Como Fazer uma Apresentação de Impacto Usando Vídeos

Como eu posso utilizar algumas regras de apresentações para criar vídeos melhores? Como posso utilizar as regras de apresentadores famosos para usar em meus vídeos e torná-los muito mais atraentes para a minha audiência e fazer que ele fique vidrado com o que estou falando. Pois é isso não  fácil !

Esse artigo é um guest post escrito pelo Fernando Parmezani, uma das pessoas que mais respeito quanto o assunto é produção de vídeos. Conheça o canal do Fernando clicando aqui.

Em uma das últimas convenções que participei, procurava entender como cada palestrante se preparava para conseguir realmente prender atenção daquela plateia e notei alguns pontos básicos.

Simpatia é a alma do negócio

Normalmente os palestrantes são muito simpáticos e outros nem tanto, mesmo com características tão diferentes conseguem manter a atenção da plateia…confuso não?

O Palestrante Simpático tem sempre um sorriso no rosto (nada forçado), fala com pausas programadas, tem as ”olhadas” de lado com tom de brincadeira, são realmente encantadores. Toda a sua plateia vibra com ele.

Autoridade, eu sei o que eu digo!

Os palestrantes que não são nada simpáticos, (não arrogantes), mas não tinham o “jeito” simpático dos outros, são realmente ESPECIALISTAS no assunto apresentado. Este também é um fator de “encantamento” tão grande (ou maior) comparado ao outro tipo de palestrante (o simpático). Ser uma autoridade no assunto, torna a pessoa um verdadeiro herói para seus ouvintes.

Foi assim que percebi que não existe uma regra fechada ou algo escrito “em pedra” que não pode ser modificado quando se trata de de fazer apresentações. Para realizar uma palestra, cada pessoa deve ser mais autêntica possível, mas percebi algumas características em comum,  mesmo para palestrantes tão diferentes e quero aqui compartilhar com vocês.

Sinceridade, Não crie vídeos se não for assim

Um dos fatores mais importantes para realização de uma boa apresentação e consequentemente um bom vídeo  é ser o mais sincero possível. Não esconder nenhuma verdade ou pior ainda escondê-las, não vai ajudar em nada. Se tiver algo ruim para falar não esconda, seja sincero e fale. Se você não sabe sobre algo diga

“Eu não sei“. É muito mais simples e evita muitos problemas futuros.

Interagir com sua audiência. Fale com um amigo

O Palestrante Simpático faz muito bem uma  interação na sua palestra. Caso ele conheça uma ou duas pessoas da plateia, normalmente ele faz perguntas diretas a estas pessoas, e assim consegue uma conexão. Parece que conhece não somente uma pessoa, mas todos que estão ali.

Logo o Palestrante Autoridade não fala sobre um assunto que ele não conhece. Ele se prepara muito bem e tem total domínio do assunto. Se vai falar sobre um livro, sem ler o livro, você esta se arriscando MUITO. Prepare-se  para o assunto da sua palestra (ou vídeo) e não somente isso, se possível treinar essa  sua apresentação antes.

Falando em vídeos

Como Fazer uma Apresentação de Impacto Usando Vídeos

Tudo fica melhor, porque você tem o poder de edição ao seu favor e isso facilita muito esta sua apresentação. Faça a utilização de elementos gráficos como :

  • Imagens
  • Gráficos com valores
  • Vídeos de auxílio

Use todos os elementos possíveis com cautela para tornar a sua história o mais compreensível possível.

Como você pode preparar um bom vídeo com regras de boas palestras

Estudos sobre o assunto  mostram que uma boa apresentação tem alguns pontos importantes.

Você deve estar muito bem conectado aos slides ou os elementos gráficos do vídeo, por isso, a utilização de textos pode ser na maioria dos casos suprimidos. Não quero dizer que textos não podem ser usados, mas acredito que em vídeos a utilização de textos deve ser mínima.

Logo as imagens, estas sim, podem ser usadas com maior frequência.

“Uma imagem fala mais do que mil palavras”,  essa frase é a mais pura verdade!

Lembrando que, além da criação de vídeos com a sua própria imagem, apresentação de slides, ou apenas uma imagem com áudio você pode utilizar algumas outras ferramentas.

O Poder do CARTOONS em sua apresentação

O POWTOON é ferramenta online que permite criar vídeos com animações utilizando os famosos cartoons, (aqueles desenhos animados),  que não são necessariamente infantis ou algo do tipo, são imagens que comprovadamente chamam atenção das pessoas e esta vantagem faz toda a diferença na criação de vídeos, seja ele de conteúdo ou de vendas.

Faça o teste e comece hoje a criar vídeos com esta  ferramenta online. Faça isso de forma gratuita com o curso gratuito que criei. Basta clicar no link abaixo e acessar.

→ Quero fazer o curso gratuito de Powtoon

No curso gratuito de Powtoon você vai aprender como usar essa ferramenta e como criar vídeos em minutos usando o POWTOON.

Vamos recordar alguns pontos importantes para realização de uma boa palestra e consequentemente um bom vídeo?

  • Seja sincero – Não minta de forma alguma, por mais que a informação seja ruim, fale sempre a verdade
  • Seja uma autoridade – Saiba muito bem sobre o que você está falando ou simplesmente não fale
  • Seja autêntico – Seja você mesmo, fale com as pessoas como você fala com os amigos e não tente imitar ninguém

Você já tem os conceitos básicos para usar as regras de uma palestra para criar ótimos vídeos espero poder assistir a partir de agora vários conteúdos com muito mais qualidade.

Se você tiver qualquer dúvida basta mandar um contato aqui pelos comentários desse post e vou responder o mais breve possível.

Um abraço.

Como Fazer uma Apresentação de Impacto Usando Vídeos
5 (100%) 4 votes

REVELADO a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start.

Website: http://gustavofreitas.net

4 Comentários

  1. Parabéns Fernando Parmezani e Gustavo Freitas pelo excelente artigo! Sempre venho aqui da uma olhada nas dicas e mais uma vez li um artigo de qualidade que vai me ajudar bastante com meus blogs. Obrigado!

  2. Valeu mesmo pela oportunidade Gustavo. Estou muito contente em deixar aqui um pouquinho da minha experiência!

Deixe uma resposta