Vou te revelar os 7 erros que cometi no meu primeiro lançamento e tenho certeza que esse conhecimento te ajudará a lançar um infoproduto com mais chance de sucesso, ou então a entrar em lançamentos que realmente podem trazer resultados para você.

Esse artigo foi publicado originalmente em 25 de abril de 2018 e atualizado em 22 de setembro de 2020.

Quando comecei a trabalhar na internet, em fevereiro de 2008, meu principal programa de afiliados era o Google Adsense. Até tentei trabalhar com outros programas fora do CPC (Custo por Clique) mas as tentativas foram um total fracasso, pois mesmo quando acertava a mão, a empresa dava um jeito de não pagar e ficava no prejuízo.

→ Essa é minha estratégia atual para trabalhar com Google Adsense

Em 2012 isso mudou drasticamente. Com o surgimento de vários infoprodutos, resolvi lançar o meu primeiro, um e-book em parceria com o António Faneca, um jovem português de muito talento. O e-book se chamava Feeds e Feedburner: Aprenda tudo que você precisa para ganhar dinheiro com eles. Hoje ele não está mais a venda.

Hoje, olhando com calma, vejo que cometi vários erros nesse lançamento, o que me levou a não ter os resultados esperados. Então se está pensando em lançar um infoproduto, ou lançou um recentemente e não teve os resultados esperados, esse artigo pode te ajudar a entender como corrigir o lançamento ou como lançar da maneira correta.

→ Conheça mais de 100 ideias para criar um infoproduto

7 erros que cometi no meu primeiro lançamento (O #3 foi o mais grave)

7 erros que cometi no meu primeiro lançamento

O grande objetivo desse artigo é te ajudar a entender o que pode dar errado em um lançamento, para que você possa evitar esses erros e se preparar da melhor maneira possível para fazer a diferença no seu lançamento.

Para alcançar esse objetivo estou fazendo algo que a maioria não gosta, te revelando meus principais erros. Poderia aqui apenas mostrar o que deu certo e passar a impressão de que nunca cometo erros. Como sempre aprendo muito analisando os meus erros e os erros dos outros, acredito que o melhor caminho para ajudar no seu sucesso com lançamentos é justamente mostrando onde errei, por isso vamos aos 7 erros que cometi no meu primeiro lançamento.

1- Pensei que era muito conhecido

Como trabalhava com blogs desde 2008 e sempre tive blogs relacionados a dicas para blogueiros, achei que era conhecido o suficiente para não ter necessidade de fazer uma grande divulgação do infoproduto. Lego engano. Nunca se é conhecido o bastante para se deixar de lado o marketing.

Assim que percebi meu erro comecei a divulgar com mais ênfase e os resultados começaram a aparecer. Não pense que você vai lançar um infoproduto e, misteriosamente as pessoas vão começar a surgir e clicar no botão de comprar. Trabalhe com todas as maneiras possíveis para divulgar você e seu infoproduto para aumentar as chances de sucesso.

2- Não explorei todo o potencial do tema

Eu deveria ter explorado mais o potencial do tema escolhido. Era algo que, na época, era muito procurado por blogueiros e poderia ter feito, por exemplo, um formulário de pesquisa e analisado o que realmente era importante ou não para o público alvo.

O e-book ficou muito bom e com um conteúdo que resolvia o problema, mas poderia ter ficado ainda melhor se o público alvo pudesse ter opinado.

Recomendo que faça isso, consulte seu público e veja se eles se interessam pelo que pensa em lançar e mais ainda, se tem algo a acrescentar a proposta inicial.

3- Não estudei o assunto

Não tenho dúvidas de que esse foi meu maior erro. E é o maior erro que vários infoprodutores cometem. Não se qualificar. Eu não procurei estudar sobre funil de vendas, e-mail marketing, página de vendas, vídeo de vendas e tudo mais relacionado ao processo de marketing e vendas.

Então se pensa em lançar um infoproduto não deixe de estudar, de se qualificar, para não fazer besteira. Depois desse lançamento comecei a estudar tudo relacionado a esse assunto, o que já deu muito fruto no meu segundo lançamento. Não que eu tenha acertado tudo nesse segundo lançamento 🙂 .

4- Captura de e-mail

Como não estudei, não entendi que precisava ter uma estratégia de vendas montada também para quem não queria ou não podia comprar naquele momento. Não tinha uma página de captura, não tinha uma isca digital, nada que pudesse me conectar ao visitante da minha página de vendas e com isso, certamente, perdi muitas vendas futuras.

