Tudo que você sempre quis saber sobre o Google Adsense, mas não tinha a quem perguntar

Trabalho com Google Adsense desde sempre. Em 2007 criei um blog que nem me lembro o nome. Não entendia nada de blogs e nem sabia que existia pessoas que ensinavam sobre o assunto, os chamados metabloggers (me tornei um mais tarde, primeiro com o GF Soluções e depois com o Quero Criar um Blog).

Pois bem, nesse blog que durou apenas algumas semanas, tive o primeiro contato com o Adsense, mas não ganhei nada com ele. E só um ano depois entendi o por que. Meu primeiro blog a fazer sucesso foi criado em janeiro de 2008 (lá se vão 7 anos). O GF Soluções me deu o gostinho de ganhar meus primeiros trocados com o Adsense. E não parei mais de estudar esse programa de afiliados e me aperfeiçoar, tanto que lancei até em e-book sobre o assunto em 2011, que depois foi atualizado algumas vezes.

Com a experiência que tenho com o Google Adsense e por receber muitas perguntas relacionadas a esse programa de afiliados, resolvi criar uma seção de perguntas e respostas com as principais dúvidas que recebo. Vou tentar atualizar sempre esse artigo, por isso se tiver alguma dúvida não relacionada abaixo, deixe nos comentários.

Se você está procurando um curso que ensina a ganhar dinheiro com Google Adsense, o meu treinamento Google Adsense Experts pode te ajudar. Ele ensina como criar blogs da maneira correta, como colocar os blocos de anúncio, posicionamento e muito mais.

Tudo que você sempre quis saber sobre o Google Adsense, mas não tinha a quem perguntar

Tudo que você sempre quis saber sobre o Google Adsense, mas não tinha a quem perguntar

1- O que é o Google Adsense?

É o serviço de publicidade oferecido pelo Google inc. Os donos de sites e blogs podem inscrever-se no programa para exibir anúncios em texto, imagem e vídeo. A exibição dos anúncios é administrada pelo Google e gera lucro baseado nos cliques que os anúncios recebem, o chamado CPC (Custo por Clique).

2- Como se cadastrar no Google Adsense?

Basta ler o artigo Como criar uma conta no Google Adsense e seguir os passos descritos. Antes leia também o artigo abaixo, pois as regras mudaram recentemente.

3- Como ganhar dinheiro com o Google Adsense?

O primeiro passo, se está começando no Google Adsense, é ler o e-book que escrevi ensinando Como ganhar dinheiro com o Google Adsense. Ele é gratuito e pode ser baixado aqui.

4- Como receber o primeiro pagamento do Google Adsense?

Esse processo deve ser feito com muita calma. Siga os passos descritos no artigo Como receber o primeiro pagamento do Google Adsense.

5- Perdi a senha do Google Adsense, e agora?

O processo para recuperar sua senha é descrito no artigo Esqueci minha senha do Adsense, e agora?

6- Meus anúncios do Google Adsense não estão aparecendo, o que pode ser?

Várias coisas podem ocasionar isso, vou listar algumas:

  • Você ainda não teve sua conta aprovada
  • Você inseriu os anúncios no local errado
  • Você está utilizando um plugin wordpress e marcou para não mostrar para o administrador do blog
  • Você não inseriu o PIN em tempo hábil, será necessário solicitar outro PIN e fazer o processo novamente
  • Você não inseriu seus dados bancários, faça o procedimento e aguarde alguns dias
  • Você pode ter infringido algum regulamento do programa e sua conta foi desativada
  • Para maiores detalhes acesse http://www.google.com/adsense/support/bin/request.py?contact=troubleshooter_CSA e vá respondendo esse questionário para tentar solucionar o problema.

7- O que são cliques inválidos e como evitá-los?

A atividade de cliques inválidos consiste em todos os cliques e impressões que possam aumentar artificialmente os custos para um anunciante ou os ganhos de um editor. Essa atividade não será cobrada do anunciante. Isso inclui, entre outros, as impressões ou os cliques gerados pelo clique de um editor em seus próprios anúncios, por um editor que incentive cliques em seus próprios anúncios, por ferramentas de cliques ou origens de tráfego automatizadas, robôs ou outro software que gere cliques ou impressões inválidos.

Leia mais no artigo O que são cliques inválidos.

8- Minha conta foi desativada, e agora?

