5 dicas simples para fazer sua primeira venda na Monetizze


Fazer a primeira venda é o problema de todos os afiliados iniciantes.

Quando sai a primeira venda você tem certeza que está no caminho certo. A confiança aumenta e, com isso, sua dedicação também.

Ultrapassar a barreira da primeira venda é importante e, nesse artigo, quero te ajudar com 5 dicas simples para fazer sua primeira venda na Monetizze.

Como esse artigo será lido não somente por afiliados iniciantes, mas também por pessoas que estão começando a procurar por informações na internet para criar um negócio online, preciso esclarecer alguns termos.

Se você já é familiarizado com esses termos, pode pular para a parte do artigo onde detalho as dicas para fazer sua primeira venda na Monetizze.

dicas para fazer sua primeira venda na Monetizze

Marketing digital

Marketing é o conjunto de técnicas e métodos aplicados ao estudo das necessidades dos mercados e seus principais componentes, como públicos, vendas e produtos para o desenvolvimento das empresas.

É uma palavra derivada do termo inglês market, que significa mercado, ou seja, o estudo das causas, objetivos e resultados produzidos através das diferentes formas de como as empresas lidam com o mercado.

O marketing digital é a mesma coisa, só que usando a internet.

Marketing de Afiliados

A melhor definição sobre o que é marketing de afiliados pode ser encontrada no Renda Passiva Inteligente por Pat Flynn.

O marketing de afiliados é o processo de ganhar uma comissão promovendo produtos de outras pessoas (ou empresas). Você pode achar um produto que você goste, promovê-lo para as pessoas, e ganhar uma parte da renda a cada venda que você fizer.

Afiliado

Afiliado é alguém que indica produtos de outras pessoas, seja um produto digital ou físico, com o intuito de receber comissões por essas indicações.

Para isso, o afiliado participa de um programa de afiliados, que é o que permite que ele escolha produtos para promover sobre os mais diversos nichos que ele possa ter interesse.

Programa de afiliados

É um serviço de publicidade prestado por uma empresa que aluga e vende espaços publicitários na internet, de modo que o titular do espaço locado é remunerado de acordo com o desempenho da campanha publicitária.

Há diversos tipos de programa de afiliados, entre eles:

  • CPC (Custo por Clique)
  • CPA (Custo por Aquisição)
  • CPL (Custo por Lead)
  • CPM (Custo por Mil Impressões)

Por outro lado o afiliado também exerce um papel importante que é conhecido como marketing de afiliado (affiliate marketing) em que tem todo o trabalho de gerar conversões para o anunciante em troca de comissões.

Entre os programas de afiliados mais conhecidos podemos citar: Google Adsense, Amazon, Monetizze, Hotmart, entre outros.

Funil de Vendas

O funil de vendas é uma forma de entender o quanto seus leads estão perto de se tornar clientes e tratá-los de acordo com isso.

Existem três etapas do funil: topo, meio e fundo.

Para cada uma delas, há tipos de conteúdo que são mais apropriados, e a linguagem desses conteúdos também muda.

Confira um conteúdo super completo sobre Funil de vendas clicando aqui.

Lead

Lead é todo cliente em potencial do seu negócio.

Para que realmente sejam convertidos em clientes, os leads precisam ser nutridos através de conteúdo de qualidade.

Você utiliza o funil de vendas para entender o momento do Lead e entregar o conteúdo correspondente ao estágio do funil em que ele se encontra.

Landing page

Landing page, ou página de conversão, é uma página dedicada exclusivamente a uma oferta — oferecer material gratuito, vender um produto, etc. — em troca de algo.

Essa moeda de troca pode ser tanto dinheiro, no caso de um produto sendo vendido, como informações pessoais usadas para nutrir o lead mais tarde — no caso de um material gratuito, por exemplo.

Conversão

Conversão é o que você define na sua landing page. Qual o objetivo da página? Quando o lead cumpre esse objetivo, acontece a conversão.

Pode ser baixar um e-book, assistir um vídeo, clicar no botão de compra, etc.

