Como vender todos os dias? Coloque em prática a Estratégia ONRD

Como vender todos os dias? Essa é uma pergunta que recebo constantemente, não só de meus alunos, como de vários seguidores pelas redes sociais e por e-mail. É claro que várias perguntas derivadas são:

  • Como vender no Hotmart?
  • Como vender na Monetizze?
  • Como vender na Eduzz?
  • Como vender cursos?
  • Como vender infoprodutos? etc

A questão não é simples de responder, pois vender de vez em quando é simples e já vi muitas pessoas ensinando isso como se fosse a 8ª maravilha do mundo. Agora vender todos os dias, com frequência suficiente para sustentar a família, é outra história. Não é algo que você vai conseguir indo para redes sociais, whats app e ficar postando chamadas para páginas de venda de produtos. É preciso muito mais, é necessário ter uma estrutura que suporte isso.

E o primeiro passo, sem sombra de dúvidas, não passa por ferramentas ou técnicas mirabolantes, mas por algo simples. Primeiro é necessário APRENDER. E poucas pessoas no nosso país gostam de ouvir isso. Você precisa ler, assistir, estudar e, depois, colocar em prática. Guardar o que deu certo e aperfeiçoar ou abandonar o que deu errado.

Quando comecei não tinha cursos como hoje e tive que ralar muito, quebrar muito a cabeça para chegar a algum lugar. Se por um lado não tinha cursos, por outro não tinha concorrência. Em 2008 não se falava, como hoje, em ganhar dinheiro vendendo o conhecimento em formato de cursos, e-books, etc.

Se você não se qualifica, se não faz um curso de qualidade, você fica pra trás. Se faz um curso de má qualidade ou sem suporte do professor, também vai ficar pra trás.

Como vender todos os dias? É possível?

É possível vender todos os dias? É possível sim. Essa é uma resposta simples, para uma pergunta genérica e, mesmo quem não faz vendas diariamente pode responder que sim. O erro na formulação da pergunta é o “possível”. Agora a pergunta certa a se fazer é… Como vender todos os dias? Essa não é uma pergunta simples nem genérica e só pode respondê-la quem, realmente, faz vendas todos os dias.

Confere abaixo a imagem de quantas vendas fiz somente na Monetizze, em 2016. São +10 mil vendas, o que dá uma média de +30 vendas diárias.

Como vender todos os dias? Coloque em prática a Estratégia ONRD

Vender uma vez ou outra todos conseguem, mas ter números como esse, você precisa de muito trabalho, mas antes, de uma excelente estratégia, e é isso que vou mostrar para você agora.

O que é a Estratégia ONRD?

como vender todos os dias

Para fazer essas vendas, utilizo várias técnicas e estratégias, entre elas a Estratégia ONRD, que quero falar com você agora.

A estratégia ONRD (Objetivo, Nicho, Recompensa e Divulgação) coloco em prática há +3 anos, então é uma estratégia que, além de funcionar, está bem lapidada para o mercado modelar. Poderia aqui dizer que aprendi nos Estados Unidos ou então com algum guru mega famoso, mas quem acompanha meu trabalho sabe que, quando comecei, em 2008, não tinha os recursos que se tem hoje, então geralmente aprendo quebrando a cabeça, modelando coisas do mundo offline, etc.

Vamos aos passos da estratégia ONRD, ela foi criada para ser usada para gerar listas de e-mail segmentadas e trabalhar um funil de vendas que gere vendas continuamente. Sempre trabalhei com blogs de nicho e depois com blogs de micro nicho e quando comecei a trabalhar com e-mail marketing não tive bons resultados, até pensar em levar para o e-mail marketing a estratégia de nicho e micro nicho. Assim começou a surgir a ideia da ONRD.

1- Objetivo da lista

O primeiro passo do planejamento é definir qual o objetivo dessa lista que será criada. Eu penso sempre em 3 objetivos macro:

  • Vender infoprodutos, produtos, serviços;
  • Divulgar os artigos de um blog e depender menos dos mecanismos de pesquisa;
  • Preparar o lançamento de um infoproduto, produto ou serviço.

Para esse artigo, vou focar em exemplos de listas que crio para trabalhar como afiliado, então o objetivo da lista será “vender infoprodutos”.

Claro que posso usar essa lista também para os outros objetivos, mas é interessante ter um objetivo definido ao criar a lista, ou meu funil de vendas lá na frente não será criado da maneira correta.

2- Nicho da lista

Ao contrário de muitos, eu não crio uma lista para cada produto e sim uma lista por nicho ou micro nicho, assim não fico preso a um único produto. Pense bem, se você se afilia a determinado produto e cria uma lista para ele. Se o produto deixar de ser vendido, você perde todo esse trabalho e pode ficar tentado a usar essa lista para outros propósitos, o que pode ser uma péssima ideia.

Por isso o segundo ponto a se pensar na hora de planejar uma estratégia de e-mail marketing é em qual nicho ou micro nicho você vai atuar.

“Nichos de mercado são segmentos ou públicos cujas necessidades particulares são pouco exploradas ou inexistentes. A estratégia de aproveitamento de nichos está justamente na identificação das bases de segmentação que, quando explorados, representam o diferencial ou vantagem competitiva à empresa (ou pessoa).” (Wikipédia)

Trabalhar com nichos de mercado torna as chances de sucesso maiores, pois você sabe quais são as características desse público. Se não sabe, deve procurar saber antes, seja profissional nesse ponto.

