Como criar sua primeira lista de e-mail e conseguir muitos contatos no primeiro mês

Quer ter um negócio online de sucesso e que gere uma renda mensal por muito tempo? Então você precisa ter uma lista de e-mail marketing (ou mais de uma). Com uma lista de e-mail marketing você consegue segmentar seu público e entregar a eles o que realmente vai fazer a diferença para eles e para seu negócio.

Mas como fazer isso? Como criar uma lista de e-mail marketing que traga resultados para seu negócio online? Quais os passos que se deve seguir para criar uma lista de e-mail que realmente te ajude a viver exclusivamente de seus negócios online?

Antes de responder essas perguntas, preciso esclarecer que esse artigo não contem uma verdade absoluta. O que vou te mostrar aqui é o que tenho testado e tem gerado resultados para o “meu negócio”. De maneira alguma quero afirmar com esse artigo que somente essa maneira é a correta, mas é o que funciona para mim.

Como criar sua primeira lista de e-mail

Quando preciso começar uma nova lista de e-mail marketing utilizo um método que já apliquei algumas vezes com sucesso. Se você está criando sua primeira lista de e-mail ou não conseguiu ainda criar uma lista de e-mail com resultados, faça um teste com esse método que vou explicar a seguir.

Google Adsense Grupo

email marketing ganhar dinheiro

1- Evite o erro número 1 dos iniciantes em e-mail marketing

O primeiro passo é você evitar o erro número 1 dos iniciantes em e-mail marketing. Qual é esse erro? É contratar primeiro o serviço de e-mail marketing e depois pensar o que vai fazer com ele.

Já recebi muitos contatos assim. A pessoa entra em contato e diz que contratou um serviço de e-mail marketing e não sabe qual o próximo passo. É importante que você entenda que o serviço de e-mail marketing é apenas uma ferramenta. Quem vai operar essa ferramenta é você e se não souber o que fazer com ela, estará perdendo dinheiro e tempo.

2- Qual o objetivo da lista

Então antes de definir qual serviço de e-mail marketing vai utilizar, o correto é você fazer um planejamento que começa por definir o objetivo da sua lista. Alguns objetivos são:

Comunidade Gustavo Freitas
  • Promover infoprodutos, produtos ou serviços
  • Divulgar os artigos de um blog
  • Preparar o lançamento de um infoproduto

Claro que existem vários outros objetivos, mas eu geralmente trabalho com esses três e muitas vezes eles estão interligados. Depois que definir o objetivo da sua lista, você pode passar para o próximo passo.

3- Qual o nicho

O próximo passo é definir qual será o nicho em que vai atuar. O que sempre recomendo é que trabalhe com um nicho que você gosta e entende. Não adianta querer ganhar dinheiro num nicho que não tem conhecimento algum ou que não suporta. Eu sei, pois já tentei fazer isso e mesmo ganhando dinheiro, não consegui seguir em frente.

Eu crio uma lista em um nicho de três maneiras:

  • Tendo um blog naquele nicho
  • Tendo um blog genérico (sem nicho definido)
  • Se ter um blog

Então independente do nicho que você escolher, você pode conseguir seguir em frente, mesmo sem ter um blog nesse nicho.

4- Qual será a isca digital

Depois que defino o nicho em que vou atuar, começo a pensar na isca digital. O que vou usar para que as pessoas deixem seus e-mails e assinem minha lista. Uma lista sem pessoas não tem valor algum.

Algumas iscas digitais que gosto de utilizar são:

  • E-book
  • Curso por e-mail
  • Curso em vídeo
  • Palestra
  • Webinar

Eu criei um vídeo para que você possa entender melhor a diferença entre as iscas digitais e escolher qual a melhor para você nesse momento.

5- Como divulgar a página de captura

Agora chegamos ao passo final desse planejamento. Como será divulgada sua página de captura? A página de captura (ou squeeze page) tem uma única finalidade, levar seu visitante a deixar o e-mail para receber a isca digital.

Então é importante que seu público alvo chegue a essa página. E isso pode acontecer de várias maneiras:

  • Tráfego pago (Facebook Ads, Google Adwords, Bing Ads, Artigo patrocinado e outros)
  • Tráfego de seu blog de mesmo nicho (Artigos, banners)
  • Tráfego orgânico (Google Search, Bing, Redes sociais)
  • Tráfego de blogs do mesmo nicho (Guest posts, Press release, Banners)´

Com esse planejamento, você já tem condições de contratar o serviço de e-mail marketing e começar a trabalhar seu negócio online baseado em e-mail marketing.