ROI

Em finanças, retorno sobre investimento (em inglês, return on investment ou ROI), também chamado taxa de retorno (em inglês, rate of return ou ROR), taxa de lucro ou simplesmente retorno, é a relação entre a quantidade de dinheiro ganho (ou perdido) como resultado de um investimento e a quantidade de dinheiro investido.

Se vai trabalhar com anúncios pagos, vai precisar se aprofundar nesse conceito.

E-mail Marketing ou Lista

Já deve ter ouvido que o “dinheiro está na lista”.

O e-mail marketing ou lista de e-mail, é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto, respeitando normas e procedimentos pré-definidos, analisando o retorno gerado através de relatórios e análises gráficas gerando campanhas cada vez mais otimizadas.

Você consegue, com e-mail marketing ou estratégias de robôs do Facebook e WhatsApp, criar um funil de vendas e trabalhar o lead até ele se tornar seu cliente.

Tráfego pago

Tráfego, ou visitantes, é essencial para o sucesso do seu negócio online. Você precisa gerar tráfego nos seus artigos ou landing page ou vídeos, para gerar dinheiro no seu negócio online.

Tráfego pago é a geração de visitantes através de canais como Google Ads (antigo Google Adwords), Facebook Ads, Instagram Ads, Youtube Ads, Taboola e outros.

Tráfego orgânico

Ao contrário do tráfego pago, o tráfego orgânico é composto pelo fluxo de visitantes que chegaram até o seu site sem a necessidade de pagar a terceiros pela divulgação.

Quando um visitante faz uma busca no Google e chega ao seu site por causa disso ou quando ele clica em um link compartilhado por um amigo numa rede social, ele passa a compor o tráfego orgânico da sua página.

CTR

É a proporção da frequência com que as pessoas que visualizam seu anúncio clicam nele.

É possível usar a taxa de cliques (CTR) para avaliar o desempenho dos seus anúncios.

A CTR é o número de cliques recebidos pelo seu anúncio dividido pelo número de vezes que ele foi exibido: cliques ÷ impressões = CTR.

Por exemplo, se você tivesse cinco cliques e cem impressões, sua CTR seria de 5%.

Você utiliza o CTR também para calcular como anda a conversão de suas páginas.

Backlinks

São os links que direcionam os usuários de uma página da internet para outra, seja dentro de um mesmo domínio ou para domínios de outras pessoas ou empresas.

Existem três tipos e, nesse artigo, você já se deparou com alguns backlinks:

  • os de entrada (links posicionados em páginas externas, fora do controle do administrador do site);
  • os de saída (links posicionados em páginas internas que apontam para páginas externas);
  • os internos (links posicionados em páginas internas que apontam para outra página interna).

O que é a Monetizze

A Monetizze é uma plataforma de afiliados, ou seja, você, como afiliado, se cadastra gratuitamente na plataforma e se conecta a produtores (criadores de infoprodutos) e seus infoprodutos.

Você escolhe os infoprodutos que quer promover, solicita afiliação e começa a trabalhar na divulgação desses infoprodutos com seus links de afiliado exclusivos.

Quando uma venda é concretizada, a Monetizze credita a você a venda e a comissão definida pelo produtor.

5 dicas simples para fazer sua primeira venda na Monetizze

Conheci o Márcio Motta, fundador da Monetizze, em 2013. Márcio, Mitchel e eu começamos a dividir quarto em hostels em eventos em São Paulo. Era uma época em que economizar na hospedagem dava a oportunidade participarmos de mais eventos de marketing.

Quando o Márcio começou a pensar na criação de uma plataforma de afiliados, conversamos várias vezes sobre isso e sempre o incentivei, pois sabia do potencial dele como programador e da vontade que ele tinha de mudar o mercado, com uma plataforma que desse atenção total ao afiliado e ao produtor.

Assim nasceu a Monetizze, uma empresa que cresceu rapidamente e ajuda o mercado de afiliados no Brasil a crescer. Hoje ela trabalha também com produtos físicos, o que ajuda a diversificar as oportunidades para o afiliado.