Se a sua conta do Google Adsense foi desativada e você acredita que não infringiu o regulamento do programa Google Adsense, o que pode fazer é tentar uma apelação, através de um formulário.

Acesse http://www.google.com/support/adsense/bin/request.py?hl=pt-BR&contact_type=appeal_form&rd=1 e preencha todos os dados solicitados.

9- Existe algum e-mail para entrar em contato com a equipe do Google Adsense?

Existe o adsense-pt@google.com, mas não é garantido que eles irão lhe responder. O Google, em geral, peca muito no suporte a seus produtos. Mas você pode também tentar entrar em contato com algum funcionário no fórum oficial do Google Adsense.

10- Por que o Google Adsense é tão rigoroso com os editores?

Muitos blogueiros reclamam que o Google Adsense é muito rigoroso e desativa contas muito facilmente. Pensando nisso escrevi o artigo “Por que o Google Adsense é tão rigoroso com os editores”.

11- É necessário declarar ao Imposto de Renda o que recebo do Google Adsense?

Todo dinheiro que recebemos do exterior, mesmo que 1 dólar, tem que ser declarado a Receita Federal. Declarar não significa pagar imposto, mas informar de onde é a origem daquele dinheiro.

No artigo Se você ganha dinheiro com o Google Adsense, precisa declarar Imposto de Renda explico em mais detalhes o assunto.

12- Como colocar anúncios do Google Adsense abaixo do título dos artigos?

No artigo “como colocar anúncios do Google Adsense abaixo do título dos artigos” mostro como fazer isso no Blogger, WordPress e Tumblr.

13- Existem outros produtos do Google Adsense, além do Adsense para conteúdo?

Sim, existem os seguintes produtos atualmente disponíveis no Brasil, além do Adsense para conteúdo, que usamos nos blogs:

14- Com o surgimento do Hotmart, o Adsense ainda é uma boa opção para blogueiros?

Eu aprendi com o tempo que você não deve colocar todos os ovos na mesma cesta. Ou seja, você não deve ficar dependente de apenas um programa de afiliados, de apenas uma maneira de ganhar dinheiro com seu negócio online.

Mesmo com o crescimento dos infoprodutos e o surgimento do Hotmart, ainda é uma excelente opção ter o Google Adsense no seu blog. E existem certos nichos que as vendas online de infoprodutos ainda não chegaram e que são muito rentáveis com Google Adsense.

15- Como alterar o valor mínimo de pagamento no Google Adsense?

Hoje o valor mínimo para receber o pagamento do Google Adsense é de US$ 100,00. E muitos lutam no começo pra chegar a esse valor mínimo e receber o primeiro pagamento. É aqui que muitos perdem dinheiro.

No artigo “Como alterar o valor mínimo de pagamento no Google Adsense” você vai aprender a alterar isso e lucrar mais com o Adsense.

16- Qual o melhor banco para receber do Google Adsense?

O melhor é o Banco Rendimento. Nesse link você fica sabendo tudo que precisa para abrir sua conta no Banco Rendimento.

17- Como aumentar o CPC do anúncio

Não existe uma maneira de aumente o CPC (Custo por Clique) do anúncio, já que é algo definido pelo anunciante. Ele define o máximo que quer gastar por clique e o Google gerencia isso.

18- Posso receber numa conta poupança?

Entrei em contato com o Banco Rendimento e me informaram que é sim possível receber em conta poupança, através deles, mas é necessário ficar atento para um detalhe, confira a resposta abaixo.

Sim a conta pode ser corrente ou poupança, mas se atentar que contas poupança tem limite de recebimento.

Esse limite de recebimento você pode ver diretamente com eles.

19 – O que fazer para ter minha conta Adsense aprovada?

Alguns pontos a observar antes de solicitar uma conta Google Adsense:

  • Ter um blog com domínio próprio
  • Ter, pelo menos, 10 artigos publicados
  • Ter uma política de privacidade (no meu e-book ensino a fazer a sua) no blog, com destaque no menu
  • Não ter conteúdo proibido pela política do Google Adsense como violência, sexo, discriminação e outros
  • Ter mais texto que imagens nos artigos

Essa FAQ está em constante atualização.

Tudo que você sempre quis saber sobre o Google Adsense, mas não tinha a quem perguntar
2.81 (56.29%) 70 votes

REVELADO a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start.

Website: http://gustavofreitas.net

76 Comentários

  1. Fala Gustavo,

    Seu artigo é um roteiro bastante completo para quem deseja utilizar o Adsense.

