Como criar sua primeira lista de e-mail e conseguir muitos contatos no primeiro mês

Quer ter um negócio online de sucesso e que gere uma renda mensal por muito tempo? Então você precisa ter uma lista de e-mail marketing (ou mais de uma). Com uma lista de e-mail marketing você consegue segmentar seu público e entregar a eles o que realmente vai fazer a diferença para eles e para seu negócio.

Mas como fazer isso? Como criar uma lista de e-mail marketing que traga resultados para seu negócio online? Quais os passos que se deve seguir para criar uma lista de e-mail que realmente te ajude a viver exclusivamente de seus negócios online?

Antes de responder essas perguntas, preciso esclarecer que esse artigo não contem uma verdade absoluta. O que vou te mostrar aqui é o que tenho testado e tem gerado resultados para o “meu negócio”. De maneira alguma quero afirmar com esse artigo que somente essa maneira é a correta, mas é o que funciona para mim.

Como criar sua primeira lista de e-mail

Quando preciso começar uma nova lista de e-mail marketing utilizo um método que já apliquei algumas vezes com sucesso. Se você está criando sua primeira lista de e-mail ou não conseguiu ainda criar uma lista de e-mail com resultados, faça um teste com esse método que vou explicar a seguir.

email marketing ganhar dinheiro

1- Evite o erro número 1 dos iniciantes em e-mail marketing

O primeiro passo é você evitar o erro número 1 dos iniciantes em e-mail marketing. Qual é esse erro? É contratar primeiro o serviço de e-mail marketing e depois pensar o que vai fazer com ele.

Já recebi muitos contatos assim. A pessoa entra em contato e diz que contratou um serviço de e-mail marketing e não sabe qual o próximo passo. É importante que você entenda que o serviço de e-mail marketing é apenas uma ferramenta. Quem vai operar essa ferramenta é você e se não souber o que fazer com ela, estará perdendo dinheiro e tempo.

2- Qual o objetivo da lista

Então antes de definir qual serviço de e-mail marketing vai utilizar, o correto é você fazer um planejamento que começa por definir o objetivo da sua lista. Alguns objetivos são:

  • Promover infoprodutos, produtos ou serviços
  • Divulgar os artigos de um blog
  • Preparar o lançamento de um infoproduto

Claro que existem vários outros objetivos, mas eu geralmente trabalho com esses três e muitas vezes eles estão interligados. Depois que definir o objetivo da sua lista, você pode passar para o próximo passo.

3- Qual o nicho

O próximo passo é definir qual será o nicho em que vai atuar. O que sempre recomendo é que trabalhe com um nicho que você gosta e entende. Não adianta querer ganhar dinheiro num nicho que não tem conhecimento algum ou que não suporta. Eu sei, pois já tentei fazer isso e mesmo ganhando dinheiro, não consegui seguir em frente.

Eu crio uma lista em um nicho de três maneiras:

  • Tendo um blog naquele nicho
  • Tendo um blog genérico (sem nicho definido)
  • Se ter um blog

Então independente do nicho que você escolher, você pode conseguir seguir em frente, mesmo sem ter um blog nesse nicho.

4- Qual será a isca digital

Depois que defino o nicho em que vou atuar, começo a pensar na isca digital. O que vou usar para que as pessoas deixem seus e-mails e assinem minha lista. Uma lista sem pessoas não tem valor algum.

Algumas iscas digitais que gosto de utilizar são:

  • E-book
  • Curso por e-mail
  • Curso em vídeo
  • Palestra
  • Webinar

Eu criei um vídeo para que você possa entender melhor a diferença entre as iscas digitais e escolher qual a melhor para você nesse momento.

5- Como divulgar a página de captura

Agora chegamos ao passo final desse planejamento. Como será divulgada sua página de captura? A página de captura (ou squeeze page) tem uma única finalidade, levar seu visitante a deixar o e-mail para receber a isca digital.

Então é importante que seu público alvo chegue a essa página. E isso pode acontecer de várias maneiras:

  • Tráfego pago (Facebook Ads, Google Adwords, Bing Ads, Artigo patrocinado e outros)
  • Tráfego de seu blog de mesmo nicho (Artigos, banners)
  • Tráfego orgânico (Google Search, Bing, Redes sociais)
  • Tráfego de blogs do mesmo nicho (Guest posts, Press release, Banners)´

Com esse planejamento, você já tem condições de contratar o serviço de e-mail marketing e começar a trabalhar seu negócio online baseado em e-mail marketing.

Como conseguir muitos contatos no primeiro mês

Se você está começando agora e quer ter muitos contatos logo no primeiro mês, vou te sugerir uma estratégia que dá muitos resultados para mim.

