Guia definitivo: Como criar títulos matadores para artigos e [assunto do] e-mail marketing

Quando você escreve um artigo no seu blog ou um e-mail marketing para sua lista, certamente o objetivo maior é que o conteúdo seja visualizado. Mas a grande verdade é que a maioria dos conteúdos que é produzido na internet será muito pouco visualizado, por mais que seja divulgado nas redes sociais e por e-mail marketing.

Nesse artigo pretendo te ajudar a trabalhar da melhor maneira possível para ter seus textos abertos e lidos pela maioria das pessoas que visualizarem uma chamada para ele. Por isso o chamo de Guia definitivo: Como criar títulos matadores para artigos e [assunto do] e-mail marketing.

Como ter seus artigos e e-mails abertos

Todos estamos sendo bombardeados, diariamente, por uma quantidade enorme de informação. Se você abre o e-mail, lá estão centenas de mensagens te esperando diariamente. Se vai para o Facebook ou outra rede social, o feed de notícias não para de se movimentar.

Esse bombardeio de informações atrapalha seu blog ou os assinantes de sua lista de e-mail. Informações que eles queriam ter acesso, não conseguem visualizar para abrir e acessar. Dentro dessa mar de informações, você precisa destacar seu conteúdo. E é sobre isso que se trata esse artigo. Ao final dele, se você ainda não entendia a importância dos títulos, vai passar a ter essa noção. E no final tenho um bônus sensacional que vai te ensinar, gratuitamente, como criar esses títulos diferenciados.

Entenda isso de uma vez por todas

Como criar títulos matadores para artigos e [assunto do] e-mail marketing

O título do seu artigo ou do assunto do seu e-mail, é muito importante. Tão importante quanto o conteúdo que você coloca no artigo ou e-mail. Se o título não for bem planejado, você nunca vai conseguir atingir o potencial máximo de seu público alvo. Principalmente se você quer atingir as pessoas que são formadoras de opinião no seu nicho. Quanto mais formadora de opinião, mais avalanche de informações, e mais difícil conseguir fazer seu conteúdo ser destacado para ele abrir e ler.

Vou te contar um segredo. Eu já defendi a tese de que o título do artigo ou e-mail deve ser escrito depois de pronto o conteúdo. Hoje, com essa avalanche de informações, essa estratégia, dependendo do nicho que você atua, pode levar seu negócio online ao fracasso. Há alguns anos que faço diferente, mas ainda não tinha trago minha opinião sobre o assunto a público. Apenas meus alunos conhecem essa minha estratégia.

Mas isso vai mudar a partir desse artigo. O primeiro passo para ter sucesso quando escrever um artigo ou e-mail é começar pelo título. Claro que você pode alterar esse título depois, modelar ele para ficar adequado ao conteúdo que você escreveu, mas ele deve já ter um formato de 90% ao começar a escrever o artigo, pois é a partir desse título que você vai desenvolver o conteúdo.

A ideia de escrever esse artigo já estava pronta, então antes de começar a escrever, criei o título. Ele foi refinado no final do artigo, mas 90% da ideia foi mantida e me ajudou a não sair do contexto que pensei em abordar no artigo.

Depois que defini o artigo, foi produzir o conteúdo, sempre me lembrando do que estava no título. No próximo tópico vou te mostrar alguns títulos que já criei para você ter uma ideia do que é um título persuasivo e que faz seus artigos e e-mails serem abertos.

Alguns exemplos de títulos que utilizo

Lembre-se disso, será importante para você.

O importante é se diferenciar da concorrência…

Se o seu nicho é muito concorrido, você precisa se diferenciar. Vou te passar alguns exemplos de títulos que hoje são diferenciados. Talvez em alguns anos não serão mais… Então quando não for mais diferente, você terá que mudar novamente, se adaptar e entender o que vai chamar a atenção de seu público alvo.