→ Faça seu cadastro na Monetizze, é grátis!

O vídeo abaixo é de uma entrevista que fiz com o Márcio em em novembro de 2015, quando a Monetizze estava dando seus primeiros passos.

Agora que você já conhece os principais termos que um afiliado precisa lidar no dia a dia, chegou o momento de te passar as dicas simples para fazer sua primeira venda na Monetizze.

5 dicas simples para fazer sua primeira venda na Monetizze

Vamos então as dicas, sem enrolação e direto ao ponto.

Que fique bem claro que nenhuma dica relacionada aqui é fruto de minha imaginação ou de alguma teoria maluca.

São dicas que uso na prática e dão resultados tanto na divulgação de meus produtos, quanto na divulgação de produtos de terceiros.

1- Escolha produtos do seu nicho de atuação

Não adianta escolher o produto que vende mais ou o produto que todos estão divulgando. Você precisa já ter uma presença no nicho do produto que escolher. Muitos aconselham que, se vai investir em anúncios pagos, não precisa estar no nicho do produto, mas eu penso muito diferente.

Vai investir em Facebook Ads ou Google Ads? Como você vai escrever seus anúncios? Suas chamadas para atingir em cheio as dores do público alvo? Se você não conhece o público? Tudo bem que alguns produtores entregam tudo mastigado, mas a grande maioria não faz assim.

Minha dica é que escolha produtos no seu nicho de atuação. Está no nicho de ganhar dinheiro, trabalhe divulgando o Clube do Marketing Digital. Está no nicho de culinária, trabalhe divulgando o Segredos dos Brigadeiros Gourmet e assim por diante.

Não se preocupe apenas com os que estão vendendo mais, principalmente se for trabalhar todas as dicas que dou abaixo. Converse com o produtor e tende entender por que o produto dele não está no Hall da Fama da Monetizze. Isso pode te dar um produto de boa saída, mas com pouca concorrência de afiliados.

2- Conheça a estratégia do produtor

Acho essa a dica mais essencial de todas. Mesmo que não siga nenhuma de minhas dicas, essa você PRECISA seguir. Sempre conheça a estratégia do produtor. Ele sabe qual foi a dor que originou o produto, qual o público alvo e tem uma história (geralmente) por trás da criação do produto.

Você pode procurar ele diretamente no Facebook ou por algum e-mail e perguntar, por exemplo, se tem um grupo de afiliados e como está sendo realizada as vendas até o momento.

Um produto que comecei a divulgar em 2016, ao conversar com o produtor, descobri que ele não tinha blog, lista, nada… trabalhava apenas com anúncios pagos. A estratégia dele era essa e era isso que passava para os afiliados. Vi ali uma oportunidade, então criei um blog e uma lista de e-mail para trabalhar as vendas daquele produto e os resultados, até o momento, tem sido animadores.

3- Escreva um artigo voltado para conversão

Comecei a trabalhar na internet em 2008 com blogs. E levei alguns anos para migrar também para outras ferramentas como vídeo, e-mail, etc. Então sempre quando penso em trabalhar em algum projeto, a primeira coisa que penso é a criação de um blog. E quando vou trabalhar na divulgação de um produto, sempre penso em escrever um artigo voltado para a conversão.

Não mais um artigo de resenha (review) falando sobre as qualidades do curso ou e-book e sim um artigo onde abordo dicas (como esse) úteis para o público interessado no produto. Ao final, dou geralmente uma dica extra, onde apresento o produto e mostro como ele pode ajudar a solucionar o problema em destaque no artigo.

Por exemplo, nesse artigo poderia oferecer um curso voltado a ensinar como fazer vendas na plataforma Monetizze ou a vender infoprodutos.

4- Grave um vídeo

Demorei para acordar para o poder de conversão de um vídeo de dicas, mas quando acordei, fiz muitas vendas assim. E o melhor é que, assim como o artigo no blog, o vídeo fica vendendo por um longo tempo, basta ter uma boa indexação e visitas orgânicas.

