7 dicas para usar o Telegram no seu negócio [seja ele qual for]

Nesse artigo vou te passar 7 dicas para usar o Telegram no seu negócio, seja ele qual for. Então mesmo que você não tenho um blog, um site, uma lista de e-mail, um canal no Youtube, etc, fique tranquilo, esse artigo é também para você.

Antes de passar as dicas, quero te mostrar o que é o Telegram, pois muitas pessoas dão a resposta a essa pergunta de maneira equivocada. O Telegram não é apenas um mensageiro, como o WhatsApp. Gosto de dizer que o Telegram é uma ferramenta completa de marketing, que também possui funções iguais a do WhatsApp, ou seja, ele é muito, mas muito mais que o WhatsApp sonha em ser e por isso pode ajudar seu negócio, mesmo que seja uma lanchonete, uma loja de roupas para bebês ou um cinema a ir muito além no relacionamento com clientes e futuros clientes.

O que é o Telegram?

Segundo a FAQ do Telegram,

O Telegram é um aplicativo de mensagens com foco em velocidade e segurança, é super rápido, simples e grátis. Você pode usar o Telegram em todos os seus dispositivos ao mesmo tempo — suas mensagens serão sincronizadas em todos os seus celulares, tablets ou computadores.

Com Telegram, você pode enviar mensagens, fotos, vídeos e arquivos de qualquer tipo (doc, zip, mp3, etc), assim como criar grupos de até 5000 pessoas ou canais para transmitir para audiências ilimitadas. Você pode conversar com seus contatos telefônicos ou procurando-os pelo nome de usuário.

Como resultado, Telegram é como SMS e e-mail combinados — e pode tomar conta de todas as suas necessidades de mensagens pessoais ou de negócios.

Se você ainda não usa o Telegram, acesse o site deles aqui e veja como baixar para seu smartphone e até mesmo para instalar em seu computador (sem a necessidade de ficar conectado no smartphone).

7 dicas para usar o Telegram no seu negócio [seja ele qual for]

Essas dicas são para iniciantes, então se você já utiliza o Telegram para assuntos pessoais, pode pular direto para a dica extra e começar a usar o Telegram também para seus negócios.

7 dicas para usar o Telegram no seu negócio [seja ele qual for]

Dica 1 – Entendo o Telegram

O meu amigo Lúcio Mangabeira (especialista em Telegram para negócios) lançou um e-book gratuito intitulado “entendendo o Telegram”, no qual ensina a usar o Telegram com várias dicas simples e sensacionais.

Para baixar o e-book gratuitamente, basta clicar aqui.

Dica 2 – Personalizando o Telegram

Crie um nome de usuário no Telegram. É simples, rápido e você pode mudar quando quiser! Basta ir nas configurações, clicar em Nome de Usuário e escolher o seu!

Isso traz algumas praticidades, como poder criar um link para conversarem diretamente com você, que pode ser inclusive colocado no seu site!

Seu link ficará assim: www.telegram.me/seunomedeusuário e qualquer um que clicar no link será direcionado para uma conversa com você no Telegram! Se a pessoa não tiver o Telegram, haverá um link para ela criar uma conta!

Além disso, com um nome de usuário as pessoas podem citar você nos grupos e facilitar que você saiba quando estão precisando da sua presença!

Essa parece uma dica simples, mas é fundamental para utilizar o Telegram de maneira profissional.

Dica 3 – Respostas nos grupos do Telegram

Quando estiver em um grupo no Telegram e quiser responder a uma mensagem que alguém enviou, mesmo que faça já algum tempo, você pode pressionar uma vez em cima da mensagem e clicar em “Responder”.

Um pequeno trecho da mensagem que você está respondendo aparecerá, e quando você responder a pessoa que enviou será notificada e saberá qual mensagem você está respondendo! Isso sim é organização de uma conversa com muitas pessoas!

Dica 4 – A mágica dos vídeos no Telegram

Você está conversando sobre algum assunto e se lembra de um vídeo que tem no youtube, mas até sair do Telegram, entrar no Youtube e procurar o vídeo leva um tempo, abrir outro aplicativo e gastar mais bateria do seu celular!

De maneira simples e rápida isso é resolvido: Digite @Youtube e uma palavra chave que deseja buscar, e aguarde até que uma pequena lista de vídeos apareça com a palavra chave que você digitou. Clique no vídeo que deseja enviar e pronto!

É possível ainda assistir o vídeo sem nem sair do Telegram, com um player interno sem precisar abrir o aplicativo do Youtube no celular! Isso sim é praticidade e inteligência!

Com certeza será muito mais fácil passar vídeos para sua audiência, já que você ganha tempo e eles não precisam sair do aplicativo para assistir os vídeos.

Dica 5 – Mídia compartilhada

Está procurando alguma coisa que um amigo te enviou, seja num grupo ou numa conversa particular, ou mesmo em um Canal que você acompanha?

Com o Telegram é muito mais simples de encontrar. Simplesmente abra a conversa, clique no nome do canal, grupo ou contato e em “Mídia Compartilhada”. Ali estão todas as mídias que foram enviadas nessa conversa.

Mas não para por aí… Ela está separada em Mídia (Fotos e Vídeos), Arquivos (qualquer tipo de arquivo), Música e, uma das melhores coisas, links!

Isso mesmo, todos os links enviados na conversa ficam armazenados ali. Se alguém te enviou um site interessante e você não lembra mais, ele está ali disponível para você acessar.

Dica 6 – Assista a gravação do webinar que fiz com o Lúcio Mangabeira

No dia 26 de abril fiz um webinar com a presença do Lúcio Mangabeira, que deu várias dicas práticas sobre o Telegram e respondeu várias dúvidas. Então se você quer mesmo utilizar o Telegram de maneira profissional, precisa acessar a gravação e assistir agora mesmo.

→ Quero assistir a gravação agora!

Aproveite para assinar meu canal e ser avisado de novos vídeos.

Dica 7 – Aprenda mais seguindo meu grupo e canal no Telegram

Com tudo que estou aprendendo sobre o Telegram após começar a acompanhar o Lúcio, criei um canal para esse blog (você é avisado de outros artigos) e também um grupo (pode ter até 5 mil membros) para conversar e compartilhar conhecimento sobre marketing digital.

→Quero acessar o grupo

→Quero assinar o canal

Dica extra – Telegram Marketing

A dica extra que tenho para você é conhecer o curso Telegram Marketing, do Lúcio Mangabeira. Estou fazendo o curso e tudo que estou aprendendo estou usando no meu negócio, para melhorar ainda mais o relacionamento e engajamento.

Se quer conhecer o curso, basta acessar o link abaixo.

→ Quero conhecer o curso Telegram Marketing

Qualquer dúvida, estou à sua disposição, basta perguntar.

7 dicas para usar o Telegram no seu negócio [seja ele qual for]
5 (100%) 8 votes

REVELADO a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start.

Website: http://gustavofreitas.net

6 Comentários

  1. Excelente Artigo, Estou bastante interessado no curso do telegram, onde posso comprar este curso, o curso é online ?

  2. Show de Bola esse artigo Gustavo.
    Momento oportuno para falar do Telegran.
    Eu e minha família já estamos todos lá, estamos abandonando o whatsapp.

    Parabéns pelo seu incrível trabalho.

    Grande abraço, seja sempre um sucesso!

Deixe uma resposta