Vamos lá, alguns exemplos de títulos que já usei em artigos:

Eu gostaria que você analisasse alguns desses títulos em comparação com o que escrevi neles para ter uma certeza, escrever um título persuasivo não é mentir sobre o conteúdo do artigo ou e-mail. Iss não vai ajudar o seu negócio online. Vai é jogar sua credibilidade no lixo.

A solução definitiva

Se você tem dificuldade para escrever títulos persuasivos e que ajudem a aumentar as visitas no seu blog ou a abertura de seus e-mails, tenho uma solução definitiva para você.

Escrevi um e-book gratuito onde ensino como escrever títulos matadores para seu conteúdo. O e-book foi desenvolvido para ser usado com e-mail marketing, mas a lógica para artigos é a mesma. Tudo é conteúdo. Para baixar o e-book, basta clicar aqui ou na imagem do e-book abaixo.

Esse e-book, como já disse antes, é totalmente gratuito, basta baixar e começar a estudar e criar títulos matadores para artigos e [assunto do] e-mail marketing.

Espero ter lhe ajudado com esse artigo, mas qualquer dúvida sobre o assunto, basta deixar um comentário que terei o maior prazer em responder.

Rate this post

REVELADO a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start.

Website: http://gustavofreitas.net

13 Comentários

  1. Um dos meus maiores problemas era o título do e-mail marketing a conversão de abertura era terrível.

    Posso dizer que após algumas dicas incluindo essas que aprendi aqui no seu blog consegui aumentar essas conversão.

  2. Muito bom artigo, gostei bastante de ler e ajuda bastante as pessoas que não tem imaginação para escrever títulos e gerar tráfego… Parabéns Gustavo, muito bom artigo!

  3. Meu caro GUSTAVO.
    Mais uma vez muito grato por suas valiosas dicas.
    Com um professor desse quilate, tenho certeza de que um dia chegarei lá.
    Fortíssimo abraço
    Nalberto

  4. Acho mesmo incrível esse tipo de coisas que vocês fazem, mas eu não sei qual a razão, eu não gosto desses títulos assim. Já sei que é uma técnica e que dá resultado, vários lugares utilizam algo semelhante, mas sinceramente não fico atraída quando vejo um título assim. Lá no começo poderia ser, mas agora que todos usam? Não entendo o motivo de alguém ainda ir e clicar ou visualizar o que foi enviado.

    Lógico que quando o remetente ou o blogueiro são pessoas que eu já me identifico e acompanho um bom tempo… eu nem me importo e visito/leio, mas em outros casos não. Gostaria que os blogs voltassem como era antes… algo mais ‘verdadeiro’, não sei bem a palavra certa.

    • Dani, sigo também seu trabalho há muito tempo e sempre respeito muito sua opinião. Mas eu penso da seguinte maneira, se eu tenho o conteúdo que meu público alvo, quanto mais eu facilitar para ele me encontrar, melhor para os dois.
      Agora sabe que não crio títulos mentirosos, nem ensino isso…
      Abraço e muito obrigado pela sua opinião, ela é sempre muito importante para mim.

      • Sim, sei disso, por isso sempre estou aqui. Meu problema é com os demais que copiam 😉

  5. jose

    Muito boa suas dicas, eu estou começando a capturar e-mails, mais estou meio perdido em escrever títulos e conteúdos, tenho que me aperfeiçoar mais, e essas dicas irão me ajudar bastante, ate para criar títulos para meu blog.

    Sucesso!

  6. og

    Que a paz de Cristo esteja com vc e família.
    Lembro-me de uma brincadeira que amigos, já adultos e grandes dizem:
    “Quando crescer quero ser igual a você”.
    Realmente, posso não mais crescer fisicamente, mas pretendo crescer neste campo tão lindo que é o
    da tecnologia, especialmente voltado para a INTERNET.
    Como sempre seus artigos e E-boks são sensacionaisl
    Forte abraço e sucesso.
    Og

Deixe uma resposta