3 estratégias para convencer seus visitantes a comprar no seu blog

Comecei com blogs em 2008 e a realidade era outra. Por isso foi necessário aprender rapidamente a criar conteúdo que prendesse o visitante no blog e o levasse a confiar em mim. A ter certeza que eu sabia o que estava falando. Do contrário era muito difícil manter um blog com visitas constantes.

Os blogs ainda eram vistos com muita desconfiança e você precisava deixar claro em todos os artigos que era um especialista ou então que estava se especializando no assunto. Por isso os que se profissionalizavam cresciam rapidamente.

Hoje isso mudou bastante. Não que não seja mais importante ter conteúdo de qualidade ou ser especialista no assunto, mas hoje as pessas não enxergam mais os blogs com tanta desconfiança. E muitos até consideram que os blogs não são uma boa opção no momento de fazer vendas. E isso eu coloco na conta da popularização das redes sociais e das estratégias a cada dia mais evoluídas de e-mail marketing.

Eu discordo totalmente disso, é claro. Para te provar que é possível fazer vendas através do blog ou com a ajuda dele vou apresentar 3 estratégias para convencer seus visitantes a comprar no seu blog.

Eu possuo blogs criados apenas para o Google Adsense. Sei, nesse momento muitos vão torcer o nariz e pensar em sair desse artigo e desse blog o mais rápido possível, pois a nova geração de empreendedores digitais acredita que só existe vida dentro do universo dos infoprodutos. Mas não me importo muito com isso, pois o que move meus negócios digitais é a experiência do meu visitante e os resultados que tenho alcançado. E a cada mês os dois tem sido acima das expectivas.

Em outros blogs mesclo Google Adsense com Infoprodutos e tenho até alguns blogs criados apenas para divulgar infoprodutos. Então acredito que tenho experiência para falar sobre o assunto sem puxar a sardinha para lado algum, já que ganho dinheiro dos dois lados. Na verdade de vários outros lados também.

Não sei usar o blog para vender

O grande problema é que os empreendedores tem muita dificuldade em produzir conteúdo. E nem estou falando de conteúdo de qualidade, mas sim de escrever artigos e criar oportunidades para que o visitante possa comprar através do blog. E isso também se aplica ao e-mail marketing. Se você não sabe escrever artigos certamente também não sabe escrever e-mails que vendem.

Ler e escrever é um hábito que poucos brasileiros tem. E que não é incentivado na família. Eu sou de uma família muito pobre com pai e mãe semi analfabetos (Graças a Deus hoje a situação de toda a minha família é muito diferente). Nunca fui incentivado por eles a ler e produzir textos, pois eles não tiveram esse incentivo na infância. Mas me apaixonei cedo por revistas em quadrinho e depois por livros e nunca parei de ler e querer aprender. Acredito que esse seja um dos fatores de gostar de escrever.

Então se você não sabe escrever, está na hora de começar a ler conteúdos no seu nicho e começar a treinar a sua escrita. Somente depois poderá aprender a usar o blog para vender. E já adianto, somente as dicas que vou passar aqui não são suficientes para te ajudar, se não gosta de escrever ou se escreve mal.

Acredito que esse seja o principal fator das pessoas acreditarem que não é possível fazer vendas através de um blog. Não saber escrever um texto, muito menos um texto que gera vendas.

Dito isso, posso te mostrar agora as estratégias que uso para convencer meus visitantes a comprar nos meus blogs.

3 estratégias para convencer seus visitantes a comprar no seu blog

Mas antes ainda quero fazer uma ressalva. Meus negócios online são baseados em blogs, e-mail marketing e infoprodutos. E sempre recebo perguntas do tipo “qual dá mais dinheiro, um blog ou uma lista de e-mail marketing?” “É melhor ter uma lista com 10 mil pessoas ou uma blog com 100 mil visitas mensais?”.

Isso depende de vários fatores, mas acredito mesmo que muitas das vendas que faço usando o blog, foram antes trabalhadas no e-mail marketing e muitas vendas que faço com o envio de um e-mail foram fruto da autoridade que conquistei com um blog. Então penso que os dois são complementares e não dá para levar em conta apenas de onde saiu o clique que gerou a venda.

