3 ferramentas que vão te ajudar a se comunicar melhor com sua audiência

3 ferramentas que vão te ajudar a se comunicar melhor com sua audiência e/ou público alvo. Espero que elas te ajudem a fazer a diferença na comunicação, que está a cada dia mais difícil pelo volume crescente de informação circulando na internet.

Vivemos um momento em que a comunicação se tornou muito simples, ao mesmo tempo que complexa. Calma, vou te explicar o que quero dizer.

Hoje a comunicação é muito simples… você não precisa investir muito para colocar sua mensagem na frente da sua audiência. Basta saber onde eles estão e em que momento do dia, coisa que ferramentas diversas na internet te mostram.

Mas… se tornou complexa, pois o volume de informação ao qual sua audiência está exposta diariamente é impossível de ser consumida e assimilada pela grande maioria das pessoas.

Então qual é a saída? A saída é tirar o seu público alvo da praça (Facebook, Whatsapp, etc) e trazer para um local que pertença a você, onde você tem o controle e pode direcionar a informação correta no momento certo. Onde apenas a sua informação está disponível.

As 3 ferramentas que vão te ajudar a se comunicar melhor com sua audiência e/ou público alvo

Hoje meu negócio online está baseado em 3 ferramentas e são essas 3 ferramentas que vão te ajudar a se comunicar melhor com sua audiência e/ou público alvo. E, ainda vou te adiantar que a 3ª vai dominar o mercado em alguns anos.

Essas ferramentas me ajudam a separar meu público alvo do ruído e do volume crescente de informação e ter resultados melhores ao poder controlar o nível de informação ao qual estão expostos, enquanto mostro a eles em que posso ajuda-los.

Essas ferramentas são:

  • Blogs
  • E-mail Marketing
  • Vídeos

E vou detalhar para você cada uma dessas ferramentas e como elas podem ser úteis ao seu negócio e melhorar sua comunicação com seu público.

Blog

Comecei meu trabalho na internet utilizando um blog. Não foi com o intuito de ganhar dinheiro com blogs como é hoje, pois na época pouco se falava sobre isso. Foi mais com o propósito de compartilhar meu conhecimento na área em que atuava na época, Tecnologia da Informação.

Por isso acredito que o melhor caminho para alcançar o público e impactar a audiência é trabalhar em cima do compartilhamento do conhecimento, da resolução de problemas e não apenas com foco em comunicar a seu público o quanto o seu produto ou serviço é excelente. Isso não funciona mais. E o mesmo digo para divulgação de infoprodutos. Não adianta ficar escrevendo apenas artigos sobre um curso ou e-book, é necessário ir além.

Eu prefiro focar na solução de problemas e no final, colocar meu produto ou serviço como mais uma solução, lá no final do artigo. E isso tem dado muito resultado nos meus negócios.

Se quer ter esse tipo de resultado também sugiro que pesquise sobre marketing de conteúdo, já que nesse artigo não terei como falar sobre esse assunto. E aprenda como abordar seu produto ou serviço dentro do conteúdo, fazendo marketing sem fazer marketing.

Preste atenção também em marcas como Coca-Cola e Banco Itaú que sabem fazer esse tipo de ação em vídeos, mas que pode ser convertida também para uma comunicação em texto (não que o vídeo não deva fazer parte de suas publicações no blog).

Com esse conhecimento você verá que sua comunicação vai alcançar seu público e trazer resultados para você.

E-mail Marketing

Desde que comecei a trabalhar com e-mail marketing, ouço falar que o e-mail morreu. Mas sabe qual a primeira coisa que todos precisam fazer ao entrar na internet pela primeira vez? Se você falou criar um e-mail, está correto.

Hoje, com os smartphones com preços mais acessíveis, muitas pessoas têm contato com a internet pela primeira vez através deles.

Para ativar o Android ou outro sistema no celular, é necessário um e-mail. Para criar uma conta no Facebook ou outra rede social também. E isso faz o e-mail ser muito útil ainda nos nossos dias.

Se as pessoas têm e-mail, elas abrem esse e-mail. E é nesse ponto que o e-mail marketing entra em ação. Se você souber trabalhar corretamente com essa ferramenta, verá que sua comunicação vai alcançar justamente o público que você quer.

Só é necessário aprender a fazer e-mail marketing e não spam. Spam é quando você manda uma mensagem não solicitada. Lembra como você se irrita ao receber aquele monte de mensagens na sua caixa de e-mail? Mensagens que você não sabe como chegaram ali, já que não solicitou aquilo? Isso é spam.