    Vejo que alguns reclamam do valor que conseguem gerar com este programa de parceiros do Google mas dificilmente alguém deixar de colocar alguns blogs do Adsense em suas páginas.

    A confiabilidade do programa é o grande segredo do sucesso.

    Um abraço

    • Obrigado Adriano. Eu nunca parei de trabalhar com Adsense, apenas aprendi a colocar o programa no tipo de blog certo.
      Abraço.

  2. LC

    Eae Gustavo, tudo bom?!? Eu queria saber qtos dias que o adsense fecha o pagamento, tipo adsense paga um mes inteiro ou qtos dias. É pq senti falta de + de 150 dólares em minha conta do adsense, mas nao sei se o adsense fecha com o mes inteiro ou “tantos” dias, vc entende?!? No mes de Julho eu somei os dolares (dá pra fazer isso no grafico do youtube) e essa soma não está batendo com oq o adsense vai deposittar em minha conta, pq será??? se puder me ajudar, desde já agradeço

    • O pagamento do Adsense leva em conta o ganho entre o primeiro e último dia do mês. Eles pagam geralmente entre os dias 22 e 25 do mês subsequente. No mês de julho você recebeu o referente ao mês de junho. Precisa também verificar se não teve cliques inválidos.

  3. Amigo, tenho um guia comercial, http://www.achanobairro.com.br a mais de um ano, e nele tb tenho blog interno mas com poucas matérias que não são minhas “peguei de outros sites e coloquei, mas dando os devido créditos e link” sera que o google aceitará ou terei que escrever artigos/matérias originais e colocar lá ?

    Desde já agradeço a atenção

  4. estou com duvida que o meu blogs possui ja google adsene nele ha mais 4 mes so que agora estou trabalhando com hortmart e posso esta coloa google adsense e hormat os banner dele no meu blogs sera que minha conta google adsense pode ser dessativada

    • Domingos, uso assim em alguns blogs e não tive problemas. Tome cuidado para não colocar os anúncios do Adsense próximos aos do Hotmart.

  5. Vinícios Rosrigues

    Oi, Gustavo! Espero que possa me ajudar. Havia uma quantia U$ 275 na minha conta do Adsense, Essa semana fui resgatar pela primeira vez, imaginei que seria transferido o total para minha conta bancária, mas, para minha surpresa, não. Transferiram R$115 e o restante permanece no Adsense. Como eu poderia resgatá-lo? Desde já agradeço. Sucesso!

    • Vinicios, eles mandam o valor que está disponível no momento. O restante deve ser de outro mês, que ainda não entrou no saldo para pagamento.

  6. Roberio

    Boa Tarde, Parabéns pela iniciativa.
    Gostaria de saber como faço para dizer ao adsence que meu blog ou site não existe mais? para que não fique aquela mensagem de conta em revisão. Obrigado!

  7. Paulo

    Ola Gustavo! Não estou intendendo pq o contador do meu adsense não ta contabilizando realmente os meus acessos. Por exemplo no meu contador ta 200 visitas e no adsense ta 30? O que pode ser?

    • Paulo, cada sistema tem sua maneira de contar os acessos. Nesse caso que citou, 30 são as vezes em que apareceram anúncios.

  8. Bom dia. O Google adsense atualiza de quanto em quanto tempo? Ou ele fica em constante atualização? Cada centavo que ganho aparece na hora ou depois de alguns dias?

  9. Érica

    Olá Gustavo , tenho algumas dúvidas , e como não conheço ng para me ajudar fica difícil solucionar :/ mas se vc apenas me responder estarei agradecida , a primeira é quantos dias depois que seu pagamento foi emitido chega ao banco? E normal demorar? Vou receber pela primeira vez e no último dia 31 recebi um email falando que meu pagamento foi emitido e caso não recebesse em 5 dias teria q entrar em contato com o banco , achei estranho :/não caiu ainda demora assim mesmo? E outra dúvida é : o banco já transfere os valores , desconta as taxas e é só sacar ? Ou precisa fazer algo pra receber , e o banco indica as taxas cobradas? ( não sei se entendeu minhas perguntas mas agradeço desde já)

    • Olá Érica, vai depender muito do banco. Banco Rendimento é praticamente no mesmo dia. Bancos tradicionais podem levar até 5 dias úteis. Como é a primeira vez que recebe, vá a sua agência e procure o setor de câmbio, certamente terá que assinar uma procuração para eles converterem para Real e colocar na sua conta.
      Todo banco cobra taxas e isso tem que ver na agência, pois cada banco é de uma maneira.
      Recomendo que utilize o Banco Rendimento para os próximos pagamentos.

