6 ferramentas de pesquisa de palavras chave que você precisa conhecer

Nesse artigo vou te apresentar 6 ferramentas de pesquisa de palavras chave que você precisa conhecer, principalmente depois que a ferramenta de palavras chave do Google Adwords mudou as regras e não tem sido tão útil como foi no passado.

Se você usa ferramentas de pesquisa de palavras chave para encontrar nichos, elaborar conteúdos para seu blog e outras tarefas inerentes aos negócios online no seu dia a dia, já percebeu que não tem mais como usar a ferramenta de palavras chave do Google Adwords como se usava antigamente, e isso pode ser um problema.

6 ferramentas de pesquisa de palavras chave que você precisa conhecer

Pensando nisso resolvi analisar algumas ferramentas de pesquisa de palavras chave para te ajudar a continuar trabalhando normalmente. De princípio selecionei 12 ferramentas, mas após alguns testes, acabei ficando apenas com 6 delas.

Existem ferramentas pagas e ferramentas gratuitas (ou com versão de testes) na relação, leia com atenção e comece ainda hoje a fazer seus testes.

1- SemRush

SemRush é muito conhecida pelos profissionais de SEO, já que possui diversas ferramentas para análise de dados de palavras-chave, volume de pesquisas estimado, cpc estimado, pontuação de dificuldade de palavras-chave e domínios de classificação atuais para uma palavra-chave.

É uma ferramenta paga, mas que possui algumas funcionalidades interessantes na versão gratuita.

Como usar

Para usar, clique aqui e depois em Recursos no menu superior (como mostrado na imagem abaixo).

6 ferramentas de pesquisa de palavras chave que você precisa conhecer

Depois passe o mouse sobre Relatórios analíticos e escolha Pesquisa de palavras chave6 ferramentas de pesquisa de palavras chave

Agora digite a palavra chave que deseja e clique em Tentepalavras chave ferramentas

Pronto, agora é analisar os dados

semrush palavras chave ferramentas

Claro que existem muito mais no SemRush, basta ter um pouco de tempo para estudar tudo que essa ferramenta sensacional pode propiciar ao seu negócio, principalmente na versão paga.

2- Ahrefs

Essa ferramenta não tem uma versão gratuita sem cadastro de uma forma de pagamento. Ela dá 2 semanas para acesso, mas é necessário fazer essa configuração.

Como não fiz o teste na ferramenta, vou ficar com a opinião do Eli Schwartz, que escreveu o texto abaixo no Search Engine Journal.

Juntamente com relatórios de backlink do Ahrefs e painéis de tráfego orgânico, eles têm uma ferramenta de pesquisa de palavra-chave realmente poderosa que fornece idéias de palavras-chave, bem como volume de pesquisa para todos os tipos de correspondência.

Para aqueles que conduzem a pesquisa de palavras-chave para SEO, Ahrefs tem uma métrica de pontuação de dificuldade de palavra-chave que recentemente em testes cabeça a cabeça foi declarado para ser um pouco mais preciso do que outras ferramentas que oferecem uma característica semelhante.

Ahrefs é uma ferramenta paga, mas se você se inscrever em um teste gratuito e depois cancelar, você manterá o acesso a uma versão gratuita de sua ferramenta.

Para acessar clique aqui.

ahrefs

3- KWFinder

O KWFinder é mais uma ferramenta paga, mas que dá condições de fazer um número limitado de pesquisas. O que já pode ser suficiente, dependendo do seu projeto.

Como usar

Acesse clicando aqui e preencha a palavra chave, como na imagem abaixo e clique em Analyse.

kwfinder.com ferramenta palavras chave keyword search

É uma ferramenta bem completa e com uma gama de possibilidades, tire algumas horas do seu dia para brincar com ela e analisar os dados.

kwfinder.com ferramenta palavras chave keyword search

Confira como usar no vídeo abaixo

4- Market Samurai

O Market Samurai é um aplicativo para desktop. Possui uma versão trial, que pode ser usada para testar a ferramenta. Uma das grandes vantagens, apesar de ser uma ferramenta paga, é que você faz o pagamento de U$149,00 apenas uma vez, sem necessidade de mensalidade.

market samurai palavra chave

Possui inúmeras ferramentas, como sugestão de domínios, competição e muito, mas muito mais.

Para baixar uma versão trial, clique aqui.

5- Moz

Moz é também uma suíte de ferramentas muito conhecido entre os profissionais de SEO e blogueiros. Recentemente lançou sua própria ferramenta de palavras chave.

Como usar

Apesar de ser uma ferramenta paga, você consegue fazer algumas pesquisas na versão gratuita. Para acessar clique aqui.

Na página digite a palavra chave que quer pesquisar e clique em Try Freemoz palavras chave keyword

Pronto, agora é só analisar os dados que a ferramenta retornou. Tem algumas limitações na versão free, mas já ajuda com algumas informações legais.

6- InstaKeywords

InstaKeywords é uma ferramenta de pesquisa de palavras chave de cauda longa gratuita, que retorna várias informações preciosas como volume de pesquisa global e local, número de pesquisas no mês passado, custo por clique e muito mais.

Como usar

Para usar é necessário fazer um cadastro. Para testar acesse aqui e clique em Free sign up. Você pode, se quiser, usar sua conta do Google.

Depois digite a palavra chave que pretende em Seed Keyword e clique em Generate Suggestions.

palavras-chave-ferramentas-instakeywords

Pronto! Além de tudo, ainda vai te dar uma relação de palavras chave relacionadas ao termo procurado.

E agora?

Agora é com você, coloque a mão na massa e comece a testar as ferramentas e utilize a que melhor se adaptar a sua maneira de trabalhar.

Não sabe muito bem o que fazer com todo esse conhecimento sobre palavras chave? Então acesse no link abaixo o ConSEO [Congresso Online de SEO e Tráfego] e aprenda tudo que precisa para alavancar suas visitas e seu negócio online.

Qualquer dúvida, deixe um comentário. Conhece mais alguma ferramenta, deixe o link

6 ferramentas de pesquisa de palavras chave que você precisa conhecer
4.46 (89.23%) 13 votes

REVELADO a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start.

Website: http://gustavofreitas.net

15 Comentários

  1. Excelente post, dicas bastante úteis mesmo para quem já têm um pouco de conhecimento.

  2. Olá! Sobre essas 7 ferramentas, podemos fazer a busca colocando as palavras em português e obter o resultado, ex palavras semelhantes, em português?

  3. Muito bom.
    Não conhecia a kwfinder.com e achei ela fenomenal.

  4. Olá Gustavo, excelente artigo, eu tinha algumas dúvidas sobre essas ferramentas, e quero dar os parabéns pelo curso Google Adsense Experts, está excelente, muito conteúdo de alta qualidade, essencial para quem tem blog com adsense, abraço!

  5. Gostei!

    Estou tendo dificuldades com Adwords devido as mudanças nos relatórios de busca mensais, mas com essas ferramentas vai me ajudar e muito, valeu!

    Abraço

  6. Ótimo Gustavo,
    Sempre trazendo informações relevantes a semrush é muito boa e a moz também as outras vou testar
    muito sucesso e abraços

Deixe uma resposta