Toda mensagem não solicitada é spam, então se você quer comunicar a sua mensagem é necessário aprender a fazer e-mail marketing.

Para uma estratégia de e-mail marketing que dá resultados na comunicação, você precisa pensar em:

  • O objetivo da lista
  • O nicho da lista
  • A isca digital
  • A divulgação da página de captura

Sem esses pontos dificilmente você conseguirá ter bons resultados com e-mail marketing. Então pesquise sobre isso, se qualifique e amplie o alcance de sua mensagem.

Os vídeos vão dominar a comunicação online em breve

3 ferramentas que vão te ajudar a se comunicar melhor com sua audiência

Como eu disse, a 3ª ferramenta vai dominar a comunicação online em breve. Hoje os vídeos são muito importantes e uma geração inteira está crescendo com a certeza de que é muito bom assistir vídeos. E isso numa tela de menos de 5 polegadas.

Mas… muito ainda está para acontecer. Segundo um relatório recente da Cisco, em 2019 os vídeos serão responsáveis por 80% do tráfego da internet. E você ainda não está trabalhando com vídeos?

Ah, mas tem razão, afinal para fazer vídeos é muito complicado e caro. Você precisa investir em câmera, iluminação, e isso custa muito dinheiro, correto? Não!

Você não precisa de tudo isso. Precisa é usar a criatividade. E sempre tendo o mesmo pensamento do conteúdo em texto, ajudar as pessoas, resolver problemas. E ligar sua marca, produto ou serviço a essa solução usando o marketing de conteúdo.

Com um smartphone você já consegue fazer vídeos de ótima qualidade. A iluminação pode ser a gratuita, ou seja, a luz do dia, escolhendo um ambiente legal, inspirador.

Ou pode usar softwares de gravação de tela para gravar sua tela do computador, como eu já fiz várias vezes.

O importante, quando foca em resolver problemas e associar isso a seu produto não é a qualidade de cinema do vídeo e sim a qualidade da solução do problema e como você associa isso a você e sua mensagem.

Então para de ficar esperando e começa agora mesmo a trabalhar conteúdo em vídeo, começando por criar um canal de vídeos no Youtube.

Dica Extra – Se qualifique

De nada adianta te entregar essas dicas se não te falar sobre a importância da qualificação. Você precisa se profissionalizar, aprender a fazer da maneira correta, ou associar o conteúdo criado para essas ferramentas ao seu produto ou serviço só vai trazer prejuízo para você.

Então, que tal se qualificar por um preço irrisório? Essa é a proposta do Clube do Marketing Digital, que criei para levar o meu conhecimento e meus cursos o mais longe possível.

Ele funciona no estilo Netflix, ou seja, você paga uma pequena mensalidade e tem acesso a todos os cursos que estão disponíveis lá dentro. Cursos que vão te ajudar a levar sua mensagem sem ruído, a criar blog, e-mail marketing e canal de vídeo.

Se quiser conhecer o Clube e sua proposta inovadora nessa área, basta clicar aqui. Será um prazer ter você comigo por lá.

Qualquer dúvida sobre o conteúdo ou sobre o Clube, basta deixar um comentário.

3 ferramentas que vão te ajudar a se comunicar melhor com sua audiência
5 (100%) 2 votes

REVELADO a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start.

Website: http://gustavofreitas.net

11 Comentários

  1. Otimo artigo. A qualificação é o mais importante passo para atingir o sucesso no marketing digital e assim preparar as outras ferramentas de trabalho para receber o cliente.

  2. Fantástico e muito esclarecedor teu artigo Gustavo Freitas. Aliás, todos os artigos (teus) que tive a grata oportunidade de ler seguem o mesmo padrão de qualidade. Parabéns e sucesso sempre!

  3. Eliana

    Olá Gustavo, gostei bastante de suas dicas,obrigado. Escreví dois email para vc, será que poderia me responder.?.??

    • Eliana, o primeiro e-mail respondi no mesmo dia (15/02), o segundo respondi agora.
      Abraço.

  4. Parabéns meu amigo Gustavo, eu também estou engatinhando no Marketing Digital e pra mim é de grande importância essas dicas. Obrigado amigo Deus te ilumine.

  5. Parabéns Gustavo Freitas , este seu artigo foi muito bem direcionado para ajudar pessoas que como eu ainda estamos engatinhando , neste universo chamado , marketing digital
    Muito Obrigada.
    Flávia Rodrigues.

Deixe uma resposta