Foque na sua isca digital. É atrás dela que seu futuro lead está. Ele não está interessado se a sua página de captura é bonita, ou é intuitiva… Isso é secundário. Ele está interessado na sua isca digital. Então dedique um bom tempo para definir qual será e tenha a certeza que ela é diferenciada. Não adianta pegar um e-book que todos estão usando e colocar numa página e ficar esperando algo mágico acontecer.

Depois que tiver “a isca digital”, é o momento de usar a minha estratégia. Eu trabalho a divulgação da minha página de captura da seguinte maneira.

  • Artigo no blog – Como geralmente crio listas em nichos que já tenho um blog, o primeiro passo é escrever um artigo divulgando minha isca digital. Eu não divulgo minha página de captura. Eu divulgo o benefício, o que minha isca digital vai proporcionar ao meu futuro lead.
  • Press release – Eu escrevo um press release e faço chegar até blogueiros do nicho que estou trabalhando.
  • Guest post – Eu procuro por blogs do nicho que aceitam guest post e escrevo para eles artigos dando destaque ao benefício de minha isca digital.
  • Redes sociais – Preparo um texto e trabalho a sua divulgação nas redes sociais. Novamente eu dou destaque ao benefício e não a minha página de captura.

Se você nunca usou essa estratégia, comece a usar. Ela é muito poderosa.

E agora, é só começar a ganhar dinheiro?

Claro que não, esse é apenas o primeiro passo. É uma visão geral do que faço para trabalhar profissionalmente com e-mail marketing e ganhar dinheiro com meu negócio online. Você precisa aprender a criar sua página de captura, a escrever chamadas persuasivas na sua página de captura, a criar uma sequência de e-mail para relacionamento com sua lista e a escrever e-mails que geram vendas e dinheiro para você.

E isso não se aprende lendo apenas um artigo ou assistindo um vídeo. Você precisa de muito mais. Por isso mesmo eu criei o curso E-mail Marketing para Iniciantes e Afiliados. Nesse curso você vai aprender a:

  • Módulo I – Planejamento
  • Módulo II – Configuração do serviço de e-mail marketing
  • Módulo III – Instalação da página de captura
  • Módulo IV – Divulgando sua página de captura
  • Módulo V – Como enviar propostas de venda (broadcast)
  • Módulo VI – Vendendo os primeiros infoprodutos

Além desse conteúdo, você ainda tem acesso aos seguintes bônus:

  • Bônus I – Como enviar os artigos do seu blog (Blog broadcast)
  • Bônus II – Dicas ninjas de profissionais de marketing digital
  • Bônus III – Como criar uma página de vendas
  • Bônus IV – Serviços de e-mail marketing gratuitos
  • Bônus V – Como conseguir divulgar sua página de captura em outros blogs
  • Bônus VI – Como exportar e importar listas

Além de tudo isso, você ainda tem uma garantia de 15 dias.  Se o curso não for o que estou falando, você tem 15 dias para solicitar seu dinheiro de volta. O risco é todo meu.

No vídeo abaixo você tem acesso a área de membros do curso, para entender como funciona o aprendizado.

Se está precisando de ajuda para começar seu negócio online baseado em e-mail marketing, eu posso te ajudar. Basta se inscrever no meu curso.

Qualquer dúvida sobre o curso, basta deixar um comentário abaixo e te respondo o mais rápido possível.

Você também pode gostar do e-book grátis “como criar títulos matadores para o assunto do e-mail marketing. Basta clicar no link abaixo e fazer o download.

Como criar sua primeira lista de e-mail e conseguir muitos contatos no primeiro mês
5 (100%) 3 votes

REVELADO a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start.

Website: http://gustavofreitas.net

32 Comentários

  1. oi gustavo ! meu nome e’ marta estou feliz, com tantos conteudos ! muito obrigado! mas infelizmente eu naõ posso fazer o seu curso prq , naõ tenho cartaõ de cre’dito.mas eu estou amando tudo . deus te abençoẽ ! um abraço.

    • Marta, estamos trabalhando para ter boleto no Clube, mas enquanto isso, pode fazer um cartão pré pago no pagseguro.
      Abraço.

  2. tfribeiro10

    como fazer um guest post nesse blog?

  3. Olá gustavo tenho acompanhado seus videos e aprendido muito com eles então entrei no curso marketing digital mais ainda não recebi o usuario e senha estou ansioso para começar o referido aguardo contato.

  4. Olá, Gustavo

    Um artigo com quase um ano escrito e ainda traz visitantes para o blog. Perfeito isto, não é Gustavo?

    Procurando no Google por determinada palavra chave e o seu blog estava e está nas primeiras posições.
    Parabéns.

    Aproveitando a visita, você entende que o Aweber já não é uma unanimidade entre os autoresponder?