  10. Alex

    boa tarde Gustavo, o que voce usa para gerar receita no youtube?

  11. Olá, muito bom o artigo.
    Tenho uma dúvida, não consigo cadastrar meu site no adsense, diz “Este URL não está disponível para se inscrever para o Google AdSense”, não encontro justificativa nenhum…
    Pode me ajudar?

    grato

  12. Boa tarde Gustavo,

    Gostaria de fazer três perguntas, quais os principais nichos que podemos escolher?

    Quando você fala domínio próprio, não posso utilizar o .blogspot do blogger?

    E terceiro, é possível ter publicidade do Adsense e Hotmart no mesmo blog?

  13. Olá!

    Ingressei agora a pouco no Google Adsense e tenho algumas dúvidas quando acesso minha página inicial no Google Adsense:

    1) O meu “saldo atual” só é atualizado mensalmente?
    2) O valor diário da “RPM da página” é pra ser somado no meu “saldo atual”?
    3) Na guia “últimos 28 dias” existe um valor, US$ 0,10, porém o valor registrado no meu saldo atual é inferior a isso. Tá certo? Como devo entender esses valores?

    Grato pelas respostas.

  14. Boa a dica Gustavo. Eu percebi quando você melhorar seu layout do site os desempenho do anúncios soube muito.

    Boa sorte companheiro.

  15. Gustavo, eu tinha muitas dúvidas em relação ao google adsense, porém as postagem que eu lia faziam muito arrodeio, mas agora lendo sua postagem consegui tirar muitas dúvidas. Obrigado!

  16. Os anuncios nunca aparecem no meu blog…tem como me ajudar ? E não sei onde coloco minha conta do banco no adsense…

  17. Estefany

    Oi queria pergunta pq no google adsense só parece dados so do primeiro video eu tenho 2 videos no canal ?

  18. Horácio G Marinho

    Gustavo, parabéns pela objetividade e didática.
    Muito esclarecedor e também desprendido.
    Desejo muito sucesso.

  19. Ola Gustavo me desculpe eu ja fiz essa pergunta la no grupo mas queria so reforça-la.

    Posso trabalha com adsense em sites criados atraves da importação de videos do youtube?

    Pergunto porque para ter a conta aprovada e necessario que os artigos tenha mais texto do que imagens e no caso dos videos como fica?

    Obrigado.

    • Carlos, os anúncios funcionam com textos, então se tiver também textos (pelo menos umas 400 palavras), funciona sim.

  20. Tenho uma dúvida, sou parceira do google, consigo monetizar meus videos, saber das minhas visualizações, porem não tenho uma conta associada ao adsense ainda, por isso não consigo ver o quanto estou ganhando com isso, tenho duvida , se quando fizer uma conta para receber , irá contar essas visualizações, ou só irá contar a partir de quando eu associar minha conta ao adsense?

    • Érica não tenho Adsense no Youtube, mas os ganhos do Youtube só vem para o painel do Adsense após fechamento do mês.

  21. ola amigo, eu tenho um site de domino, chamado tonojogo.com
    eu posso colocar ele pra receber dinheiro do google adsense?
    o que preciso fazer no meu caso?
    abraço e parabens pelo blog!!!

    • Cênio, analise as diretrizes do Adsense e veja se o seu blog está dentro delas. lendo esse artigo e baixando meu e-book, mesmo que seu blog não esteja, vai entender o que precisa fazer para melhorar.
      Abraço.

  22. Gustavo, transferi meu blog do Blogger para o Drupal. Nesse processo, estou tendo alguns problemas com os banners Adsense. Alguns aparecem, outros não. Por exemplo, no post, o que fica no início, aparece. Os dois que ficam no final não aparecem. Na versão mobile, só aparece 1, no início do post, e eu inseri 3 códigos – no meio e no fim. Por favor, dá um uma luz: o que pode estar acontecendo?

  23. Olá Gustavo Freitas, a empresa Google Adsense por ser grande deveria ter um atendimento por telefone para facilitar o suporte aos afiliados.