Agora chega de papo e vamos ao que interessa. Você vai aprender como convencer seus visitantes a comprar no seu blog. Vou falar com você sobre estratégias com:

  • Banners
  • Reviews de infoprodutos
  • Artigos com dicas

1- Banners

Quando iniciei os banners em blogs eram algo maravilhoso. Você colocava um banner e via as coisas acontecerem. Muita coisa mudou e para muitos os banners em blogs estão mortos. Eu não penso assim. O que é necessário é saber o que fazer com um banner no seu blog. Eu gosto de usar banners como um complemento e como uma maneira de colocar uma ideia na cabeça do visitante.

estrategias para convencer seus visitantes a comprar através do blog

Faço poucas vendas em blogs com banners, e acredito que isso aconteça com todos, mas quando seu visitante entra uma vez no seu blog e olha para um banner e depois volta outro dia e vê aquele banner novamente e novamente… Em algum momento ele pode clicar no banner, mas mesmo que não clique, a ideia ficou na mente dele. A marca do infoproduto ficou e pode ser que em algum momento ele compre esse infoproduto através de uma das demais técnicas que vou mostrar aqui ou até mesmo através de uma publicação nas redes sociais ou então na sua lista de e-mail marketing.

Dica: Em algumas situações, quando tenho reviews do infoproduto no blog, não envio o visitante direto para o infoproduto através do banner, mas sim quando ele clica no banner vai para essa página de review. Assim ele só vai sair do meu blog se realmente estiver disposto a saber ainda mais sobre o infoproduto ou então a comprá-lo.

2- Reviews de infoprodutos

Um review ou uma resenha é um artigo que você escreve para analisar um determinado fato. No nosso caso o review é usado para analisar um infoproduto.

Quando você escreve um review em seu blog sobre um determinado infoproduto as chances de converter seus leitores em compradores é muito maior que usando apenas um banner no blog.

No review você vai trabalhar para, em algum momento do texto, enviar seu visitante para a página de captura ou página de vendas do infoproduto. Para isso você vai precisar dos hotlinks (link de afiliado) que o produtor cadastrou no Hotmart para seu infoproduto.

Dica: Sempre encurte ou disfarce seus links de afiliado. Algumas pessoas se sentem inseguras clicando em links para fora do blog ou site onde estão. Então é importante usar um plugin pra te ajudar nessa tarefa.

Escrever um review é uma tarefa que dá trabalho, pois você precisa conhecer muito bem o infoproduto e o que seu público está procurando.

3- Artigos com dicas

Uma outra estratégia que utilizo e traz resultados é escrever um artigo e “camuflar” algumas indicações de cursos que podem também ser a solução para o problema.

Eu escrevo um artigo com dicas matadoras, como esse aqui, que vai realmente ajudar as pessoas a solucionar um problema. E durante o desenvolvimento do artigo eu coloco uma chamada a ação (Call to Action) para algum infoproduto que estou divulgando e pode ser a solução definitiva do problema ou então para um review de um infoproduto que estou divulgando.

Outra técnica dentro dessa estratégia é usar a divulgação de algo gratuito. Como um e-book ou um curso em vídeo. Claro que esse e-book ou curso gratuito precisa estar relacionado a algum infoproduto que estou divulgando e que pode me render comissões no futuro.

É muito importante que você trabalhe muito bem a chamada a ação, tanto nos reviews, como nos artigos, para que seu visitante saiba muito bem o que fazer quando chegar naquela parte. O bom trabalho feito na chamada a ação pode resultar no sucesso da sua estratégia de realizar vendas através do blog.

Estratégia extra – trabalhar as chamadas nas redes sociais

Apesar de ter te prometido três estratégias voltadas para vendas no blog, eu preciso te dar essa dica extra. Usar as redes sociais e trabalhar as chamadas corretamente, pode aumentar consideravelmente suas vendas através de banners, artigos e reviews.

Essa dica eu usava muito pouco, mas depois de assistir uma palestra do Douglas Souza a “ficha caiu” e passei a utlizar com muito mais frequência para gerar visitas e vendas através dos meus blogs.