Você pode usar a mesma dica que passei para o artigo. Selecione algumas dicas para o público alvo e grave o vídeo. Pode até mesmo ser as mesmas dicas que passou no artigo. No meu caso, posso gravar um vídeo passando essas mesmas dicas, usando um power point ou até mesmo mostrando a “cara”, o que dá mais credibilidade.

Não se limite ao Youtube. Publique seu vídeo também no Facebook, Google Plus e qualquer outra rede social que aceite o upload de vídeos.

5- Envie e-mail para sua lista

Essa dica parece a mais óbvia, mas é muito importante trabalhar com lista de e-mail marketing. Esse é o conteúdo que perde o valor mais rápido, pois depois de algumas horas de enviado, o e-mail vai se perder na imensidão de outros e-mails que seu lead vai receber. Mas é o que gera resultados mais rápidos, quase que imediatos.

Então se ainda não tem uma lista de e-mail marketing, sugiro que trabalhe com artigos em blogs e vídeos e sempre deixe um link para uma página de captura, para começar a criar sua lista e gerar público interessado naquilo que você divulga.

Conclusão

Mesmo que seja totalmente em vendas online, você precisa trabalhar essas dicas e usar, principalmente, as maneiras de divulgação usando blogs, vídeos e e-mail marketing, se não quer partir para anúncios pagos logo no começo de sua caminhada.

Para isso (olha eu colocando em prática a dica 3 😉 ) você pode entrar no Clube do Marketing Digital, que é mais que um curso, é uma área de membros com vários cursos, estilo Netflix.

Você paga uma pequena mensalidade e tem acesso a todos os cursos lá disponíveis.

No Clube você encontra cursos que vão te ajudar a criar sua primeira lista, fazer sua primeira venda, criar blog, canal no Youtube e muito, mas muito mais.

Se ficou alguma dúvida sobre o que foi passado no artigo, basta deixar um comentário e respondo o mais rápido possível.

Se gostou do conteúdo, não esqueça de divulgar nas suas redes sociais.

5 dicas simples para fazer sua primeira venda na Monetizze
4.1 (82.81%) 64 vote[s]

Revelado o segredo para encontrar nichos rentáveis - Baixe Grátis!

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Clube do Marketing Digital e do evento presencial Vá para o Próximo Nível.

Website: https://gustavofreitas.net

42 Comentários

  1. Pingback: Vender MUITO no Hotmart? 7 dicas para começar da maneira certa!

  2. Pingback: Venda Realizada: Os 5 erros que te impedem de vender diariamente

  3. Pingback: Afiliado Zen ou Zen Afiliados? O que você precisa saber sobre o marketing de afiliados!

  4. Pingback: Ganhar dinheiro na internet? Curso gratuito ensina como!

  5. Pingback: Pergunta lá no Posto Ipiranga (Eu não gosto de propaganda)

  6. Olá Gustavo, tudo bem?

    Comecei a seguir seu blog no ano passado, e hoje venho através desse comentário agradecer a você por compartilhar seus conhecimentos conosco. Aprendi muitas coisas aqui que em cursos não aprendi. Gastei muito com cursos que dizia uma coisa e no final era outro..

    Enfim, pra mim você é o único que compartilha o que dá certo e sem cobrar nada. Seus artigos são ótimos e com muitas informações interessantes. Basta ler com atenção e colocar em prática.

    Parabéns, Gustavo!

  7. se eu criar um site e colocar os produtos la da certo ou preciso fazer mais alguma coisa tipo copiar link de afiliado ?

    • Valdeci, tem que usar seu link de afiliado ou a Monetizze não tem como saber que foi você que divulgou.

