2 métodos pouco conhecidos que podem te ajudar a encontrar um micro nicho rentável

Encontrar um micro nicho rentável é uma das tarefas cruciais para o desenvolvimento de um negócio online de sucesso, principalmente para os iniciantes, que ainda não tem a experiência necessária para concorrer em grandes nichos de mercado.

Para ajudar esses iniciantes (e outros nem tanto) vou abordar nesse artigo 2 métodos pouco conhecidos que podem te ajudar a encontrar um micro nicho rentável e com pouca concorrência, o que pode aumentar em várias vezes suas chances de sucesso no mercado digital.

Esses métodos criei a partir da necessidade de aperfeiçoar a procura por nichos e, depois, por micro nichos rentáveis e com baixa ou nenhuma concorrência profissional.

O que é um micro nicho?

Antes de continuar, preciso de explicar o que é micro nicho, mas antes uma definição de nicho de mercado. Esse termo não foi criado pelo marketing digital, já existia muito antes da internet.

Nichos de mercado são segmentos ou públicos cujas necessidades particulares são pouco exploradas ou inexistentes. A estratégia de aproveitamento de nichos está justamente na identificação das bases de segmentação que, quando explorados, representam o diferencial ou vantagem competitiva à empresa (ou pessoa). Wikipédia.

Depois de trabalhar por anos com blogs de nicho, comecei a perceber que os nichos mais rentáveis estavam cada dia mais concorridos, principalmente com a entrada de grandes portais como G1, UOL, etc nesses mercados. Foi então que comecei a buscar alternativas para essa concorrência e percebi que os grandes portais abordavam os temas, mas ao mesmo tempo deixavam brechas grandes que podiam ser exploradas, foi assim que surgiu o meu primeiro blog focado na solução de problemas, que acabei depois chamando de blog de micro nicho.

Os resultados foram sensacionais. Parei de criar blogs de nicho e foquei totalmente em criar um método para encontrar micro nichos rentáveis e com pouca ou nenhuma concorrência.

2 métodos pouco conhecidos que podem te ajudar a encontrar um micro nicho rentável

Depois de um certo tempo, dei a esse método o nome de Start, assim surgiu o Método Start, por volta de 2012, e que uso até hoje, com algumas melhorias. E, depois, criei também o Método Social. Esses são os 2 métodos que quero apresentar a você nesse artigo, para te ajudar a encontrar um micro nicho rentável e ir mais longe com seu negócio online.

Esses métodos não devem ser usados apenas para pesquisa de micro nichos, mas também para pesquisar novos artigos e vídeos para seu negócio online, pois eles vão te revelar os principais problemas do seu público alvo. Com essa informação é só providenciar a solução e colher os frutos.

1- Método Start

Esse método se baseia na procura por modelar o mundo a sua volta, entender os problemas primeiro fora do computador, fora de qualquer tipo de ferramenta de busca de volume de palavras chave, focando principalmente nos problemas que as pessoas comuns passam.

Já consegui ideias para micro nichos assistindo desenho animado, lendo revistas e até mesmo prestando atenção em algumas pessoas andando de bicicleta. Somente depois de ter essas ideias e selecionar os problemas é que começo a pensar no volume de pesquisa e na ferramenta de palavras chave do Google Adwords (Método Tradicional).

Muitos amigos que conhecem o Método Start falam que sempre que passam em frente a uma banca de revistas, lembram de mim. Semana passada estive em São Paulo para palestrar no Hangar Monetizze e fui na Avenida Paulista, que é, para mim, o paraíso das bancas de revista e pude vislumbrar vários novos micro nichos ali.

Trouxe até algumas dessas revistas para casa e estou trabalhando na construção de um novo projeto, baseado nessa modelagem.

2- Método Social

O Método Social, que anteriormente chamava de Método Ads, consiste em usar o Facebook para descobrir se existe público para esse micro nicho. Antigamente não era necessário fazer isso, mas com o tempo percebi que muitas pessoas não usam mais o Google para encontrar assuntos que interessam, entrando diretamente no Facebook em grupos de discussão ou páginas de fãs e ali encontram tudo que precisam, inclusive usando para tirar dúvidas e aprender a resolver seus problemas. Esses grupos e fã pages são fontes inesgotáveis para modelagem do mundo real e quase ninguém usa para isso.

Nesse momento estou interessado no volume de pessoas interessadas e não no volume de pesquisas que são feitas sobre o assunto, indo novamente totalmente contra o que 99% dos cursos de marketing digital ensinam. Acho que esse é um dos motivos de estar aqui, fazendo meu trabalho em vários nichos, desde fevereiro de 2008.

Com o uso desses 2 métodos venho criando vários blogs de micro nicho e, até, descobrindo nichos ainda mal explorados, o que me garante vantagem competitiva nesses mercados.

Como posso aprender ainda mais sobre esses métodos?

Além desses 2 métodos, ainda uso para encontrar um micro nicho rentável, o Método Tradicional e o Método Afiliados, que não criei, mas que são muito ensinados no mercado de internet marketing. Eles me são úteis, pois uso apenas depois de passar pelos métodos Start e Social.

Quer aprender ainda mais sobre esses 4 métodos? Então que tal participar, comigo, da Semana do Micro Nicho? Esse é um evento online e gratuito que preparei para ajudar pessoas interessadas em encontrar micro nichos rentáveis e com pouca ou nenhuma concorrência.

A semana do micro nicho vai acontecer nos dias 25, 26 e 27 de abril de 2017, com aulas ao vivo sempre às 20:00hs (horário de Brasília). Nessas aulas vou abordar, com ajuda da Graciela Barbieri, os 4 métodos, principalmente o Método Start e o Método Social, com exemplos, para você conseguir replicar também no seu negócio.

→ Quero assistir a Semana do Micro Nicho

Qualquer dúvida sobre os métodos ou sobre a Semana do Micro Nicho, basta deixar um comentário abaixo.

2 métodos pouco conhecidos que podem te ajudar a encontrar um micro nicho rentável
4.1 (82%) 10 votes

Revelado o segredo para encontrar nichos rentáveis - Baixe Grátis!

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start.

Website: http://gustavofreitas.net

Deixe uma resposta