    Até mais…

    • Denilson, por isso digo que ter um blog é essencial para um negócio online.
      Nunca achei o aWeber uma unanimidade, quando conheci o MailChimp sai de lá rapidinho…rs

      • Sem dúvida nenhuma em todas suas publicações fica claro sua competência e profissionalismo e eu como seu aluno tenho orgulho em fazer parte dos seus cursos que me amparam nas competências necessárias para fazer negócios online. Um grande abraço.

  5. flavia

    ola Gustavo o email marketing ensina trabalha com paginas de capturas só pra quem tem blog??? eu gostaria de trabalhar como afiliada de infoprodutos depois ir para o blog…tem como?

  6. Josiane

    Olá Gustavo, obrigada pelas dicas e orientações, esta parte de e-mail marketing realmente é a mais interessante e suas dicas me ajudaram prestar atenção na estratégia de isca digital, verdadeiramente é a mais trabalhosa de todo o processo. Mas, como você mesmo disse é muito importante para conseguir assinantes para nossa lista. Mais uma vez obrigada.

  7. Vander

    Ola Gustavo, gostaria de tirar uma dúvida com você se possível, claro. Escolhemos o produto, criamos a pagina de captura, vamos em um serviço de email marketing.. Exemplo, um produto de emagrecimento, crio uma sequencia de 10 emails por exemplo ou mais, com conteúdo de valor para a pessoa, só no 5º email começo a falar de leve sobre venda, e no ultimo email ofereço o produto.. supondo que eu não tenha mais conteúdo pra passar para a lista, como eu vou ter uma renda todo mês com essa lista? eu vou ter que de qualquer maneira conseguir conteúdo nesse nicho ou tenho que conseguir novos leads todo mês?

    • Vander, você precisa tanto conseguir novos leads, como também trabalhar com outros infoprodutos, usando os e-mails que no meu curso, chamo de e-mails que vendem.
      Abraço.

  8. Alberis Moura

    Gustavo, parabéns pelo artigo!

    Estou a quase 60 dias pesquisando um curso de afiliados, para entrar com tudo nesse novo desafio, e hoje conseguir ver algo com muita clareza e simplicidade.

    Parabéns e sucesso!

  9. Aprendi muitas dessas coisas no curso Método Start do próprio Gustavo, mas o tempo passa e a gente as vezes vai se acomodando, esquecendo..

    Amei esse post, ele veio em boa hora. Logo agora, exatamente agora, é que estou tentando trazer pessoas para minha lista…

    Já preparei tudo, até as sequencia… mas o dificil ta sendo o trafego e principalmente os inscritos…

  10. Elisangela Oliveira

    Olá Gustavo, tenho acompanhado o seu trabalho e tenho aprendido muito com você. Sou iniciante no trabalho com mk digital, apesar de ser publicitária e trabalhar com mídias off-line. Gostaria de te perguntar uma coisa, que na verdade fiquei curiosa. Por que você optou por criar vários blogs que de certa forma trabalham com o mesmo tema? E não somente concentrar-se em um apenas?
    Se puder me responder ficarei grata.
    Att. Elisangela Oliveira 🙂

    • Olá Elisangela, minha estratégia é trabalhar com micro nichos, assuntos específicos.

  11. Muito interessante essa postagem e dicas sobre email marketing. O conteúdo aqui é realmente de grande valia principalmente para os iniciantes da área de marketing digital.
    Obrigado e abraços,
    Gustavo/RS

  12. Darcy

    Gustavo,pra mim vc é top! parabéns pelo belo trabalho.E continue a ajudar pessoas interessadas como eu, espero poder colocar em prática todas as suas dicas. Valeu,abç!

  13. Dicas sensacionais, simples e objetivo! Entrar no e-mail das pessoas é a melhor maneira de se conectar e criar o relacionamento para as vendas. Parabéns!!!

  14. Olá Gustavo, Tudo bem?
    Você pode dar uma explicação mais detalhada sobre a parte que você cita sobre um blog genérico sem nicho definido?

    Obrigada! Sucesso.

    • Olá silvane, um blog genérico é um blog que não tem um nicho definido, ou seja, nele se fala sobre qualquer assunto.

  15. Òtimo Artigo Gustavo! Suas dicas são sensacionais e realistas e são estratégias que realmente funcionam, Aprendo muito com você! Obrigado!

  16. Olá Gustavo, queria parabenizá-lo pelo ótimo artigo, e uma das coisas que me chamou a atenção, além das dicas todas (top), foi a criação da Isca, você fala com propriedade, seria muito simples pegar um e-book que todos estão oferecendo por aí, mas oferecer um conteúdo único como isca faz toda a diferença.
    Parabéns e Sucesso.

    • Altemar, obrigado pelo feedback.
      Quanto mais autêntico você for na sua isca, maiores as chances de conseguir leads.
      Sucesso.

Deixe uma resposta