Tenho alguns métodos que uso para definir nichos para atuação, como o Método Start e o Método Afiliados, mas esse assunto vai ficar para um próximo artigo. Uma dica que dou na hora de definir seu nicho de atuação é… Faça o que gosta e/ou entende. Isso vai facilitar muito seu posicionamento no mercado, mesmo que como afiliado.

3- Recompensa digital

A palavra mais usada no mercado é isca digital, mas não gosto desse termo, parece que estamos armando uma armadilha, um golpe para a pessoa. Eu prefiro o termo recompensa digital, pois é isso que estou entregando a pessoa em troca de seu e-mail.

O que é uma recompensa digital (isca digital)? Para responder essa pergunta acho melhor fazer uma analogia. Pense numa pescaria. Seu objetivo é pescar um peixe. Para isso você precisa de uma vara de pescar e uma isca. No e-mail marketing vamos “pescar” pessoas que estejam interessadas em nosso nicho e para isso precisamos de uma recompensa, ou isca, digital.

Essa recompensa que vai chamar a atenção das pessoas e levá-las a colocar o e-mail na página de captura (simbolizado pelo anzol). A grande diferença é que ao ser fisgado o peixe “está morto” e no nosso caso, ao ser “fisgado”, vamos tratar essa pessoa com muito respeito e atenção, pois queremos que ela se torne um cliente, comprando sobre nossa indicação e consumindo nosso conteúdo. Que ela se sinta viva em nossa lista.

A recompensa digital pode ser um e-book, um curso por e-mail, um vídeo, um cadastro em webinar, etc. O que mais tem dado resultado atualmente nos meus testes é oferecer um curso gratuito em vídeo, mas você precisa fazer testes e sentir como reage o público do seu nicho, por isso reforço que trabalhe com nichos que gosta e/ou entende do assunto.

4- Divulgação da página de captura

Uma página de captura é uma página diferenciada das demais num blog ou site. A única finalidade dessa página é “capturar” (outra palavra que não gosto, pois novamente parece que é algo ruim) o e-mail do seu visitante. Quanto mais eficiente essa página, mais e-mails você conseguirá para sua lista de e-mail.

Você pode ter a melhor página de captura, a melhor estratégia, escolher o nicho correto e ter uma recompensa digital irresistível, mas se as pessoas não chegarem até sua página, de nada isso vai adiantar, concorda? Por isso é importante divulgar corretamente sua página de captura.

Existem n maneiras de se divulgar uma página de captura. Você pode usar:

  • Artigo no seu blog do mesmo nicho
  • Guest post
  • Press Release
  • Artigo patrocinado
  • Banners
  • Redes sociais
  • Anúncios
  • Envio para outras listas

Veja um exemplo de página de captura clicando aqui (essa é uma maneira de divulgar minha página de captura 😉 ou então clicando aqui.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é trabalhar muito bem o SEO de sua página de captura ou, como eu prefiro, trabalhar muito bem o SEO de um artigo ou vídeo que criar para divulgar a página de captura e com isso conseguir visitas orgânicas dos mecanismos de pesquisa.

Coloque em prática a Estratégia ONRD?

Sei que parece complicado num primeiro momento, mas posso te garantir que a estratégia ONRD é fácil de implementar após você praticar por um tempo. Hoje eu consigo responder a pergunta como vender todos os dias usando ela e você também poderá, se souber o que está fazendo.

Para te ajudar, tenho um curso presencial onde ensino a estratégia ONRD. Isso mesmo que você leu, presencial. É um workshop onde você não fica apenas assistindo palestras, você precisa colocar a mão na massa e fazer sua estratégia. O treinamento presencial se chama Vá para o Próximo Nível e teve sua 1ª edição em setembro de 2016 em São Paulo.

→ Confira como foi o evento em São Paulo

E quando será a próxima edição?

Ela vai acontecer no dia 11 de março em Belo Horizonte. Se você está interessado em aprender essa estratégia e várias outras que são ensinadas no evento, acesse o link abaixo. Lá você também terá acesso a tudo que é ensinado no treinamento presencial e também aos moderadores que estarão junto comigo nesse evento.

→ Quero conhecer mais sobre o evento e me inscrever

Para essa edição de Belo Horizonte são apenas 30 vagas, então não perca tempo e acesse agora mesmo.

Qualquer dúvida sobre a estratégia ONRD ou o evento, basta deixar um comentário.

Como vender todos os dias? Coloque em prática a Estratégia ONRD
5 (100%) 8 votes

Revelado o segredo para encontrar nichos rentáveis - Baixe Grátis!

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start.

Website: http://gustavofreitas.net

4 Comentários

  1. oi gustavo suas dicas e muito bom eu moro no Costa Rica eu sou fiel seguidor de vc eu ja compre ums de suas cursos vc es maestros de maestro de internet

    • Muito obrigado, alegre em saber que estou chegando tão longe assim com meu conteúdo.
      Sucesso.

  2. Olá Gustavo Freitas, aqui é o Ronaldo Vieira do Workshop em São Paulo, como sempre seu artigo é TOP, vou começar a utilizar a estratégia ONRD agora mesmo e logo dou notícias dos resultados. Um grande abraço para você e sua família.

Deixe uma resposta