Como conseguir muitos contatos no primeiro mês

Se você está começando agora e quer ter muitos contatos logo no primeiro mês, vou te sugerir uma estratégia que dá muitos resultados para mim.

Foque na sua isca digital. É atrás dela que seu futuro lead está. Ele não está interessado se a sua página de captura é bonita, ou é intuitiva… Isso é secundário. Ele está interessado na sua isca digital. Então dedique um bom tempo para definir qual será e tenha a certeza que ela é diferenciada. Não adianta pegar um e-book que todos estão usando e colocar numa página e ficar esperando algo mágico acontecer.

Depois que tiver “a isca digital”, é o momento de usar a minha estratégia. Eu trabalho a divulgação da minha página de captura da seguinte maneira.

  • Artigo no blog – Como geralmente crio listas em nichos que já tenho um blog, o primeiro passo é escrever um artigo divulgando minha isca digital. Eu não divulgo minha página de captura. Eu divulgo o benefício, o que minha isca digital vai proporcionar ao meu futuro lead.
  • Press release – Eu escrevo um press release e faço chegar até blogueiros do nicho que estou trabalhando.
  • Guest post – Eu procuro por blogs do nicho que aceitam guest post e escrevo para eles artigos dando destaque ao benefício de minha isca digital.
  • Redes sociais – Preparo um texto e trabalho a sua divulgação nas redes sociais. Novamente eu dou destaque ao benefício e não a minha página de captura.

Se você nunca usou essa estratégia, comece a usar. Ela é muito poderosa.

E agora, é só começar a ganhar dinheiro?

Claro que não, esse é apenas o primeiro passo. É uma visão geral do que faço para trabalhar profissionalmente com e-mail marketing e ganhar dinheiro com meu negócio online. Você precisa aprender a criar sua página de captura, a escrever chamadas persuasivas na sua página de captura, a criar uma sequência de e-mail para relacionamento com sua lista e a escrever e-mails que geram vendas e dinheiro para você.

E isso não se aprende lendo apenas um artigo ou assistindo um vídeo. Você precisa de muito mais. Por isso mesmo eu criei o curso E-mail Marketing para Iniciantes e Afiliados. Nesse curso você vai aprender a:

  • Módulo I – Planejamento
  • Módulo II – Configuração do serviço de e-mail marketing
  • Módulo III – Instalação da página de captura
  • Módulo IV – Divulgando sua página de captura
  • Módulo V – Como enviar propostas de venda (broadcast)
  • Módulo VI – Vendendo os primeiros infoprodutos

Além desse conteúdo, você ainda tem acesso aos seguintes bônus:

  • Bônus I – Como enviar os artigos do seu blog (Blog broadcast)
  • Bônus II – Dicas ninjas de profissionais de marketing digital
  • Bônus III – Como criar uma página de vendas
  • Bônus IV – Serviços de e-mail marketing gratuitos
  • Bônus V – Como conseguir divulgar sua página de captura em outros blogs
  • Bônus VI – Como exportar e importar listas

Além de tudo isso, você ainda tem uma garantia de 15 dias.  Se o curso não for o que estou falando, você tem 15 dias para solicitar seu dinheiro de volta. O risco é todo meu.

No vídeo abaixo você tem acesso a área de membros do curso, para entender como funciona o aprendizado.

Se está precisando de ajuda para começar seu negócio online baseado em e-mail marketing, eu posso te ajudar. Basta se inscrever no meu curso.

Qualquer dúvida sobre o curso, basta deixar um comentário abaixo e te respondo o mais rápido possível.

Você também pode gostar do e-book grátis “como criar títulos matadores para o assunto do e-mail marketing. Basta clicar no link abaixo e fazer o download.

Sobre o Autor
Gustavo
Bacharel em Sistemas de Informação, Pós graduado em Planejamento Educacional e MBA em Marketing. Especialista em Google Adsense e blogs e autor do livro "O Círculo de Criação do Infoproduto Perfeito".

Você está aqui: