, mas em relação aos programas afiliados brasileiros, qual deve ser o procedimento correto a se fazer?

    Desde já agradeço a sua atenção, estou aguardando sua resposta.

    Abraços

    • Maicon, se quiser, pode sim declarar no carnê leão, mas eu não faço assim. Esses outros programas eu peço a eles o comprovante de ganhos anual e declaro na minha declaração de imposto de renda.
      Sugiro que peça aconselhamento a um contador, pois como já adiantei no artigo, não é minha área.
      abraço.

  16. Ola, Gustavo Freitas, fiquei encantado pelos seus artigos, só tenho que te agradecer ! Mas caro amigo se você poder me ajudar eu fico agradecido.
    O Google Adsense, pediu para regularizar, informações fiscais ! E em perfil do beneficiário, tenho quer responder este questionário .

    Submit tax information
    To help find the appropriate tax form, please answer the questions below as they relate to the account holder for this account.

    If you already know which form you need, you can bypass the questions below by choosing your tax form directly.

    Are you a US citizen, US resident alien, US corporation or US partnership?

    • joao leao

      a pergunta mais importante o cara nao responde

  17. Até onde eu sei por ser um pagamento do exterior a declaração do adsense é somente para quem ganha acima de 1.313,69.

    Os bancos que recebem a ordem de pagamento já desconta IOF de 0.38% sobre os valores convertidos em reais.

    Para receber o meu dinheiro do Adsense uso o http://bancorendimento.com.br/ é super fácil e rápido.

    • Claudio, não é bem assim. Também recebo pelo Rendimento. Converse com um Contador ou acesse o próprio site da Receita. Declarar não quer dizer ter que pagar o imposto, mas provar para a RF de onde o dinheiro está vindo.

      • Alec

        Qual valor vc declara no Adsense? O que o banco rendimento depositou pra vc? Ou o valor cheio sem as deduções do banco rendimento?

    • WAGNER CRISTIANO SA PEREIRA

      Olá, esse valor de 1.313,69 é por mês ou por ano?

  18. Obrigado Gustavo Freitas, por estas informações e orientações, é de suma importância, vou agilizar!

Deixe uma resposta