    • Elvis, o Google falha muito nessa questão de suporte, em todos os seus produtos e não somente no Adsense 🙁

  24. Olá Gustavo,

    No meu blog o banner do adsense só aparece quando eu estou logado no Worpress e adsense, em outros sites meus o banner aparece normalmente. o que pode ser? Eu já troquei de template já desinstalei os plugin, e nada. Meus Deus eu já estou desesperado.

    Abraço

    • Se você está usando um plugin para mostrar os anúncios, pode ter marcado para não mostrar os anúncios, vi que no seu blog, na sidebar, está aparecendo o anúncio.

      • Gustavo, eu acho que não é o plugin, eu já excluir todos os plugins e continua a mesma coisa, quando estou logado aparece, quando eu entro em modo anonimo ou em outro navegador fica um espaço em branco. O jeito é espera pra ver se volta ao normal, ou tentar a sorte com o suporte do Adsense.

        • Lucas, se está mostrando um espaço em branco, dá uma olhada aqui
          6- Meus anúncios do Google Adsense não estão aparecendo, o que pode ser?

  25. Maravilhoso… Vou ler detaçhadamente para ver se ainda resta alguma dúvida! Parabéns mais uma vez… Nosso Mestre e Guru da vida on-line. Todas as minha reverências!!!

  26. Daniel Filho

    Olá Gustavo
    Muito bom seu artigo, conteudo com muita informação.
    Gostaria de saber se posso receber os ganhos de 5 contas de Adsense em uma unica conta bancária, em minha residencia todos temos contas de adsense e gostariamos de receber tudo em uma unica conta, até para facilitar na declaração de imposto de renda.
    Isso é possovel?
    Att.: Daniel Filho

    • Olá Daniel, cada conta só pode ter um cpf relacionado, ou cnpj, por isso não é possível fazer isso.

  27. Depois de ter Feito tudo isso que você Falou O que fazer para ter minha conta Adsense aprovada? quanto tempo demora gostaria que você olhasse meu site e e pra me dizer se vai demorar muito para google libera o adsense seguindo aqui

  28. Jeanderson

    Olá eu gostaria de saber sobre esse limite para receber na poupança de quanto seria? com que eu vejo, pois pelo oq eu sei se for simplificada é só 2 mil, mas no meu caso não é simplificada, posso usar ela para receber?

  29. Sensacional, parece até um mini curso. Muito obrigado Gustavo me ajudou muito.

  30. Ei Gustavo, mto bom o artigo..
    Isso que é entregar valor para a audiência
    Agora eu te pergunto: preciso fazer dinheiro rápido, qual a melhor maneira?
    Já tenho 2 blogs e 1 fanpage com mais de 1mil likes, ambos atualizados com frequencia..
    Mas nem sei por onde começar p faturar online,
    Socorro!

  31. Olá Gustavo, quero aproveitar para te parabenizar pelo seu grande sucesso. Há um ano venho tentando aprender a ganhar dinheiro com blogs, durante 10 meses escrevi sobre tudo qualquer tipo de conteúdo, e não recebia muitas visitas, as que recebia vinha de agregadores. Foi então em uma pesquisa no google que encontrei seu blog, e foi com você que eu aprendi muita coisa. Ainda estou no começo mas já tenho meus ganhos com o adsense e Afilio, falando nesse segundo sistema de afiliação você já utilizou?
    Infelizmente por enquanto eu não posso comprar o método start, mas se Deus quiser até Abril realizo esse sonho.

    Grande abraço

  32. Muito bom Gustavo!

    Eu uso o AdSense em alguns dos meu projetos e é sempre bom aprender com quem já está a muito tempo no mercado.

  33. Wendel

    Olá Gustavo,

    Se eu colocar a minha Política de Privacidade no rodapé da página, tem probabilidade dele não ser aprovado pelo Google Adsense?

    Mesmo que os outros itens estejam em conformidade.

    Att,

  34. Olá, Gustavo, posso utilizar a mesma conta do Google Adsense (Blog) para um Canal do Youtube?

  35. Sidney de Quadros

    Parece que esse artigo foi escrito diretamente pra mim. Aí está a vara, o anzol e a isca, agora é só pescar. Ótima postagem.

  36. Desta vez você se superou hein? Que conteúdo é esse, as principais dúvidas respondidas de maneira clara e objetiva. Parabéns, Gustavo!!!

    • Olá Marilúcia, obrigado pelo comentário. O objetivo era justamente esse, responder tudo de maneira clara e simples.
      Abraço.

Deixe uma resposta