Se você vai criar um infoproduto, a estratégia de vendas precisa ter, obrigatoriamente, uma captura de e-mail ou outro tipo de contato como whatsapp, manychat, etc. Você pode fazer isso com uma isca digital simples, como um e-book relacionado ao assunto ou então um vídeo com dicas.

5- Não divulguei o suficiente

Eu não me preocupei em divulgar o infoproduto justamente pelo que expliquei no item 1. E isso foi um grande erro. Deveria ter divulgado muito mais o e-book, ter trabalhado o SEO em alguns artigos, trabalhado com anúncios pagos e com a lista (que não capturei 🙁 ).

Não cometa esse erro, você precisa divulgar seu infoproduto, trabalhar fortemente nesse quesito para que seu infoproduto alcance o máximo de pessoas interessadas nele. Até hoje tem pessoas que seguem meu trabalho e não sabiam que tinha esse e-book.

6- Não tive Afiliados

Para que ter afiliados? Para dividir o lucro? Bom… nem pensei assim, mas a verdade é que, como não entendia muito o que estava fazendo, praticamente não tive afiliados, apenas algumas pessoas que me procuraram e pediram para divulgar.

Não cometa esse erro. É muito importante que tenha na sua estratégia de lançamento um tópico relacionado a como conseguir afiliados e como mantê-los motivados com seu infoproduto. Isso é crucial para que seu lançamento alcance o maior número de pessoas. E tenha ainda mais vendas.

7- Não aprendi com os erros…

Dizem que errar é bom, pois você aprende com eles. Nem sempre. Desses 7 erros que cometi no meu primeiro lançamento, ainda cometi vários desses erros em meu segundo lançamento.

No início de 2013 lancei o e-book “Como criar um blog de nicho e ganhar dinheiro na internet”. Ele teve +1 mil vendas a R$ 97,00. Nada mau para um e-book (apesar que tinha +400 páginas) e chegou a ter uma 2ª edição a pedidos.

Por exemplo, só comecei a capturar e-mails desse público em Junho, quase 5 meses depois do lançamento oficial. Já no meu terceiro lançamento, o primeiro em vídeo, já foi bem diferente, já criei toda a estratégia de vendas.

Hoje, com +30 cursos lançados e +10 mil alunos, já posso dizer que aprendi com meus erros passados, que ainda continuo cometendo erros, mas que agora presto muita atenção e sempre aprendo com eles. Preciso até confessar que algumas estratégias de sucesso que já fiz aconteceram por conta de erros que tiveram que ser corrigidos durante o lançamento (um remendo que se tornou uma estratégia poderosa).

Dica extra – se preocupe com o suporte

Nesse quesito nunca errei, pois quando lancei meu infoproduto já tinha experiência em compartilhar conhecimento e ajudar, então sempre me preocupei com a satisfação das pessoas.

Mas… poucos infoprodutores dão o devido suporte a seus alunos/clientes.

E isso pode atrapalhar o sucesso do seu infoproduto ou até mesmo inviabilizar novos lançamentos.

E, para finalizar, quero te apresentar a minha estratégia completa de criação de infoprodutos e lançamento.

Coloquei tudo num livro físico chamado O Círculo de Criação do Infoproduto Perfeito.

Nesse livro detalho cada etapa da criação e lançamento.

Esse não é um livro teórico, pelo contrário, é um curso prático onde detalho o passo a passo da minha estratégia de criação e lançamento de infoprodutos.

→ Para ter acesso ao livro, basta clicar aqui (aproveita que estou enviando gratuitamente e com dedicatória)

Bacharel em Sistemas de Informação, Pós graduado em Planejamento Educacional e MBA em Marketing. Fundador da Netflix do Marketing Digital (CMD) e autor do livro "O Círculo de Criação do Infoproduto Perfeito".

Participe da conversa

7 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Parabéns Gustavo, você tem me ajudado muito com suas dicas… depois que o conheci tenho
    mais convicção que, esse negócio funciona mesmo.

    1. Bom comentário Ricardo… o Gustavo realmente trouxe coisa nova em relação ao tema.. Coisa de quem realmente viveu esses erro… Erro baseados em fatos concretos e não no achismo…

      Obrigado por compartilhar esses erros, posso aprender com eles e melhorar o meu lançamento.

      Abraço e fiquem com Deus.

  2. Parabéns Gustavo, pelo artigo. Estes problemas muito comuns, por vezes passam ao lado de quem está tentando lançar um produto. Vou anotar aqui estes tópicos.
    Abraço