Sempre que publicar um novo conteúdo do seu blog o correto é divulgá-lo de todas as maneiras possíveis. Isso você já deve saber. Mas ir numa rede social e apenas publicar o link do seu artigo não é o correto a fazer se quer realmente que as pessoas visitem aquele artigo.

O correto a fazer é preparar um texto para publicar, com uma chamada a ação, que será justamente o link para acesso a seu artigo. Essa estratégia funciona para qualquer fim, inclusive para levar o seu seguidor diretamente para uma página de vendas.

Confira a imagem abaixo da publicação no Facebook divulgando um artigo do Quero Criar um Blog.

image

Você deve fazer isso nas principais redes sociais e também nas redes sociais de seu nicho. Isso pode aumentar muito seus resultados com publicações nas redes sociais. Quanto mais visitas seu blog recebe, mais chances de realizar vendas nele você tem, concorda?

Essas estratégias passadas aqui são ensinadas com detalhes no meu treinamento Método Start.

>>> Quero conhecer o Método Start

Conclusão

E-mail marketing não é a única maneira de se vender na internet. Nesse artigo falei sobre vendas feitas com a ajuda do blog e em outros artigos vou abordar ainda mais estratégias com redes sociais e também com vídeos no Youtube.

E você, já fez vendas pelo seu blog? Ou com a ajuda do blog? Tem alguma estratégia para compartilhar ou então alguma experiência com as estratégias compartilhadas por aqui? Gostaria muito de conhecer através dos comentários. Vamos conversar sobre o assunto e melhorar ainda mais as vendas?

Rate this post

REVELADO a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start.

Website: http://gustavofreitas.net

14 Comentários

  1. Paulo

    Esselentes dicas, artigo bem elaborado….

  2. Mais um excelente artigo 🙂

    Sobre blogs eu sempre tive uma opinião bem clara sobre isso.

    Blogs ainda é e sempre será uma excelente maneira de conseguir mais tráfego para a lista e consequentemente vendas, porém é preciso ter um blog com conteúdo de qualidade, layout e principalmente, bastante call to action.

    Acredito que no nicho de ganhar dinheiro principalmente é preciso estar sempre com técnicas novas, já que depois que alguém compra algum curso e começa a entender as coisas fica mais complicado vender para as mesmas pessoas.

    Sucesso 😉

  3. Muito bom artigo, ótimas dicas!
    estou conhecendo melhor o seu trabalho e estou gostando cada vez mais.

  4. Muito bom Gustavo, realmente cada blogueiro tem suas manhas e macetes e técnicas para ir conseguindo seu espaço em milhões de blogs, passos básicos como estes que você colocou que facilitam sobre o que procurar na internet e o que focar, por que muitos blogueiros iniciantes acham ou não tem sequer a noção de como as coisas funcionam, muito bom artigo.

    Até

  5. Adorei Gustavo eu tinha dúvidas com relação essa estratégia de postar nas redes sociais, para uns é bom a estratégia e outros não,. Mas sempre acreditei que tudo é questão de teste e com o seu exemplo agora fica muito mais fácil fazer essas publicações da maneira correta.Abraços!

  6. Luis Fernando

    Muito oportuno o artigo Gustavo! Confesso que há estou incomodado com o que escuto sobre os blogs (de alguns produtores que há pouco tempo defendiam os blogs como nunca e de uma hora para outra passaram a desconsiderar essa ferramenta). Particularmente eu penso que parte da perda da eficiência dos blogs (com relação à conversão) de se em função da propagação absurda que tivemos de blogs de alunos dos mil e um cursos que temos hoje na internet. Basta fazer uma simples pesquisa para verificar o “control c” de conteúdo que temos espalhados pela web de pessoas que não sabem ao menos escrever, quem dirá produzir um artigo com bom conteúdo! Acredito e continuarei acreditando que um BOM blog sempre será uma excelente ferramenta para criar autoridade e realizar vendas…

    • Luis Fernando, obrigado por complementar tão bem o artigo. Você falou tudo no final, um bom blog faz toda a diferença.
      Abraço.

  7. Opa Gustavo

    Sensacional seu artigo, realmente são sacadas matadoras.

    Muito obrigado por me citar. Manter a presença nas redes sociais é essencial para qualquer empreendedor digital.

    Forte abraço

Deixe uma resposta