  8. jhonny estrao

    ola me chamo jhonny estrao me afiliei a plataforma ja promovi alguns produtos no entanto nao sei como divulgar porque aparecer promover produto ate ai tudo bem depois sabe me informar pra onde eu os direciono tenho que jogar em algum outro site ou eles vao automaticamente pra alguma plataforma de venda ….espero que me responda e que entenda a minha duvida nao quero desistir disso achei muito interessante mesmo …obrigado agradeço desde ja

  9. taimara Silva

    GENTE COMO FAZ PRA VENDER NO MONETIZZE ? POR ONDE O CLIENTE PAGA ?

  10. nossa!!! comecei na monetizze algumas semanas mas nao deram nem um clik nos produtos,caramba sera que estou sabendo divulgar os produtos? sera que alguem viu? criei uma pagina no face dos meus produtos a galera curtiu mas ninguem entrou vixi!!!

  11. bruno

    to comecando na monetizze mais nao tenho ideia de como comecar a fazer o trabalho. tem algum curso que eu possa fazer?

  12. Raquel Dantas Neta

    Maravilhosa as dicas, sou grata, estou iniciando na monetizze muitas dúvidas, obrigada.

  13. Pingback: As 4 maneiras de criar um negócio online de sucesso

  14. Fabio

    Olá, Gustavo!
    Gostaria de saber como faço para colocar meus ebooks á venda na Monetizze e como funciona a questão de porcentagem?
    Abraço!

  15. Excelente artigo sobre vender na Monetizze e que na minha opinião é a melhor plataforma do momento para afiliados

  16. viniciorm

    Aproveitando a ocasião. Pode me dar uma dica em como fazer a minha foto no gravatar aparecer no meu site e aqui e em todos os outros lugares? Não consigo entender de jeito nenhum como é que aquilo funciona e minha foto já foi colocada a muito tempo. Te agradeço por isso.

  17. viniciorm

    Cada vez mais vejo a monetizze em evidência. Estou acabando de montar o meu primeiro blog que focado no assunto musica , mas também farei outro voltado ao mkt digital como um todo. Uma amiga me disse que existe uma plataforma nova voltada à venda de produtos fisicos. Conhece esta Gustavo? Vou aproveitar as suas ótimas dicas e fazer a minha inscrição no Monetizze. Eu ia adorar participar de sua imersão Gustavo mas estou em uma situação muito ruim de dinheiro no momento. Se conseguir fazer logo vendas através de meu blog com certeza participarei. Forte Abraço!

  18. Meu professos (guru) Gustavo Freitas 😀 Como sempre, excelente artigo.Eu não conhecia essa nova empresa e agradeço aqui a dica por compartilhar boas novidades do mercado. Seguirei os 5 passos fielmente. Forte Abraço

  19. SORAIA

    Tenho mais uma dúvida Gustavo … tenho um blog pessoal e gostaria de saber se existe a possibilidade de vincular o acesso à determinada página ( no caso transmissão ao vivo pelo Livestream ) ao pagamento de assinatura através do pagseguro ? Ou seja, as pessoas fariam uma assinatura do meu blog, pagando pelo pagseguro, e esse pagamento geraria uma senha para o acesso ao conteúdo dessas transmissões diárias ? Isso é possível ? Obrigada

    • Soraia, tem como fazer sim, mas nesse caso recomendo que uso a Monetizze e não o pagseguro. Lá na Monetizze eles te explicam como fazer.

      • SORAIA

        Valeu Gustavo pela dica ! Muito obrigada !

  20. SORAIA

    Olá Gustavo, primeiramente gostaria de agradecer pelo seu post sobre como incluir uma transmissão do Livestream em um blog … suas informações foram super precisas e funcionou direitinho ! Agora com relação ao trabalho que você desenvolve, tenho uma empresa no ramo de tintas residenciais e não temos nenhum tipo de venda por internet, então gostaria de saber se você faz esse tipo de trabalho, digo, pessoalmente, como uma acessoria, ou somente ministra cursos e dá orientações ? Muito obrigada. Um abraço

      • SORAIA

        Ok Gustavo, muito obrigada pelo retorno ! Um abraço.

  21. Olá Gustavo. Ótimo artigo. Escolher um produto de acordo com o nosso site é o melhor início para vender.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.