É inegável o quanto a tecnologia avançou nos últimos anos. Ao olharmos para a evolução tecnológica, temos diversos adventos como: Internet em alta velocidade, tecnologia android, redes sociais, dispositivos portáteis, GPS (em inglês Global Positioning System) são algumas inovações que podemos usufruir.

Conforme a tecnologia cresce, o uso dela também acompanha este crescimento. E é fato que a adaptação é inevitável na sociedade. Pessoas e empresas precisam se preparar para essas mudanças tecnológicas que ocorrem a todo instante.

Vale lembrar que as novidades tecnológicas não são um processo simples, porém, na maioria das vezes esses avanços atuam em questões que já existem e que apenas precisam ser melhoradas.

Mas, em um mundo onde já é totalmente digital, o que ainda está por vir? Veja quais são as tecnologias e as tendências tecnológicas para 2020, que facilitarão e transformarão ainda mais o dia a dia das pessoas.

Separamos neste artigo três tecnologias inovadoras para este ano. Confira:

#1- Inteligência artificial

A Inteligência Artificial é o ramo da tecnologia dedicado a criar dispositivos digitais, que possam ser programados para cumprirem tarefas específicas e performar como seres humanos.  Usamos a inteligência artificial diariamente em sites de comércio eletrônico que nos sugerem os produtos que temos de comprar ou até mesmo em aplicativos que nos indicam o melhor caminho ou os filmes que devemos assistir.

Essa tecnologia pode ser aplicada no varejo com o uso de chatbots, sistema de atendimento automático de clientes, em que o consumidor conversa com um robô.

Há uma grande expectativa de que a inteligência artificial cause um impacto significativo no setor de relacionamento com o cliente. Segundo pesquisas do Gartner, por exemplo, estima-se que até 2020 um quarto das interações de atendimento ao cliente envolverá algum tipo de tecnologia artificial.

#2-  Computação em nuvem

Essa tendência para 2020 é uma tecnologia que permite que as pessoas tenham acesso online de seus serviços e/ou documentos, sem a necessidade de instalar

programas. Com a computação em nuvem, você consegue acessar suas informações de maneira remota, de qualquer lugar do mundo e na hora em que desejar.  Sendo assim, não é necessário realizar grandes investimentos em hardware como antigamente. Além disso, existem várias vantagens nessa tecnologia como agilidade e praticidade. A computação em nuvem significa uma grande mudança sobre os recursos de TI.

#3- Automatizar processos

Vimos que com os avanços tecnológicos, as pessoas hoje possuem ferramentas e aparatos que facilitam o dia a dia. Existem diversas ferramentas que podem contribuir nestes processos. Uma delas, é o software de gestão. Já ouviu falar deste sistema?

Uma tecnologia muito usada em empresas, ajuda a organizar os processos operacionais e automatizar diferentes áreas de um negócio, agilizando as tomadas de decisão.

Antes dessa tecnologia, os proprietários de empresas precisavam anotar os resultados, fazer o controle da empresa no papel, por exemplo.

Este método arcaico demandava muito tempo, além de ser um processo suscetível a erros o que ocasionava prejuízos na organização.

Hoje com o sistema de gestão você controla toda a parte financeira, estoque, vendas e relatórios de seu negócio. Ou seja, você automatiza os processos e facilita a gestão e organização de uma empresa.

Bacharel em Sistemas de Informação, Pós graduado em Planejamento Educacional e MBA em Marketing. Fundador da Netflix do Marketing Digital (CMD) e autor do livro "O Círculo de Criação do Infoproduto Perfeito".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.